Um iate tem normalmente um outro barco: um barco ligeiro compacto ou um jet ski que transporta os passageiros do ancoradouro para terra e vice-versa. É aqui que entra em ação um sistema de elevação, uma plataforma ou uma garagem.
A H+B technics GmbH & Co KG está a concentrar-se neste mercado. Todos os anos são projectados e construídos cerca de 1.000 sistemas de elevação com capacidades de carga de 350 a 2.500 kg.
Os primeiros sistemas de elevação que a H+B desenvolveu e construiu há cerca de vinte anos continuam a ser utilizados atualmente. Este facto é um sinal positivo para a conceção, bem como para os componentes individuais, incluindo a alimentação de energia. Estes têm de ser capazes de fazer muito. Por exemplo, cerca de dois terços dos sistemas de elevação estão permanentemente debaixo de água, razão pela qual têm de ser extremamente resistentes à corrosão e, por isso, feitos de aço inoxidável de alta qualidade.
O espaço de instalação é também uma questão importante, uma vez que o espaço para o acionamento de giro é muito limitado.
Outros requisitos para as correntes: devem ser isentas de lubrificantes, de manutenção e de corrosão e, de um modo geral, devem atingir uma longa vida útil sob condições ambientais adversas. Um raio de curvatura estreito também é importante aqui.
E uma outra solução especial da H+B é utilizada para grandes iates com garagens. Neste caso, foi desenvolvida e fabricada uma ponte rolante que recolhe o barco e o coloca na posição de estacionamento através de um guincho. Para permitir o movimento do carro da grua, são necessárias guias de perfil lineares que, tal como a calha articulada, devem ser resistentes à água do mar e isentas de manutenção. Também não devem necessitar de lubrificação e devem atingir uma longa vida útil sob as condições especiais de funcionamento. Além disso, é necessário um binário de arranque reduzido, mesmo após longos períodos de inatividade, e um peso reduzido.