Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)
Placas deslizantes de iglidur I180 em máquinas de corte flutuantes

Os custos de peças resistentes ao desgaste são reduzidos em quinze vezes quando estas são impressas em 3D com polímeros de elevada performance

A máquina de corte flutuante utiliza elementos deslizantes iglidur na sua lâmina de corte

As máquinas de corte flutuantes são utilizadas nas margens de lagos e lagos para os libertar das ervas de crescimento rápido. Os elementos deslizantes metálicos são utilizados para fixar e guiar as lâminas de corte em tais máquinas. Como isto significava um elevado desgaste e custos de manutenção para os transportadores, procuraram uma solução mais duradoura e económica. Atualmente, os elementos deslizantes especiais em iglidur i180 garantem a robustez e o funcionamento isento de lubrificação necessário em ambientes húmidos, mesmo sob utilização intensiva.

Perfil

  • O que era necessário: Patim impresso em 3D- feito de iglidur i180
  • Requisitos: A máquina é constantemente utilizada em ambientes húmidos com muita sujidade e areia, por isso os elementos deslizantes devem ser resistentes ao desgaste e a mudanças de temperatura
  • Indústria: Construção de máquinas agrícolas
  • Sucesso através da colaboração: 15 vezes mais barato que os patins de metal e entrega rápida das peças de substituição frequentemente necessárias

Máquinas de corte flutuantes

Problema

A Mass Portal, uma empresa sediada em Riga, produz soluções inovadoras impressas em 3D para diversas áreas de aplicação. Este projeto implicava a procura de uma solução para reduzir os custos de manutenção de máquinas de corte flutuantes. As máquinas de corte limpam as margens de lagos de ervas que crescem rapidamente, para que possam ser utilizados para nadar e praticar desportos náuticos. 
As lâminas de corte das máquinas de corte flutuantes são tensionadas e guiadas por elementos deslizantes metálicos especiais. Como as máquinas são constantemente utilizadas em ambientes húmidos com muita sujidade e areia, os elementos deslizantes metálicos utilizados até então desgastavam-se rapidamente e tinham de ser substituídos até três vezes por época. Isto implicava um maior esforço de manutenção, sendo que as peças de substituição têm um custo elevado.

Solução

Os elementos deslizantes impressos em 3D com iglidur i180 garantem a robustez necessária e um funcionamento isento de lubrificação, mesmo em ambientes húmidos e tendo em conta o uso intensivo dos cortadores. Os elementos deslizantes podem ser fabricados rapidamente com uma impressora 3D, permitindo a entrega de peças de substituição a clientes individuais em apenas alguns dias. Foi possível reduzir o custo das peças de substituição por um fator de 15 graças à impressão 3D.
O tribofilamento iglidur i180 é também até 50 vezes mais resistente ao desgaste do que os materiais de impressão 3D convencionais. Os lubrificantes sólidos incorporados significam que os componentes fabricados com iglidur i180 não requerem lubrificação adicional. A resistência ao desgaste e as ótimas propriedades deslizantes fazem com que os componentes fabricados com este plástico para impressão 3D alcancem uma duração de vida especialmente longa e conferem-lhes uma elevada versatilidade de utilização. O filamento pode ser processado em qualquer impressora 3D com uma cama de impressão aquecida e temperatura ajustável.
Deslizadores impressos em 3D em polímero Inicialmente, as lâminas de corte eram tensionadas e guiadas por sliders metálicos especiais. No entanto, a empresa produz agora as suas próprias peças sobresselentes a partir do plástico de elevado desempenho iglidur i180 da igus.

Pode encontrar outros exemplos de aplicações para componentes impressos em 3D aqui:

Todas as aplicações de clientes

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h