Fundada em 2012, a Kühling&Kühling vende aos seus clientes soluções de fabrico 3D flexíveis e facilmente escaláveis. Para a realização da primeira impressora 3D produzida em série, o especialista em soluções sediado em Kiel estava à procura de uma calha articulada para o encaminhamento seguro de cabos e uma solução de rolamento de revestimento adequada. Os requisitos de uma impressora 3D para a tecnologia de rolamentos são elevados: o elevado desempenho das máquinas requer componentes móveis que possam suportar acelerações elevadas durante um longo período de tempo sem quaisquer problemas e com o mínimo de manutenção possível. Além disso, o funcionamento interno dinâmico também resulta em enormes temperaturas de até 80 °C, para as quais foi necessário encontrar os materiais corretos. Por fim, as peças integradas também tinham de cumprir os elevados requisitos em termos de silêncio.
A empresa Kühling&Kühling, com sede em Kiel, é uma delas desde 2012. Os dois fundadores, os engenheiros mecatrónicos Jonas e Simon Kühling, especializaram-se no desenvolvimento e produção de hardware de código aberto na área das impressoras 3D. Após um ano e meio de desenvolvimento, o primeiro produto, a "RepRap Industrial", está a ser produzido em série desde o final de 2013. É uma solução económica para a criação de protótipos rápidos fiáveis e de alta qualidade, especialmente para uma utilização contínua e intensiva
O sistema está em constante desenvolvimento e acaba de receber uma atualização fundamental e várias melhorias com a versão "v1.1.0". Todos os materiais que satisfaçam determinadas especificações básicas podem ser processados, desde os termoplásticos de alta resistência e os plásticos com enchimento de fibras até aos materiais elásticos de borracha. As impressoras disponíveis para uso doméstico ou para modelação apenas permitem a utilização de uma gama muito limitada de materiais de impressão. Neste caso, é utilizado predominantemente o chamado "bio-plástico", que tem por base o milho e que, de um modo geral, não consegue suportar os requisitos técnicos da utilização industrial. Isto deve-se ao facto de este plástico já falhar a temperaturas superiores a 45 °C - os limites de temperatura na indústria são significativamente mais elevados. Em comparação com outras impressoras 3D para uso industrial, a "RepRap Industrial" é particularmente recomendada devido ao seu preço. Este é cerca de 25 a 30 por cento mais baixo do que o de sistemas comparáveis. O sucesso prova que a Kühling&Kühling tem razão: o número de unidades está a aumentar continuamente e quadruplicou no espaço de um ano.
Todos os materiais que satisfaçam determinadas especificações básicas podem ser processados, desde os termoplásticos de alta resistência e os plásticos cheios de fibras até aos materiais elásticos de borracha.
Simon Kühling recorda a procura de um fornecedor adequado: "Quando começámos a desenvolver o sistema, pensámos inicialmente nos clássicos rolamentos de esferas. Estes têm várias desvantagens. Em primeiro lugar, são demasiado caros, com um preço unitário de cerca de 12 euros, e, em segundo lugar, deixam de funcionar a uma temperatura de funcionamento de 65 °C. Nessa altura, os vedantes começam a falhar. Depois, os vedantes começam a falhar e a lubrificação desgasta-se." Isto levou-nos a rolamentos de deslizamento lineares com superfícies deslizantes de plástico. "Por razões de custo, testámos inicialmente produtos asiáticos," diz Simon Kühling. "No entanto, estes não satisfaziam de forma alguma os nossos requisitos, para não falar de uma capacidade de entrega rápida e a longo prazo."