Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

7 princípios básicos para um bom cabo elétrico

chainflex®

1. Cordão central resistente à tração

Normalmente é criado um espaço livre no centro do cabo consoante o número de condutores e a secção de cada cabo. Este centro deve ser preenchido, tanto quanto possível, com um elemento condutor adequado (e não como habitualmente com materiais de enchimento ou condutores artificiais compostos por resíduos). Estas medidas irão proteger de forma eficiente a estrutura entrançada e impedir que os condutores se movimentem para o centro do cabo.
chainflex®

2. Fios otimizados para o movimento

Várias séries de testes ajudaram a determinar que combinação de diâmetro do fio, comprimento do passo e direção, otimiza a resistência à curvatura em cabos com movimento em calhas articuladas. Embora cabos muito flexíveis possam ser feitos com fios individuais muito finos, tendem também para a formação de nós.
Isolamento dos condutores

3. Isolamento do condutor

Os materiais de isolamento têm de ser feitos de forma a não aderirem uns aos outros dentro do cabo. Além disso, é necessário um isolamento para suportar os fios individuais dos condutores. Assim, apenas os materiais TPE ou PVC extrudidos a alta pressão e da mais elevada qualidade comprovaram a sua fiabilidade em milhões de quilómetros de cabos usados em aplicações em calhas articuladas.
Estrutura do condutor

4. Entrançado

A estrutura entrançada ou em camadas tem de ser formada à volta de um centro robusto, muito resistente à tração e com um passo curto otimizado. No entanto, devido aos materiais usados no isolamento, esta estrutura entrançada deve ser concebida de forma a permitir o movimento com o entrançado. Devem ser usados grupos de condutores, a partir de 12 condutores.
Revestimento interior

5. Revestimento interior

É utilizado um revestimento interior extrudido à pressão em vez de materiais de baixo custo não têxteis, enchimentos ou telas. Desta forma, garante-se que a estrutura de multicondutores é fixada de forma eficiente na direção longitudinal. Além disso, a estrutura de multicondutores não se pode desagrupar nem mover-se. Ora, o revestimento interior serve de base sólida para a malha.
Malha

6. Malha

A malha deve apresentar, no geral, uma estrutura esticada, com um ângulo de torção otimizado, sobre um revestimento interior extrudido. Um entrançado largo ou com folga reduz consideravelmente a proteção em matéria de compatibilidade eletromagnética e pode falhar rapidamente devido à rutura dos fios da malha. Uma malha entrançada apertada também tem um efeito de proteção contra a torção na estrutura entrançada.
Revestimento exterior

7. Revestimento exterior

Os revestimentos exteriores em PVC, PUR ou TPE podem cumprir uma ampla gama de especificações: desde a resistência a raios UV até à flexibilidade a baixa temperatura, a resistência a óleos e a rentabilidade. No entanto, todos devem ter o seguinte em comum: um material de revestimento deve ser altamente resistente à abrasão, sem aderir, e altamente flexível, mas mantendo a função de suporte. Além disso, todos os revestimentos exteriores devem ser extrudidos a alta pressão (com reforço de enchimento).

Porque é que o produto cumpre o que promete

Certificação UL: os cabos chainflex recebem o mais alto reconhecimento da organização de testes globalmente reconhecida

Oferecemos uma garantia de 36 meses para os nossos cabos com confiança, pois somos capazes de realizar previsões fiáveis quanto à sua duração de vida graças aos mais de 30 anos de experiência e às 700 experiências realizadas simultaneamente no nosso laboratório de testes com 3.800 m².
 
A igus é agora a primeira empresa alemã a ter esta promessa validada para os cabos chainflex.Num complexo processo de certificação, o instituto norte-americano "Underwriters Laboratories" confirmou a exatidão da promessa "garantia até 36 meses dos cabos chainflex da igus® e o cálculo da duração de vida baseado nos 2 mil milhões de cursos de testes por ano da igus®".Isto torna a empresa com sede em Colónia, a primeira na Europa a ter a veracidade de uma declaração de marketing confirmada por uma instituição de teste.No futuro, cada cabo chainflex® que sair da fábrica em qualquer lugar do mundo será identificado pelo símbolo da UL com seu número exclusivo (B129699), referente à igus®.
 
Um total de 1044, dos mais de 1350 cabos da gama disponíveis em stock, já têm a clássica aprovação UL.Este é um pré-requisito para máquinas sem problemas nos EUA.Facilitando a exportação de sistemas para a América.A combinação da aprovação e do símbolo UL favorece as exportações a dobrar: 
Manual técnico gratuito