Se os legumes não forem cultivados no solo, mas em lã de rocha ou fibras de coco, são designados por "legumes biológicos". Os produtos hortícolas são então alimentados com uma quantidade de solução nutritiva doseada com precisão. Isto tem vantagens como a independência do tempo, do clima e do solo. A start-up CombaGroup, fundada em 2011, centra-se na utilização de um sistema aeropónico único no mundo, uma forma de método hors-sol em que as sementes crescem no ar e não no solo.
Na Suíça, a empresa opera uma estufa piloto de 600 metros quadrados para este efeito, que tem um rendimento cerca de 10 a 15 vezes superior ao do cultivo ao ar livre. A mobilidade do Aeroponic é única: é utilizado um robô pulverizador, que pulveriza a quantidade necessária de água e nutrientes diretamente sobre as raízes. Além disso, as raízes são constantemente deslocadas pelo robot para que as cabeças de alface tenham espaço suficiente para crescer.
No entanto, com o avanço da tecnologia, aumentaram os requisitos em termos de estabilidade, peso e alimentação de meios para o fornecimento de energia ao robot pulverizador. O chão de uma estufa é irregular e a corrente com os meios está constantemente na água. Com cabos por vezes com mais de 50 metros de comprimento, o peso também desempenha um papel decisivo. O cliente pretendia uma corrente pré-montada que incluísse todas as passagens de meios e uma garantia de 1,5 milhões de ciclos.