Alterar idioma :
A escolha do material correto para os rolamentos de esferas nem sempre é fácil. Neste artigo, encontrará um breve resumo sobre se e quando os rolamentos de esferas feitos de metal, plástico ou cerâmica são adequados.
Os rolamentos de esferas metálicos são utilizados principalmente nas aplicações mais clássicas da engenharia mecânica. Eles são o número um em termos de volumes de vendas globais e são adequados para uma ampla gama de diferentes aplicações de engenharia mecânica. No entanto, atingem sempre os limites da sua aplicação quando, para além da carga e da velocidade, são colocadas outras exigências ao rolamento. Isto aplica-se, por exemplo, a vários sectores, como a indústria alimentar ou a tecnologia médica. Aqui, especificações como a aptidão para o contacto com alimentos ou a aptidão para utilização em salas limpas são cruciais. Os fabricantes de sistemas exigem frequentemente a certificação alimentar de acordo com a norma 10/2011 da UE ou a FDA (autoridade americana: Food and Drug Administration).
A vantagem do plástico reside na variedade de materiais. Isto significa que podem ser selecionados diferentes polímeros de base para uma grande variedade de aplicações, que são precisamente adequados à aplicação em termos das suas especificações. Nos últimos anos, os polímeros de base, tais como POM, PP, PEEK e outros plásticos, têm-se estabelecido. Os rolamentos de esferas feitos de plástico podem ser adequados para as seguintes indústrias e aplicações:

Para além do facto de os rolamentos de esferas de plástico xiros não sofrerem corrosão e serem resistentes ao calor, também podem ser utilizados em ambientes químicos. Os custos de manutenção das instalações e máquinas podem ser reduzidos e a fiabilidade aumentada. Os rolamentos de esferas de plástico caracterizam-se por um funcionamento a seco de baixo atrito, o que significa que os rolamentos de esferas xiros não necessitam de lubrificação. Isto minimiza a resistência ao rolamento. A razão: as esferas não têm de ultrapassar a resistência do lubrificante para poderem arrancar com um binário de arranque reduzido.
No entanto, os rolamentos de esferas de plástico também podem atingir os seus limites. Por exemplo, velocidades superiores a 5.000 rotações por minuto só podem ser atingidas durante um curto período de tempo, uma vez que o plástico se deforma mais rapidamente do que os metais a velocidades mais elevadas e com o consequente desenvolvimento de calor. Os rolamentos de metal, por outro lado, têm vantagem quando se trata de velocidades mais elevadas e de absorver cargas mais elevadas. É aqui que a variante metálica ganha pontos, graças à sua combinação de dureza e flexibilidade.
Sim, os rolamentos de esferas metálicas estão à frente nestas disciplinas, mas a evolução da tecnologia de rolamentos de esferas está a permitir que as cartas sejam baralhadas. O que é que isto significa exatamente? A igus® sempre conduziu investigação básica e um laboratório de testes que realiza cerca de 135 triliões de ciclos de teste todos os anos. Para além das investigações sobre coeficientes de fricção e taxas de desgaste, o comportamento de corrosão também está na ordem do dia, por exemplo.

Rolamentos de esferas de metal, plástico e cerâmica
Para os plásticos e as cerâmicas, os meios aquosos actuam como lubrificantes. Com um design adequado, o coeficiente de fricção pode ser estabilizado num nível baixo, de cerca de 0,1 ou mesmo inferior. O desgaste é muito baixo, pelo que se consegue geralmente uma vida útil muito longa. Em termos de capacidade de carga e velocidade alcançável, tanto os plásticos como as cerâmicas têm desvantagens em relação aos metais. Independentemente da variedade de materiais metálicos, os metais têm uma boa combinação de dureza e flexibilidade. O plástico, por outro lado, é significativamente mais macio e pode deformar-se mais rapidamente (especialmente a altas temperaturas). Embora as cerâmicas sejam muito duras, também têm a menor flexibilidade e podem partir-se rapidamente sob cargas de impacto. Além disso, a dissipação de calor da cerâmica e do plástico é inferior à do metal. Por conseguinte, são também limitados em termos de velocidade máxima realizável.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h