A Reckmann Yacht Equipment GmbH especializou-se no desenvolvimento e na produção de sistemas de enrolamento que reduzem a área de vela em caso de ventos muito fortes. A empresa tornou-se conhecida no segmento de topo da vela com os seus sistemas de enrolamento manual, elétrico e hidráulico. Também implementa sistemas particularmente potentes para embarcações até 66 metros de comprimento, que podem recolher velas até 90 metros de comprimento.
Para garantir que o sistema de arrefecimento funciona em todas as situações, a conceção cuidadosa dos sistemas de arrefecimento é o ponto central. Este facto é particularmente evidente no pivô superior, que se situa na extremidade superior de um sistema de enrolamento e segura a vela. Quando o marinheiro enrola a vela, a parte interna do pivô superior deve mover-se de forma sincronizada - o mais suavemente possível e sem qualquer efeito de deslizamento. Este facto coloca grandes exigências ao rolamento e a toda a conceção do componente. Além disso, a água salgada e o clima tropical, que são muito duros para os componentes, representam desafios especiais para o projetista.
No entanto, o mais importante são as enormes cargas mecânicas que actuam sobre os pontos de apoio. Os grandes iates oceânicos e os circum-navegadores têm velas de proa com uma superfície de 1.000 m2 ou mais. Para enrolar esta superfície, é necessário aplicar binários de acionamento até 5.500Nm. As forças elevadas requerem accionamentos constituídos por motores hidráulicos extremamente compactos com uma pressão de funcionamento de 175 bar. E um desenvolvimento atual que a Reckmann está a impulsionar coloca exigências ainda maiores aos accionamentos dos sistemas de enrolamento: em vez dos perfis habituais nos quais as velas são fixadas, são utilizados suportes de carbono que são pré-carregados até 65 toneladas. Nestas condições, os accionamentos e os rodízios superiores devem garantir que as velas possam ser enroladas e desenroladas sem problemas em qualquer momento.
Devido às elevadas exigências em termos de capacidade de carga e disponibilidade dos componentes de acionamento, a Reckmann desenvolve e fabrica muitos componentes internamente - até mesmo os rolamentos de esferas. Os rolamentos rodam sob carga e têm de absorver forças axiais e radiais muito elevadas. Originalmente, cada rolamento era utilizado para absorver as forças axiais e radiais.