Alterar idioma :

Os fios entrançados devem ser finamente entrançados, caso contrário não durarão nas calhas articuladas", ou "preciso de um condutor de classe 6 para o cabo do robô", ouvem-se frequentemente afirmações como estas dos utilizadores. Muitas vezes, estas declarações vêm na sequência de uma rutura do condutor que leva à paragem das máquinas. As consequências são, muitas vezes, a perda de produção ou elevados custos de reparação.
Um condutor é a parte de um cabo elétrico responsável pelo fluxo de corrente, por outras palavras, o cobre no interior, que se encontra envolvido por um material isolante para evitar que a corrente salte para os condutores adjacentes. Se o condutor for composto por vários fios, o termo técnico é entrançado. O conjunto de vários fios forma um fio entrançado. Um fio entrançado envolto em isolamento acaba por formar um núcleo elétrico.
Existem diferentes classes de condutores. As diferentes aplicações para as quais os cabos são necessários colocam naturalmente diferentes exigências em termos de flexibilidade e durabilidade. Um cabo elétrico, por exemplo, movimenta-se com muito menos frequência do que um cabo de medição. A flexibilidade do condutor deve portanto variar em função da aplicação, tendo em conta fatores como o toque, a tecnologia de ligação, o processamento e os custos.
A norma IEC/DIN EN 60228 (VDE 0295) classifica os condutores em quatro categorias, a fim de determinar aproximadamente o quão flexível o condutor deve ser. A classificação é baseada no diâmetro dos fios individuais e no seu número. Isto significa que a secção nominal de um condutor, importante para o fluxo de corrente, pode ser alcançada de diferentes formas. Pode ser composto por um único condutor maciço ou por vários fios pequenos que, em conjunto, apresentam a mesma secção.
A norma prevê a seguinte classificação:
É óbvio que um condutor sólido não é adequado para aplicações com movimento contínuo, como calhas articuladas ou robôs. No entanto, o condutor não pode ser demasiado fino.
Em inúmeros testes realizados no nosso laboratório de testes, estabelecemos que os fios de um fio entrançado não podem ser demasiado finos. Se os fios forem demasiado finos, esticam-se sob as forças de tração quando são dobrados na zona exterior dos condutores. Se a flexão for interrompida, formam-se pequenas laçadas, uma vez que o cobre não se contrai novamente. A repetição constante do movimento resulta no aumento do número de laçadas de fios, que podem levar à quebra dos condutores. Por conseguinte, o cabo com um fio mais fino não é o ideal para aplicações com movimento, mas sim um fio em que a espessura do fio é adequada à respetiva secção nominal do condutor – seja 0,5 mm², 0,75 mm², 1,0 mm² ou 1,5 mm².
Connosco, não tem de especificar a classe do condutor, porque já instalamos o condutor ideal para as suas necessidades no condutor. Basta dizer-nos quais as especificações mecânicas que o seu cabo necessita de cumprir e selecionaremos o produto certo a partir da nossa gama de produtos. A melhor maneira de o fazer é utilizar a nossa ferramenta de verificação de preços online chainflex.

Inside sales
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h