Alterar idioma :

O programa chainflex®® oferece o cabo de bus certo para cada necessidade
Excelentes propriedades de transmissão e uma longa vida útil com extrema mobilidade - estes são os requisitos que os construtores de máquinas e especialistas em automação colocam nos sistemas de cablagem com cabos flexíveis. As redes de alto desempenho para 10 Gigabit/s Ethernet também têm de cumprir estes requisitos na Ethernet Industrial. A igus® e a Telegärtner criaram em conjunto uma solução de cablagem que passa mesmo os testes mais difíceis com reservas práticas. A combinação do cabo chainflex® e dos conectores MFP8 RJ45 oferece excelentes propriedades de transmissão mesmo após milhões de movimentos.
Os componentes individuais de uma linha de cablagem são testados pelos fabricantes no laboratório de testes, de acordo com as normas. Para garantir que o utilizador pode ter a certeza de que a solução pronta funcionará de forma fiável a longo prazo, também tem de ser submetida a testes rigorosos e práticos. Isso se aplica em particular a soluções com cabos flexíveis que são expostos a altas cargas mecânicas.
igus® Por este motivo, as empresas alemã e Telegärtner uniram forças e testaram exaustivamente várias soluções de cablagem pré-montadas nos laboratórios de ambas as empresas. O foco foi em soluções de produtos com condutores altamente flexíveis para aplicações Ethernet e PROFINET, que estão a ser cada vez mais utilizadas em quase todas as áreas da tecnologia de automação, onde grandes quantidades de dados precisam de ser transmitidas de forma rápida e fiável.

Quando os cabos Ethernet são utilizados em aplicações móveis na calha articulada na tecnologia de automação, são colocadas elevadas exigências em termos de vida útil e resistência.
chainflex®Desenvolvido para aplicações flexíveis
Os cabos chainflex® da igus® foram desenvolvidos desde o início para serem utilizados em sistemas de calhas articuladas em movimento e provaram a sua eficácia numa vasta gama de aplicações. Entre outros, o cabo Cat. 6A CFBUS.050 com revestimento externo de TPE, no qual os elementos do cabo são trançados com um comprimento de passo particularmente curto, foi testado. A blindagem global precisa e muito bem entrançada e as blindagens de quatro pares proporcionam uma proteção fiável e duradoura contra interferências eléctricas externas. chainflex®O cabo de bus com revestimento de PVC e PUR também foi testado.

Os conectores MFP8 RJ45 da Telegärtner podem ser montados no terreno e oferecem um contacto fiável com penetração dos elementos de contacto.
Conectores com contacto de fio especial
Os conectores modulares RJ45 da série MFP8 da Telegärtner caracterizam-se por um contacto de fios inovador e particularmente fiável. Os núcleos individuais de um cabo são perfurados durante o arreamento. A tecnologia especial de perfuração garante uma ligação particularmente estável com valores de transmissão excepcionais. O conetor pode ser montado no terreno e pode ser instalado no local sem ferramentas especiais, mesmo em espaços apertados. Os núcleos são fixados de forma fiável e sem folgas nas câmaras especialmente dimensionadas, assegurando uma ligação estável e de encaixe forçado com uma transmissão de sinal óptima.
A inovadora tecnologia "Insulation Piercing Contact" (IPC), utilizada pela Telegärtner para diâmetros de fio que um conetor de crimpagem RJ45 padrão não pode acomodar, não só provou a sua eficácia em aplicações industriais, como também garante um contacto permanentemente fiável em redes de cabos de telecomunicações e em cabos de patch de TI de alta qualidade. Com a tecnologia IPC, os fios finos de um condutor trançado não são simplesmente fixados entre dois conectores de deslocamento de isolamento (IDC), como nas tecnologias convencionais, mas são penetrados de forma definida em três pontos espacialmente deslocados. Esta tecnologia pioneira oferece um contacto estável a longo prazo e uma segurança adicional sob cargas de tração que nem sempre podem ser evitadas na prática.

Teste de resistência: Os cabos montados tiveram que completar mais de um milhão de golpes duplos. Seguiram-se testes eléctricos exaustivos.
Testes abrangentes muito para além do estatuto de feira da norma
Para os testes, a igus® e a Telegärtner acordaram numa divisão de tarefas claramente definida. O laboratório da igus®é especializado em testes de carga sob movimento mecânico em aplicações reais. Até 700 testes são executados continuamente em paralelo numa área de 2.750 m². O laboratório Telegärtner é um dos laboratórios de medição e teste tecnologicamente líderes para medições de alta frequência em conectores e cabos pré-montados. A peça central é a configuração de medição re-embedded em tempo real desenvolvida pela Telegärtner, que regista os parâmetros relevantes não um após o outro, mas simultaneamente em tempo real e é muito mais precisa do que o exigido pela série internacional de normas IEC 60512 para a tecnologia de medição. Os adaptadores de medição Telegärtner são, por isso, frequentemente utilizados pelos principais laboratórios de medição independentes.
Ambas as empresas foram pioneiras no teste de cablagens industriais altamente flexíveis. A versão atual da norma EN 60352 apenas define especificações de medição para cabos com condutores sólidos de um só fio e fios flexíveis de sete fios. Não existem especificações de medição para os cabos com condutores entrançados de 19 fios, altamente flexíveis, necessários na tecnologia de automação. A combinação de fios entrançados da categoria 6 e 6A e conectores inovadores com tecnologia IPC é uma tecnologia pioneira que está à frente do estatuto de normalização da feira.
Procedimento de teste prático
Os cabos pré-montados foram submetidos a movimentos lineares típicos das calhas articuladas com mais de um milhão de cursos duplos. Os parâmetros de transmissão dos sistemas de cablagem sujeitos a este esforço foram depois medidos de acordo com as rigorosas especificações Cat.6A até 500 MHz, em conformidade com a norma ISO/IEC 11801. Foi verificada uma excelente qualidade de transmissão em todos os espécimes testados. Não foram encontrados defeitos no cabo ou na ligação ao conetor. Os testes destrutivos finais das peças, nos quais as ligações foram moldadas com resina de fundição e esmeriladas para exame microscópico, mostraram um padrão de contacto perfeito: o contacto continuava completo, a fixação era tão firme e fiável como no início e não foi detectada qualquer folga nas câmaras de ligação do conetor. Com base nos resultados dos testes com movimentos lineares da feira, foi também efectuado um teste de torção com +/- 180 °/m para simular as sequências de movimentos típicas das aplicações de robôs. Neste caso, são necessários cabos com um design diferente para satisfazer até os requisitos especiais mais exigentes da robótica.
Resultado: Ideal para Ethernet e Profinet
Em geral, os resultados dos testes mostram que a combinação dos conectores MFP8 e do cabo chainflex®® -bus é particularmente adequada para garantir a máxima fiabilidade em sistemas de cabos de tecnologia de automação altamente flexíveis e assegurar ligações Ethernet mesmo com as mais elevadas taxas de dados de até 10 Gbit/s. Mesmo depois de vários milhões de golpes duplos, as soluções de cablagem testadas não mostraram qualquer desgaste reconhecível e nenhuma deterioração da transmissão de sinal. Este facto foi também confirmado por outras séries de testes. Os cabos pré-montados, portanto, cumprem totalmente as importantes categorias 6 e 6A para Ethernet. Mesmo com os requisitos mais baixos da categoria 5, que desempenham um papel importante nas aplicações Profinet, os cabos chainflex®® com conectores MFP8 da Telegärtner oferecem uma fiabilidade excecional.
Pode encontrar mais aplicações interessantes de uma vasta gama de áreas, bem como o nosso concurso de vectores aqui:

Inside sales
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h