Alterar idioma :

O Jardim Ecológico-Botânico da Universidade de Bayreuth possui instalações únicas que são utilizadas por cientistas para experiências e estudos a longo prazo. Em 16 hectares de espaço aberto e 6.000 metros quadrados de área de estufa, o jardim apresenta tipos de vegetação quase naturais de todo o mundo e, para além da diversidade de plantas, ilustra as suas relações e funções ecológicas. Uma das instalações do Jardim Ecológico-Botânico é o lisímetro. Com 28 bacias de teste individuais, oferece a oportunidade de quantificar o balanço de água, nutrientes e carbono das culturas agrícolas. A instalação está também equipada com uma estufa rolante que cobre automaticamente parte das bacias plantadas quando chove, impedindo assim a precipitação. Desta forma, podem ser efectuadas experiências com stress hídrico controlado, o que é particularmente urgente tendo em conta os períodos de seca cada vez mais frequentes. "No âmbito de um novo projeto de investigação, tivemos de modernizar a estufa de rolos na instalação do lisímetro, uma vez que já não estava funcional e já não cumpria os requisitos de segurança actuais," explica Holger Quindt, responsável pela engenharia eléctrica na Universidade de Bayreuth.

"Queríamos uma solução limpa e preparada para o futuro para o fornecimento de energia na estufa de rolos totalmente automatizada, e foi por isso que decidimos em conjunto a favor de um sistema completo flizz® básico," diz Oliver Köhler, engenheiro de vendas da igus®. "Para além disso, não havia alternativa à utilização de uma e-chain® do nosso ponto de vista, uma vez que um sistema de barramento não é recomendado para utilização no exterior devido às condições climatéricas e à transmissão de sinal. Alternativas como um cabo de arrasto ou um sistema de festooning teriam sido demasiado propensos a manutenção e, neste caso, demasiado caros. A nossa calha articulada da série E2/000 foi a escolha ideal para esta aplicação. É económica, fácil de instalar, muito robusta e funciona silenciosamente em longas distâncias de deslocação de até 150 metros." O sistema básico flizz® é um sistema completo e consiste numa calha articulada, que é preenchida com o cabo chainflex® altamente flexível da igus® e guiada de forma segura e suave numa caixa de aço inoxidável à prova de intempéries. O sistema básico flizz® foi concebido para proteger o cabo da sujidade e de condições climatéricas extremas. O percurso da estufa de rolos totalmente automatizada da Universidade de Bayreuth é de cerca de 21 metros. Para compensar os desalinhamentos, uma extremidade móvel flutuante também foi instalada para aumentar ainda mais a vida útil de toda a aplicação. Os especialistas da igus® decidiram utilizar o cabo de controlo chainflex® CF9, CF10 e CF77.UL.D, bem como o cabo do motor CF34.UL.D devido à secção transversal e ao número de núcleos. Todos os cabos são resistentes aos raios UV e concebidos para as cargas mais elevadas. "Dispomos do maior laboratório de testes do sector, onde realizamos mais de dez mil milhões de ciclos de teste por ano com o cabo chainflex®. Isto permite-nos garantir uma fiabilidade fiável, mesmo com longas distâncias de viagem, muitos ciclos e as condições ambientais mais extremas," diz Oliver Köhler.
Outra vantagem do sistema básico flizz® é a sua instalação simples e fácil. "Desmontámos a antiga corrente de arrasto, eliminámos o cabo e preparámos tudo para a instalação. Os cabos chainflex® foram entregues na universidade pré-montados com a e-chain® e montámos todo o sistema num dia com a ajuda de um instalador da igus® - incluindo a calha, a e-chain®, o cabo e a caixa de aço inoxidável. Os componentes do sistema estão perfeitamente coordenados, os comprimentos dos cabos até ao armário de controlo foram cumpridos com precisão e a e-chain® com os cabos passa de forma segura e centrada na calha. A montagem fácil e versátil da e-chain® da igus® em combinação com a alta estabilidade e a longa vida útil do cabo chainflex® impressiona-nos sempre," Otto Schmidt tem o prazer de relatar. A pré-montagem também oferece várias vantagens. Oliver Köhler acrescenta: "Na automatização de máquinas e sistemas, existem várias razões para optar por sistemas de alimentação de energia pré-montados. Os custos de produção são reduzidos, as fontes de erro são praticamente eliminadas, os custos de planeamento do projeto são reduzidos e a fiabilidade é significativamente aumentada." Holger Quindt, da Universidade de Bayreuth, conclui: "Agora temos uma solução perfeita. A estufa de rolos funciona de forma completamente automática, a segurança é garantida graças à igus® e à GERLITZ, e agora temos um sistema preparado para o futuro, do qual desfrutaremos durante muito tempo."

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h