Problema
A empresa Sorter, na Polónia, concentra-se na conceção e venda de uma gama de soluções de máquinas tecnologicamente avançadas, desde máquinas de triagem a soluções de embalagem e paletização.
Uma dessas soluções é uma peça especial de equipamento - a chamada cadeira basculante ou "tippler", que é montada num empilhador especialmente concebido para o efeito. Como o nome sugere, esta aplicação efectua um movimento de inclinação de 180°, que é utilizado para esvaziar o conteúdo das caixas-palete. Estes sistemas são utilizados principalmente no processamento posterior de fruta, por exemplo, para alimentar com segurança maçãs de baixa qualidade num contentor de recolha. O dispositivo recolhe a fruta nos contentores de recolha e, graças ao movimento de inclinação lateral, garante que a fruta pode ser despejada sem uma força de impacto elevada.
No entanto, aquando da conceção do dispositivo de basculamento, o problema residiu no facto de existirem elevadas exigências relativamente ao rolamento deste sistema. Era importante garantir uma elevada precisão do processo e minimizar a fricção. Até agora, apenas a lubrificação regular do sistema podia garantir a manutenção do funcionamento da máquina, mas isso não era desejável.
Para além disso, todas as peças individuais também têm de ser capazes de suportar cargas elevadas. Isto significa que podem ter de ser rodadas caixas de paletes com um peso até 600 kg.
Além disso, o sistema funciona normalmente num ambiente poeirento, sujo e - devido ao processamento de fruta - por vezes húmido. Outros sistemas tendem a corroer-se após um curto período de tempo. Além disso, o diâmetro do eixo de acionamento principal deve ser o maior possível para poder mover a carga sobre ele.