Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

manus de ouro - veículo com lagartas


Descrição da aplicação

Sistema: veículo com lagartas
Indústria: veículos todo o terreno
Requisito do cliente: pontos de apoio à prova de avaria apesar da lama e lodo
A solução da igus: casquilhos deslizantes igutex TX1

A Kässbohrer Geländefahrzeug AG foi premiada com o manus de ouro por utilizar casquilhos deslizantes iglidur nos eixos oscilantes e tensores do PowerBully's. 

A Kässbohrer Geländefahrzeug AG, com sede em Laupheim, desenvolveu o veículo sobre lagartas PowerBully para transportar conjuntos de perfuração, gruas, plataformas elevatórias e escavadoras em todo o tipo de terrenos. Todos os componentes devem ser absolutamente fiáveis e capazes de suportar viagens através da lama e do pântano. Não pode haver falhas, uma vez que a estrada mais próxima fica, muitas vezes, a quilómetros de distância.

O mesmo se aplica aos casquilhos deslizantes no chassis. Apesar da extensa vedação, a sujidade ainda atinge por vezes os pontos de apoio. Se se danificarem os casquilhos, o veículo pode despistar-se. Para evitar isto, os fabricantes de veículos utilizam casquilhos com flange iglidur TX1 nos quatro eixos oscilantes e no eixo tensor. A igus fabricou e testou os casquilhos em dimensões sem precedentes especificamente para a Kässbohrer Geländefahrzeug AG.

À procura do material certo

"As experiências positivas com os casquilhos deslizantes da igus noutros projetos levaram-me a abordar o Reiner Nusser da igus, em maio de 2020", diz Marius Holder. " Estabelecemos um teste experimental com três materiais diferentes da igus, um casquilho de metal e um casquilho maquinado da concorrência que tinha sido utilizado anteriormente e fizemos testes a longo prazo em condições reais no veio da Kässbohrer," diz Nusser, Consultor Técnico comercial da igus GmbH.

"O igutex TX1 acabou por ser o material ideal para o PowerBully." Os testes foram realizados nos bancos de ensaio standard para cargas elevadas no laboratório da igus em Colónia com 3.800 metros quadrados. Para determinar a taxa de desgaste, o diâmetro interno dos casquilhos foi medido antes e depois do teste, utilizando um micrómetro exterior. O teste mostra que o TX1 tem uma duração de vida oito vezes maior do que o casquilho anterior. Os casquilhos em plástico maquinados tem a maior taxa de desgaste em funcionamento a seco de aproximadamente 832µm/km, enquanto o iglidur Q2 tem a mais baixa, com cerca de 73,5µm/km. Lubrificado, o casquilho de metal exibe a taxa de desgaste mais elevada (cerca de 199 µm/km), o igutex TX1 a mais baixa (cerca de 70 µm/km).
PowerBully com casquilhos deslizantes iglidur
Veículo todo o terreno com casquilhos deslizantes iglidur
Veículo todo o terreno com casquilhos deslizantes iglidur