O Gekko faz parte do programa da Köppl GmbH em Saldenburg/Lower Bavaria, que goza de uma boa reputação a nível mundial como fornecedor de topo de alfaias motorizadas de eixo único para o cultivo do solo e manutenção da paisagem. A Köppl desenvolve e fabrica vários suportes de alfaias - sempre com um único eixo, sempre com um motor de combustão, uma potente transmissão hidrostática e um eixo de tomada de força mecânico para acionar os acessórios e as ferramentas de trabalho. Com este perfil claro, a empresa, agora gerida por Karl Köppl na quarta geração, conseguiu que as alfaias fossem exportadas para todo o mundo e que a Köppl também desenvolvesse alfaias especiais para as necessidades da agricultura, por exemplo, em África e na Índia. O atrativo do "Made in Germany" contribui para o desenvolvimento sustentado e bem sucedido da empresa, assim como a sua força inovadora, que é demonstrada também pelo Gekko.
Ao desenvolver este aparelho motorizado para a feira, o objetivo era conseguir um elevado desempenho de corte (com uma largura de corte de até 5 m), mesmo em terrenos muito íngremes. Isto é conseguido, entre outras coisas, através de um centro de gravidade baixo com uma elevada distância ao solo, um eixo alargado e dois accionamentos hidráulicos independentes das rodas. Além disso, os projectistas realizaram uma inovação especial com a função "Self-Balance". Benjamin Roll, Diretor de Design da Köppl GmbH: "O eixo da Gekko pode ser deslocado em 300 mm no eixo longitudinal." Isto altera a distribuição do peso entre o eixo e a fixação.
Na prática, esta função, conhecida como "self-balance", é utilizada para que o eixo se aproxime ou se afaste mais da alfaia ou da barra de corte, consoante o declive e a subida ou descida. Aliás, as pessoas fazem uma coisa muito parecida: quando caminham numa subida ou numa descida, alteram inconscientemente o comprimento do seu passo para terem sempre uma base segura e manterem o seu equilíbrio.
Ao concretizar esta ideia, os projectistas foram confrontados com um desafio resultante das condições de funcionamento. "O esforço mecânico é muito elevado, porque são exercidas forças elevadas sobre o eixo. A isto acresce a forte sujidade a que os componentes do chassis estão expostos, consoante a superfície," diz o Sr. Roll. Outro aspeto: como as máquinas móveis trabalham ao ar livre, os veios lubrificados estavam fora de questão. Por isso, a Köppl utiliza componentes do sistema de design modular da igus® para várias soluções de rolamentos, incluindo os rotativos. Típico para estes componentes é a combinação de polímeros de alto desempenho com lubrificante incorporado (para o rolamento) e alumínio anodizado duro (eixo). "Utilizamos vários rolamentos da igus® e recebemos sempre bons conselhos sobre eles," diz Benjamin Roll. Esta tarefa é efectuada pelo consultor de vendas da igus®, Thomas Weber.