Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

UKCA - A certificação para o
mercado Britânico

O governo britânico estipulou que os produtos importados para o Reino Unido (Inglaterra, País de Gales e Escócia) requerem a certificação UKCA (UK Conformity Assessed). Esta norma está em vigor desde 1/1/2021 e aplica-se exclusivamente ao mercado britânico.
UKCA
A certificação UKCA foi criada após o Brexit e é, portanto, considerada um substituto da certificação CE. Desde o início do ano passado, que a legislação britânica que exige a certificação UKCA está em vigor, em vez das normas e regulamentos da UE. 
A certificação é obrigatória desde 1/1/2021. Mas existe um chamado período de transição de 1/1/2021 a 31/12/2022. Durante este período, os fabricantes estão ainda autorizados a introduzir no mercado britânico produtos que têm apenas a certificação CE. A partir de 1/1/2023, a certificação UKCA deve então ser obrigatoriamente colocada no produto, com um requisito semelhante ao da certificação CE. Por exemplo:
  • A certificação UKCA deve ser afixada no produto para que seja claramente visível e legível
  • A certificação UKCA só pode ser colocada num produto por fabricantes ou representantes autorizados, quando permitido pela legislação relevante.
Os produtos que requerem a certificação UKCA incluem
  • Brinquedos
  • Elevadores
  • Máquinas industriais

Mais informação oficial do governo britânico pode ser encontrada aqui.

Para os cabos chainflex, isto significa que:

Mais de 1300 cabos chainflex têm a certificação UKCA . Os cabos chainflex foram submetidos a um novo teste e receberam a certificação UKCA. Além disso, todos os futuros cabos chainflex estarão sujeitos às normas da UKCA. 
Isto significa que pode utilizar os cabos chainflex como habitualmente.

 
UKCA