Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

O que se deve observar na montagem dos casquilhos deslizantes iglidur?



Montagem à pressão dos casquilhos

Instalação

Os casquilhos deslizantes iglidur são montados à pressão. O diâmetro interior ajusta-se apenas após o casquilho ter sido montado à pressão no furo H7 do alojamento com a tolerância recomendada. A interferência da montagem à pressão pode corresponder a um máximo de 2% do diâmetro interior. Desta forma, é possível efetuar com segurança a montagem à pressão dos casquilhos. Assim, são também evitados os movimentos axiais ou radiais no alojamento.
 
O furo no alojamento deve ser feito com a tolerância recomendada (H7) para todos os casquilhos e deve ser liso, plano e chanfrado entre 20 e 30 graus. O casquilho deve ser montado à pressão utilizando uma prensa plana. A utilização de pinos de calibragem pode danificar os casquilhos e aumentar a folga dos mesmos.
Ferramenta de montagem iglidur

Ferramenta de montagem à pressão para casquilhos deslizantes iglidur

Os casquilhos deslizantes iglidur são casquilhos montados à pressão, que são sobredimensionados e montados à pressão num alojamento com tolerância H7. Isto nem sempre é efetuado na linha de montagem com ferramentas adequadas. A ferramenta de montagem da igus aceita de forma flexível e fiável casquilhos deslizantes para diâmetros de veio de 13-50 mm (PT-1350) e de 6-20 mm (PT-0620) e permite uma montagem recorrendo a um martelo – de forma simples e rápida.

Encomendar ferramenta de montagem à pressão


Medição do diâmetro interior de um casquilho montado à pressão Medição do diâmetro interior de um casquilho montado à pressão
A posição dos planos de medição Figura 1: as posições das linhas de medição (1, 2, 3 = linhas de medição)

Tolerâncias e sistema de medição

As dimensões de instalação e as tolerâncias dos casquilhos deslizantes iglidur® variam consoante o material e as espessuras da parede. Para cada material, a absorção de humidade e a expansão térmica são fundamentais. Os casquilhos deslizantes com reduzida absorção de humidade podem ser concebidos com folga mínima. Para a espessura da parede, a regra é: quanto maior for a espessura da parede dos casquilhos, maiores têm de ser as folgas.
 
Assim, existem diferentes classes de tolerância para os casquilhos deslizantes iglidur®. Com estas tolerâncias, os casquilhos deslizantes iglidur® podem funcionar no intervalo de temperatura permitido e com as condições de humidade relativa até 70% de acordo com as recomendações de instalação. Se estiverem presentes níveis mais elevados de humidade do ar ou o casquilho for utilizado em aplicações subaquáticas, são preferíveis materiais com reduzida absorção de humidade.
 
Com a calculadora Fit gratuita da igus, pode calcular rápida e facilmente adaptações e tolerâncias de acordo com a norma ISO 286. Além disso, são apresentadas as dimensões máximas e mínimas e o tipo de ajuste associado.
Ir para a calculadora Fit
 

Verifique se o casquilho assenta corretamente

Os casquilhos deslizantes iglidur são montados à pressão em alojamentos com um furo H7 standard. A montagem à pressão fixa os casquilhos na sua posição no alojamento e o diâmetro interior final dos casquilhos deslizantes não é atingido até o casquilho ter sido montado à pressão. O teste do tamanho do casquilho é efetuado quando o casquilho é instalado no furo com a dimensão mínima especificada; tanto com um medidor como com um pino calibrado.
  • O lado "GO" do pino calibrado, pressionado contra o furo, deve passar facilmente através do casquilho
  • Com o teste de 3 pontos, o diâmetro interior do casquilho deve situar-se dentro da tolerância prevista no plano de medição (diagrama 1)

Causas para desvios dimensionais

Apesar do fabrico e montagem cuidadosos dos casquilhos, poderão surgir diferenças e questões relativas às dimensões e tolerâncias de instalação recomendadas. Por esta razão, compilámos uma lista das razões mais frequentes para as diferenças. Em muitos casos, com esta resolução de problemas, podem ser encontradas rapidamente as razões para as diferenças:
  • O furo não está chanfrado corretamente. Desta forma, o material do casquilho é removido na montagem à pressão
  • Foi utilizado uma pino de centragem, o que expandiu o diâmetro interior do casquilho durante a montagem à pressão
  • O furo não satisfaz as especificações recomendadas para o furo do alojamento (geralmente H7)
  • O alojamento é composto por um material macio que expandiu com a instalação do casquilho 
  • O veio não cumpre as tolerâncias recomendadas
  • A medição não é realizada dentro das linhas de medição

Aderência

Normalmente, não é necessário um adesivo para fixar o casquilho. Se existir a possibilidade de o casquilho se soltar um pouco devido às altas temperaturas, deve utilizar um casquilho deslizante resistente a temperaturas extremas. Se, apesar de tudo, a ideia for fixar os casquilhos com adesivo, então será necessário efetuar os testes adequados para cada caso. Não é possível transpor simplesmente os resultados de sucesso obtidos noutras aplicações.

 

Maquinagem

Os casquilhos deslizantes iglidur são entregues prontos a montar. A extensa linha de produtos permite a utilização de uma dimensão standard na maioria dos casos. Se, por algum motivo, for necessária uma maquinagem subsequente do casquilho deslizante, a tabela adjacente mostra os valores standard de maquinagem. A maquinagem subsequente das superfícies deslizantes deve ser evitada, se possível. O resultado é, na maioria das vezes, uma maior taxa de desgaste. À excepção, por exemplo, do iglidur M250, que é bastante adequado para uma maquinagem subsequente. Noutros casquilhos deslizantes iglidur, as desvantagens da maquinagem de uma superfície deslizante podem ser compensadas com a lubrificação durante a instalação.

 

Diretrizes para maquinagem

ProcessoRotaçãoPerfuraçãoTrituração
Material do moldeSSSSSS
Avanço [mm]0,1 ... 0,50,1 ... 0,5a 0,5
Ângulo de folga5 ... 1510 ... 12 
Ângulo de fixação0 ... 103 ... 5 
Velocidade
de corte [m/min]
200 ... 50050 ... 100a 1000