Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

iglidur® - Resistência ao desgaste



X = Carregar [MPa]
Y = Desgaste [μm/km]
 
Figura 13: Desgate dos casquilhos iglidur® a baixas cargas, veio:: Cf53, v = 0.1 m/s
X = Carregar [MPa]
Y = Desgaste [μm/km]
 
Figura 14: Desgaste do casquilho iglidur® a médias e elevadas cargas, veio: Cf53, v = 0.1 m/s
Materiais Temp. [°C]
iglidur® G +120
iglidur® J +70
iglidur® M250 +80
iglidur® W300 +120
iglidur® X +210
iglidur® K +90
iglidur® P +100
iglidur® GLW +100
iglidur® J260 +80
iglidur® J3 +70
iglidur® J350 +140
iglidur® L250 +120
iglidur® R +70
iglidur® J200 +70
iglidur® D +70
iglidur® V400 +130
iglidur® X6 +210
iglidur® Z +200
iglidur® UW500 +190
iglidur® H +120
iglidur® H1 +170
iglidur® H370 +150
iglidur® H2 +120
iglidur® A180 +70
iglidur® A200 +80
iglidur® A350 +120
iglidur® A500 +190
iglidur® A290 +120
iglidur® T220 +90
iglidur® F +130
iglidur® H4 +120
iglidur® Q +80
iglidur® UW +70
iglidur® B +70
iglidur® C +70

Resistência ao desgaste

Devido ao facto do desgaste das partes da máquina ser uma função de muitas influências diferentes, é difícil fazer afirmações gerais sobre o desgaste. Portanto, em numerosos testes, o desgaste é de importância fundamental como um parâmetro de medição. Na realização de testes, ficou claro que são possíveis variações entre combinações de materiais. Para dadas cargas e velocidades superficiais, a resistência ao desgaste pode variar facilmente num factor 10 entre combinações de materiais que funcionam muito bem juntos.

Desgaste e Carga

Cargas diferentes têm uma grande influência no desgaste do casquilho. Dentro da gama de materiais iglidur®, alguns são mais adequados para cargas reduzidas enquanto outros são mais eficazes com cargas elevadas. Com um veio endurecido, o iglidur® J é caracterizado como o material que tem melhor resistência ao desgaste com cargas reduzidas. Por outro lado, o iglidur® Q é optimizado para cargas muito elevadas.

Desgaste e temperatura

Mesmo noutras gamas de temperaturas, a resistência ao desgaste dos casquilhos iglidur® varia muito pouco. A influência da temperatura aumenta com o aumento da gama de temperaturas e o desgaste do casquilho aumenta de um modo desproporcional.
 
A Tabela 06 compara os limites de desgaste.
 
Aqui o iglidur® X representa uma rara excepção. A resistência ao desgaste dos mancais feitos de iglidur® X aumenta primeiramente de maneira muito forte e alcança o ideal à temperatura de +160°C. Depois disto decresce novamente ao ínicio.
 

Desgaste durante acumulação de sujidade

Problemas especiais de desgaste frequentes caso partículas de detritos abrasivas chegarem aos casquilhos. Os casquilhos iglidur® podem em determinados casos aumentar a vida útil das máquinas. Esta elevada resistência ao desgaste dos materiais e a possibilidade de trabalhar a seco, dão-lhes elevados períodos de vida útil. Como não há óleo ou gordura no local, as partículas de sujeira não conseguem grudar no mancal com facilidade. A partícula maior não gruda mas simplesmente cai e não causa mais danos. Caso uma partícula dura consiga entrar no local do mancal, um mancal iglidur® pode tolerar esta partícula. Um corpo estranho pode ser embebdido nas paredes do casquilho. Mesmo debaixo de condições extremas de acumulação de lixos ele poderá funcionar até um determinado ponto. Mas não são só estas partículas que podem danificar casquilhos e veios. Observa-se que pequenas partículas macias, por exemplo têxteis ou fibras de papel, podem também causar desgaste. Aqui torna-se ainda mais evidente as características dos casquilhos iglidur®, como a possibilidade de trabalhar a seco e a resistência à abrasão que dão inúmeros benfícios e podem reduzir custos em inúmeras aplicações.

Desgaste e Superfícies

A superfície do veio é importante para a determinação do desgaste do casquilho. Como nas considerações sobre o coeficiente de atrito, um eixo, em termos de desgaste do mancal pode ser muito liso ou muito áspero. Um eixo muito áspero atua como uma lima e destaca pequenas partes da superfície do mancal. Veios muito suaves também causam grande desgaste. A adesão ocorre em casos extremos de aumento de atrito. As forças que actuam nas superfícies de deslizamento do elemento deslizante, podem ser enormes e nesse caso levam a estragos no material. O ponto importante aqui é que o desgaste por erosão não é linear, mas sim imprevisível e sujeito ao acaso.
Figura 09 : Elevada resistência ao desgaste : Casquilho em permanente contacto com areia
Figura 10: Desgate com veios em alumínio
Figura 11: Danos por erosão devido a veios muito macios