Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Materiais de veio iglidur


Banco de ensaio de desgaste com rotação para testar a taxa de desgaste em rotação para cargas reduzidas Banco de ensaio de desgaste com rotação para testar a taxa de desgaste em rotação para cargas reduzidas
Desgaste com veio Cf53 Y = Desgaste [μm/km]
 
 
Desgaste com veio Cf53, p = 0,75 MPa, v = 0,50 m/s, Ra = 0,20 μm
Desgaste com veio V2A Y = Desgaste [μm/km]
 
 
Desgaste com veio V2A, p = 0,75 MPa, v = 0,50 m/s, Ra = 0,20 μm

Materiais dos veios

Para além do próprio casquilho deslizante, o veio é o parâmetro mais importante num sistema de casquilhos. Está em contacto direto com o casquilho e, tal como este, é afetado pelo movimento relativo. O veio irá desgastar-se em todo o caso. Contudo, os sistemas de casquilhos modernos são concebidos de forma que o desgaste dos veios é tão reduzido, que não é possível detetá-lo através de métodos tradicionais da tecnologia de medição. Os veios podem ser distinguidos e classificados de acordo com a sua dureza e o acabamento superficial.
 
Coeficiente de atrito
 
 
A dureza do veio também desempenha um papel importante. Quando os veios são menos duros, são suavizados durante a fase inicial. Os pontos de desgaste desgastam e a superfície é transformada. Em alguns materiais, este efeito tem uma influência positiva e a resistência ao desgaste do casquilho de polímero aumenta.
 
Nos diagramas seguintes são listados os materiais de veio mais importantes e comparados os materiais iglidur mais adequados. Para uma comparação mais fácil, a escala do eixo de desgaste é a mesma em todos os gráficos.
 
Os resultados de desgaste reduzido dos sistemas com veios cromoduros são especialmente impressionantes. Este tipo de veio muito duro, mas também suave, obtém excelentes resultados em termos de comportamento de desgaste com muitas combinações de casquilhos. O desgaste de muitos casquilhos deslizantes iglidur é menor neste veio do que em qualquer outro material de veio testado. Contudo, deve salientar-se que, devido à reduzida rugosidade da superfície, o risco de efeito de arranque brusco nos veios cromoduros é particularmente elevado.
Desgaste com veio V2A Y = Desgaste [μm/km]
 
 
Desgaste com veio V2A, p = 0,75 MPa, v = 0,50 m/s, Ra = 0,20 μm
Desgaste com veio cromoduro Y = Desgaste [μm/km]
 
 
Desgaste com veio, p = 0,75 MPa, v = 0,50 m/s, Ra = 0,20 μm
Desgaste com veio de aço maquinado Y = Desgaste [μm/km]
 
 
Desgaste com veio de aço maquinado, p = 0,75 MPa, v = 0,50 m/s, Ra = 0,20 μm
Desgaste com veio St37 Y = Desgaste [μm/km]
 
 
Desgaste com veio St37, p = 0,75 MPa, v = 0,50 m/s, Ra = 0,20 μm
Desgaste com veio de alumínio anodizado Y = Desgaste [μm/km]
 
 
Desgaste com veio de alumínio anodizado, p = 0,75 MPa, v = 0,50 m/s, Ra = 0,20 μm
Desgaste com veio X90 Y = Desgaste [μm/km]
 
 
Desgaste com veio X90, p = 0,75 MPa, v = 0,50 m/s, Ra = 0,20 μm