Alterar idioma :
Pó de madeira, alta pressão e altas temperaturas: As condições ambientais para os casquilhos deslizantes das máquinas que montam lâminas de madeira são tudo menos ideais. Os casquilhos deslizantes de plástico da igus® provam o seu valor sob estas condições extremas. A Heinrich Kuper GmbH, o único fabricante a nível mundial a cobrir todo o espetro de tecnologias de montagem de folheados, utiliza os casquilhos divididos da igus® feitos do material iglidur® G numa nova geração de máquinas num ponto particularmente crítico - o casquilho do feixe de pressão.
No que diz respeito ao trabalho da madeira, a engenharia mecânica alemã tem uma posição forte a nível internacional. Isto pode dever-se em grande parte ao facto de o material e os processos de fabrico colocarem exigências muito elevadas às máquinas e aos conhecimentos de engenharia dos projectistas. Por exemplo, a produção de folheados: tiras individuais de folheados são montadas nos chamados tapetes, utilizando forças de pressão e temperaturas elevadas.
Além disso, as altas temperaturas que ocorrem levam à expansão térmica, que também deve ser compensada pelos rolamentos. Outros requisitos estão relacionados com a facilidade de manutenção e a disponibilidade do rolamento e, por conseguinte, de toda a máquina: uma vez que é necessário aceder aos elementos de colagem para fins de limpeza, o rolamento deve permitir este acesso - por outras palavras, a viga deve poder mover-se quando é necessário efetuar a manutenção. Para além disso, os rolamentos devem ser praticamente isentos de manutenção e de desgaste. Por último, mas não menos importante, os custos dos rolamentos também desempenham um papel importante.
Para o ACR - Superquick, a Kuper ainda tinha fornecido um rolamento de feixe de pressão de translação com guias de casquilhos de esferas. Michael von Mutius, diretor de projeto adjunto e engenheiro de projeto na Heinrich Kuper GmbH, responsável pela conceção do ACR - Speedstar: "No entanto, este rolamento não era isento de manutenção e era também relativamente caro. A acessibilidade aos elementos adesivos também não era a ideal."
A pressões superficiais até 100 MPa, apenas uma deformação plástica negligenciável é medida com as chumaceiras iglidur® G. Esta elevada resistência à compressão foi também um dos requisitos que a Kuper colocou no mancal de feixe de pressão. A chumaceira também é adequada para acomodar pressões elevadas porque o coeficiente de fricção diminui com o aumento da carga. carga mas não menos importante, não só os dados técnicos mas também os económicos estão corretos: as chumaceiras iglidur® são significativamente mais económicas em comparação com as chumaceiras metálicas laminadas disponíveis no mercado e, claro, ainda mais em comparação com as chumaceiras de esferas. Ao mesmo tempo, o esforço de serviço é minimizado porque os rolamentos são livres de manutenção e têm uma vida útil muito longa: Mesmo com cargas elevadas, consegue-se uma utilização prolongada com valores de fricção constantes.
A Kuper abriu novos caminhos com a inovadora chumaceira de feixe de pressão do ACR-Speedstar e vê esta solução de design pormenorizado como mais uma confirmação de que a inovação reforça a competitividade: O mancal de deslizamento de plástico deu provas na prática e a nova geração de máquinas já foi distinguida com o prémio "Challenge Award" na feira da madeira em Atlanta, EUA.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h