Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Classificação dos cabos chainflex®

Para lhe facilitar a escolha, classificamos todos os tipos chainflex® segundo os seguintes critérios: requisitos básicos, comprimento do curso, resistência a óleos e torção. Quanto maior o número, melhor o cabo.
 
Exemplo: Está à procura de um cabo que suporte a máxima carga mecânica. Numa aplicação sem suporte e deslizante, o curso deve ser até 100 m. Além disso, o cabo deverá também cumprir os requisitos de resistência a óleos de acordo com a norma DIN EN 50363-10-2. O cabo não tem de ser especialmente concebido para aplicações com torção.
 
Pode escolher a partir da visão geral de classificação:
 
Requisitos básicos: 6 Comprimento do curso: 5 Resistência a óleos: 3 Torção: 1
Isto resulta na classe do cabo – aqui, a "Classe 6.5.3.1" – que pode encontrar na página de cada produto.
CarregarCursoResistência a óleosTorção
de 1 a 71 a 61 a 41 a 4
Carregarbaixa1234567máximo
Cursosem suporte123456400m +
Resistência a óleosNenhum1234máximo
TorçãoNenhum1234±360°/m

A classe chainflex® é constituída por 4 partes:

Requisitos básicos

Capacidade de carga (R e V)
1 a 7

1: Cabos flexíveis
2: Cabos altamente flexíveis
3: Cabos adequados para calhas sem design especial (p. ex. condutores enrolados em camadas) para aplicação em calhas articuladas.
4: Cabos com estrutura especial para movimento contínuo em calhas articuladas, carga média, raios desde 7,5 x d, velocidade até 3 m/s
5: Cabos para movimento contínuo em calhas articuladas, carga elevada, raios desde 6,8 x d, velocidade até 10 m/s
6: Cabos para movimento contínuo em calhas articuladas, carga máxima, raios desde 5 x d, velocidade até 10 m/s
7: Cabos para movimento contínuo em calhas articuladas, carga máxima para os raios mais reduzidos, aplicações interiores e exteriores, raios desde 4 x d, velocidades até 10 m/s e mais
Comprimento do curso

Curso
1 a 6

1: Sem suporte
2: Curso até 10 m
3: Curso até 20 m
4: Curso até 50 m
5: Curso até 100 m
6: Curso até 400 m e mais
1: Sem resistência a óleos<br> 2: Resistente a óleos (DIN EN 50363-4-1)<br> 3: Resistente a óleos (DIN EN 50363-10-2)<br> 4: Resistente a óleos (DIN EN 60811-2-1), resistente a óleos orgânicos (VDMA 24568, testado pela DEA com Plantocut 8 S-MB)

Resistência a óleos
1 a 4

1: Sem resistência a óleos
2: Resistente a óleos (com base na norma DIN EN 50363-4-1)
3: Resistente a óleos (com base na norma DIN EN 50363-10-2)
4: Resistente a óleos (com base na norma DIN EN 60811-2-1), resistente a óleos orgânicos (com base na norma VDMA 24568, testado pela DEA com Plantocut 8 S-MB)
Torção

Torção
1 a 4

1: sem torção
2: ±90° por metro de cabo
3: ±180° por metro de cabo
4: ±360° por metro de cabo

Em teoria, seriam possíveis as seguintes classes: a menor classe é 1.1.1.1, a maior classe é 7.6.4.3

O que significa a "classe" (classificação) chainflex®?

A igus® fornece cabos para movimento permanente em calhas articuladas há mais de 25 anos – os cabos chainflex®, distinguem-se num aspeto:
Funcionamento seguro.
Para tal, todos os cabos chainflex® em todas as aplicações de calhas articuladas têm de superar requisitos exigentes, como raios de curvatura muito reduzidos, altas taxas de ciclo, espaços de instalação compactos, um vasto leque de influências químicas e parâmetros dinâmicos.
A igus® realiza testes básicos de qualificação de cabos de acordo com os seus padrões, no seu próprio centro técnico e no laboratório de testes. Estes padrões de qualificação chainflex® incluem séries de testes que resultam na atribuição da respetiva "classe" igus®.

1. Classificação chainflex® standard - "Materiais"

Os materiais da produção em série dos cabos chainflex® passam uma série de testes contínuos em calhas articuladas para além dos habituais testes standard específicos dos cabos elétricos (tais como testes de flexão contínua, envelhecimento, desgaste, resistência a ambientes agressivos, ou possivelmente de retardamento de chama). Estas séries de testes, que podem durar até três anos, são sempre baseadas em testes com movimento em calhas articuladas e incluem:
  • Testes de flexão contínuos em calhas articuladas à temperatura ambiente e em cursos sem suporte
  • Testes de flexão contínuos em calhas articuladas a baixas temperaturas e com curso de 8m (até -40°C, dependendo do material)
  • Testes de flexão contínuos em calhas articuladas em vários ambientes líquidos com um curso de aproximadamente 0.5m.
  • Testes de desgaste Testes de abrasão com a combinação de vários materiais de calha articulada.

3. Classificação chainflex® standard

Estes programas de testes baseiam-se em especificações standard das agências de certificação e são realizados em conformidade com estas especificações.
Testlab A igus® expandiu agora amplamente o seu laboratório de testes para calhas articuladas e cabos para 1030 metros quadrados. Os novos produtos standard e calhas articuladas específicas para clientes estão constantemente a ser testados em mais de 70 bancos de ensaio.

2. Classificação chainflex® standard - "Design"

Estas séries de testes, que podem durar de um a três anos, dependendo do objetivo (por exemplo números de ciclos), são sempre baseados em testes com movimento em calhas articuladas e incluem:
  • Testes de flexão contínuos em calhas articuladas à temperatura ambiente e em cursos sem suporte Os raios são muito mais pequenos do que os definidos mais tarde no catálogo.
  • Testes de flexão contínuos em calhas articuladas com temperaturas entre -40°C e +60°C  - dependendo da construção e do material - com cursos e raios mais pequenos do que os definidos mais tarde no catálogo.
  • Testes de torção contínuos nas calhas articuladas triflex® com ±180°/m em cabos para torção num banco de ensaios à torção com 1m de calha triflex®.
  • Testes de torção contínuos nas calhas articuladas triflex® com programas de movimento em robôs com seis eixos.

4. Classificação chainflex® standard - "Otimização da produção"

Após uma qualificação plurianual do design e dos materiais, os processos de produção são qualificados e definidos até ao nível das máquinas, a fim de manter a tolerância de fabrico o mais reduzida possível. Naturalmente, são recolhidos cabos da produção em curso, de forma sistemática e contínua, e submetidos a um teste de lote. Teste de lote na igus® significa:

Registo e análise dos parâmetros de produção em relação ao cabo chainflex®.

Realização de testes de resistência à flexão em bancos de ensaio de calhas articuladas com cursos curtos e rápidos.


Como forma de simplificar a seleção de quase 1000 cabos para calhas articuladas móveis, a igus® introduziu o novo sistema de seleção de "classe" e qualificação de cabos com base nestas séries de testes.
Com base nesta classificação, é possível selecionar um cabo para aplicações específicas de forma rápida e fácil. A "classe" descreve a carga esperada, o curso e a necessária resistência a óleos/ao meio.