Alterar idioma :
Na grande estação de tratamento de águas residuais de Plauen, o nosso sistema básico flizz alimenta de forma fiável a ponte raspadora com energia. Substitui um enrolador de cabos motorizado e, desde então, a alimentação de energia e de sinal do clarificador primário tem funcionado sem problemas. O novo sistema - uma combinação pronta a instalar de calha articulada e caixa de aço inoxidável - foi especialmente desenvolvido para satisfazer o perfil de exigência das operações das estações de tratamento de águas residuais.

O clarificador primário da estação de tratamento de águas residuais de Plauen
Condições ambientais especiais para a calha articulada
O raspador móvel do clarificador primário, que se desloca num pórtico por cima do clarificador primário, demora vários minutos de cada vez a transportar os óleos, as gorduras e as lamas sedimentadas até ao fim da bacia, onde são bombeados e encaminhados para a estação de tratamento. Isto significa que os eixos não funcionam a cada segundo. No entanto, apesar da baixa velocidade, esta não é uma aplicação "low end" para movimentação de tubagens. Pelo contrário: O sistema de fornecimento de energia tem de funcionar durante todo o ano, ao ar livre, em funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana - no gelo, sob forte luz solar, em ambientes corrosivos, por vezes agressivos e com manutenção mínima.
Procura-se: alternativa ao enrolador motorizado
A solução convencional para esta aplicação é um enrolador de cabo motorizado que se desloca na ponte raspadora e enrola o cabo para cima e para baixo em sincronia com a posição do raspador. No entanto, um sistema deste tipo pode causar problemas, como se aperceberam os responsáveis da estação de tratamento de águas residuais de Plauen. Andreas Schubert, mestre em águas residuais e responsável por uma área de mestre-artesão no operador da estação ZWAV (Zweckverband Wasser und Abwasser Vogtland): "Como o cabo é colocado em cima da bacia, pode torcer-se e até congelar em condições de gelo. É então atropelado pelo raspador e tem de ser substituído."
Isto aconteceu várias vezes em Plauen, onde são tratadas as águas residuais de cerca de 70 000 habitantes e da indústria local, e levou a elevados custos de reparação: Os cabos estão adaptados às condições ambientais adversas e são, consequentemente, caros. Nesta situação, os operadores das estações de tratamento de águas residuais procuraram alternativas.

O sistema flizz básico no clarificador primário tem 58 m de comprimento
basic flizz: solução padrão para a tecnologia da estação de tratamento de esgotos
Uma das empresas contactadas foi a igus - em boa hora, uma vez que uma nova norma para a tecnologia de instalações de tratamento de esgotos tinha acabado de ser finalizada: O nosso sistema flizz básico - uma solução completa para o fornecimento de energia móvel a raspadores, crivos e outros sistemas de estações de tratamento de esgotos. É composto por uma calha articulada E2, que é preenchida com os cabos chainflex testados e comprovados e guiada de forma segura e suave numa caixa de aço inoxidável à prova de intempéries. O sistema compacto e robusto é adequado para instalação no chão e na parede, permite trajectos até 200 m e foi desenvolvido de raiz para muitos anos de funcionamento sem problemas e com manutenção mínima.

A calha articulada transporta energia e sinais para a ponte raspadora
Instalação no interior da bacia - funcionamento sem problemas
Este facto, bem como a relação preço/desempenho, convenceram o operador da estação de tratamento de águas residuais de Plauen, pelo que nada impediu a instalação. Na oferta foram tidas em conta algumas caraterísticas especiais. Por exemplo, o clarificador primário da estação de Plauen é relativamente longo, com quase 60 m, e o sistema móvel de fornecimento de energia teve de ser instalado no interior do tanque. A resistência à corrosão é, por isso, extremamente importante neste caso, bem como um funcionamento tão isento de manutenção e desgaste quanto possível: o flizz básico não é acessível sem drenar a bacia.
O novo sistema foi instalado no verão de 2013 e tem funcionado sem problemas desde então. Diz Schubert: "Não se registaram quaisquer problemas. Com o enrolador de cabos motorizado, teríamos certamente tido pelo menos mais um acidente."

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h