Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

FAQ sobre Automação low-cost –
Perguntas e respostas


FAQ robolink
irc- FAQ
alc-faq-sistemas-de-módulos-lineares-multiaxiais
LCA-faq-dryve
LCA-faq-robôs-Delta
LCA-faq-caixa-redutora

Braço robótico articulado robolink®

O que é um robolink®?

O robolink® é um braço robótico articulado, que pode ser equipado com diversas ferramentas, como garras, eletroímanes, ventosas, câmaras, etc. O braço robolink® pode ser facilmente configurado para assegurar um curto tempo de colocação em funcionamento e uma solução económica para diversas aplicações. Estando disponível com 4 e 5 graus de liberdade, o robolink® tem uma elevada flexibilidade que lhe permite resolver problemas em aplicações de diversas indústrias.

Que carga útil máxima consegue suportar o braço robótico articulado robolink®?

O robolink® suporta até 3 kg de carga útil. Visite a nossa loja online para descobrir que carga útil suporta cada versão.

O que significa alcance e alcance nominal do braço robótico articulado?

O alcance nominal indica a área de trabalho na qual o robô pode operar a longo prazo. A curto prazo, o robô também pode trabalhar na área de alcance máximo.

Qual é o alcance dos braços robóticos articulados robolink®?

O alcance do nosso robolink® varia de 510 mm a 790 mm. Visite a nossa loja online para saber mais sobre o alcance das versões individuais do robolink®.

O braço robótico articulado é sempre a melhor opção para a minha aplicação?

Os robôs podem proporcionar inúmeras vantagens, como aliviar-nos de tarefas aborrecidas ou difíceis, aumentar a eficiência e melhorar a produtividade em fábricas e empresas. Os robôs não são a melhor solução para todas as tarefas, mas, com testes e simulações 3D, conseguimos analisar rapidamente a aplicação e determinar a melhor solução para o problema.
Teremos todo o gosto em discutir consigo numa reunião pessoal se o braço robótico articulado é a melhor opção, pois, por vezes, outras cinemáticas são mais fáceis de integrar nos processos.

Posso ver o robolink®?

Pode solicitar uma marcação com a nossa equipa de vendas, em pessoa ou virtualmente (via Microsoft Teams).
Contacte-nos!

Que operadores terminais são utilizados com o robolink®?

O robolink® pode ser equipado com praticamente qualquer operador terminal, desde que se situe dentro da carga útil do robô. Podem estar incluídos eletroímanes, garras, ventosas e muitas outras ferramentas.
Em RBTX.com, o nosso mercado online para componentes robóticos, pode comprar diversos componentes aos nossos fornecedores parceiros.

Que cabos são utilizados com o robolink®?

Com o robolink® pode utilizar diversos cabos e mangueiras, desde mangueiras pneumáticas até cabos de sensor. As possibilidades são quase ilimitadas!
Pode alojar 2 cabos de 8 mm por lado no robolink® DP. Além disso, existem calhas articuladas externas para o robolink® DP e o robolink® DC, que pode preencher facilmente.
 

Posso realizar curvaturas com o robolink®?

Apenas condicionalmente, pois é necessário deslocar para vários pontos numa curvatura, a fim de completar a curva. Porque o movimento de curvatura não é totalmente redondo.

O que significa o 7.º eixo?

O 7.º eixo é um eixo linear para a movimentação de um robô.

Com que fabricantes é compatível e facilmente integrado o 7.º eixo?

  • Robôs universais UR3, UR5 e UR10
  • robolink DP4, robolink DP5, robolink DC da igus

Do que preciso para controlar o 7.º eixo?

Para os robôs da igus, do sistema de controlo para robôs da igus.

Para os robôs UR, de uma solução UR Cap. Fornecemo-las na nossa loja (a nossa ref.ª DDLE-UR-0001)

Sistema de controlo para robôs e software da igus®

O que é o sistema de controlo para robôs da igus®?

sistema de controlo para robôs da igus® é um sistema de controlo desenvolvido para controlar todos os robôs fornecidos pela igus® (braços robóticos articulados, robôs Delta e sistemas de módulos lineares multiaxiais).  Com o software correspondente, pode programar e mover o robô através de uma interface gráfica de utilizador.
Pode descarregar e experimentar o software de forma gratuita antecipadamente. O software foi especialmente desenvolvido para tornar a entrada na automação o mais fácil possível. Porque a interface 3D é muito intuitiva e fácil de operar.
O sistema de controlo está disponível em quadros de comando ou calhas DIN.

Que robôs posso controlar com o sistema de controlo para robôs da igus®?

Temos três tipos de robôs padrão na nossa gama de robôs de automação low-cost. O iRC foi desenvolvido para controlar os três tipos de robôs padrão com o mesmo software e hardware.

Como posso aprender a programar robôs com o sistema de controlo para robôs da igus®?

  • A nossa equipa de peritos terá todo o gosto em ajudá-lo com todas as questões relativas à programação de robôs.
  • Também oferecemos cursos de formação online quanto ao sistema de controlo para robôs da igus a pedido.
  • Temos ainda à disposição inúmeros vídeos de instruções e material informativo.
  • Pode descarregar e experimentar o software de controlo para robôs da igus de forma gratuita e sem compromisso.  
Pode falar connosco a qualquer momento.
 

Qual é a diferença entre a versão de calha DIN e a de quadro de comando?

  • Versão de calha DIN: destina-se à integração no seu próprio quadro de comando, 10 metros de cabos de motor, encoder e INI e todas as outras ligações.
  • Versão de quadro de comando: quadro de comando completo com paragem de emergência, unidade de alimentação, 10 metros de cabos de motor, encoder e INI e todas as outras ligações.

Quanto custa o sistema de controlo para robôs da igus®?

Depende se se trata do software ou do hardware.
  • O software em si é totalmente gratuito; sem custos, sem taxa de licença, totalmente gratuito. Pode descarregar o software aqui. Pode simular os três robôs muito rapidamente.
  • O custo do hardware depende de vários fatores, como a flexibilidade oferecida. O sistema de controlo para robôs da igus pode controlar robôs de 2 a 5 eixos, com a opção de também integrar sistemas de visão e garras. Também temos duas versões, uma versão montada num quadro e uma versão de calha DIN para instalação no quadro do cliente. Aqui, pode solicitar diretamente uma oferta detalhada.

Como obtenho apoio se tiver um problema?

Descreva brevemente o problema e envie-nos o ficheiro "logMessages.log" da pasta C:\iRC-igusRobotControl\.

Sistema de módulos lineares multiaxiais drylin®

O que é um sistema de módulos lineares multiaxiais drylin?

Os sistemas de módulos lineares multiaxiais drylin® são sistemas multiaxiais cartesianos. Um sinónimo para sistema de módulos lineares multiaxiais é robô cartesiano.

Qual é o comprimento máximo do curso dos sistemas de módulos lineares multiaxiais drylin®?

Geralmente, o nosso máximo é 3000x3000x750 (xyz), mas o nosso departamento de conceção também pode proporcionar cursos mais longos. A melhor forma é enviar-nos um pedido para nós verificarmos os seus requisitos.

Que motores podem ser utilizados com os sistemas de módulos lineares multiaxiais drylin®?

Em princípio, podem ser ligados todos os motores elétricos. Na igus, usamos maioritariamente motores de passo e BLDC/EC.

Qual é a gama de repetibilidade dos sistemas de módulos lineares multiaxiais drylin®?

0,3 a 0,5 mm

Qual é a velocidade máxima dos sistemas de módulos lineares multiaxiais drylin®?

1 m/s, mas também existem exceções neste aspeto. A melhor forma é enviar-nos um pedido para nós verificarmos os seus requisitos.

Que sistema de módulos lineares multiaxiais drylin® é adequado para a minha aplicação?

Teremos todo o gosto em tratar da configuração por si. A melhor forma é enviar-nos um pedido para nós verificarmos os seus requisitos.

Todos os sistemas de módulos lineares multiaxiais drylin® estão disponíveis como solução completa?

Sim. Pode obter informações a este respeito no nosso blog.

Sistemas dryve da igus®

O que é o dryve da igus®?

A igus® produz dois sistemas de controlo para motores, que são adequados para motores DC e diversas aplicações. Pode ler mais sobre este assunto abaixo.
 
D1 dryve
O drylin® D1 dryve foi concebido para o controlo direto de motores de passo, DC e EC/BLDC e de eixos individuais, como acionamentos de correia lineares ou acionamentos de fuso individual. Se vários D1 dryve forem ligados por um sistema de controlo de nível superior (CLP, PC industrial, etc.), também podem ser utilizados em sistemas multiaxiais, como robôs Delta ou sistemas de módulos lineares multiaxiais.
 
D3 dryve
O drylin® D3 dryve foi concebido para o controlo direto de motores DC em eixos individuais, como acionamentos de correia ou fusos, para movimentos lineares simples a diferentes velocidades e a partir de diferentes posições iniciais.

Qual é a diferença entre o D1 dryve e o D3 dryve e onde são utilizados?

O drylin® D1 dryve é um sistema de controlo para motores (para motores EC/BLDC, EC, de passo e DC), que foi desenvolvido para proporcionar um sistema de controlo para motores universal para todos os módulos lineares da igus. Os tempos de set-up normalmente longos dos sistemas de controlo para motores podem ser reduzidos ao mínimo, reduzindo as configurações ao mínimo necessário.
O D1 dryve pode ser utilizado em aplicações de automação simples, bem como em instalações industriais complexas.
 
O drylin® D3 dryve é um sistema de controlo para motores DC, que foi desenvolvido para oferecer soluções baseadas nas necessidades para as tarefas de automação mais simples e, ao mesmo tempo, reduzir os tempos de colocação em funcionamento geralmente longos ao mínimo.

Que motores posso controlar com o D1 dryve ou o D3 dryve?

  • D1 dryve: todos os motores de passo, DC e EC/BLDC da igus, bem como motores de classes de performance semelhantes de outros fabricantes.
    Tanto em operações controladas, com e sem monitorização da posição, como em operações de circuito fechado (similarmente a um servomotor).
  • D3 dryve: todos os motores DC da igus, bem como motores DC de outros fabricantes (corrente contínua máx. do motor de 2,5 A).

 

De que fonte de alimentação preciso para o D1 dryve ou o D3 dryve?

  • D1 dryve: a alimentação lógica é de 12-24 V e a alimentação em carga é de 12-48 V.
  • D3 dryve: 24 V/2,5 A

De que software preciso para o D1 dryve ou o D3 dryve?

Nenhum!
O D1 dryve tem um servidor web integrado para configuração. Ao introduzir o endereço IP mostrado no ecrã do D1 num navegador à sua escolha, pode aceder diretamente a todas as configurações necessárias.
 
Com o D3 dryve, os poucos ajustes necessários podem ser realizados com pequenos interruptores, como botões rotativos no corpo.
 

O que é necessário para colocar em funcionamento o D1 dryve ou o D3 dryve?

  • D1 dryve: são necessários uma fonte de alimentação (12 a 24 V) e um PC, incluindo interface Ethernet (e cabo).
  • D3 dryve: ligue uma fonte de alimentação de 24 V e um motor → e está pronto a funcionar. Sem instalação complicada de software nem ligação complexa de diversos interruptores e sensores adicionais.

Preciso de ter conhecimentos básicos de engenharia elétrica para operar o sistema de controlo para motores D3 dryve?

Os elementos rotativos operados intuitivamente permitem definir a velocidade e o limite de força do motor ligado sem conhecimentos prévios.

D3 dryve: como movo o motor depois de este ter sido ligado eletricamente?

Um movimento de deslocação pode ser iniciado através dos dois botões na frente do D3 dryve e de 2 interruptores externos sem potencial.

O meu sistema automatizado consegue comunicar com o D1 dryve?

Com protocolos de comunicação normalizados, tais como CANopen ou Modbus TCP, como gateway, é muito fácil ligar o sistema a controladores industriais, tais como Siemens ou Beckhoff. As entradas e saídas digitais permitem uma comunicação extremamente fácil com controladores industriais, mas também com módulos open source económicos, tais como Arduino ou Raspberry Pi.

Robô Delta drylin®

O que é um robô Delta e onde é utilizado?

Um robô Delta ou robô paralelo é um robô de 3 eixos ligado por uma articulação comum por cima e por baixo dos braços, para concretizar o seu principal objetivo: recolher e posicionar objetos.  
 
O robô Delta da igus® está disponível numa versão pequena e numa grande: permite aos clientes com um espaço de trabalho mais pequeno (diâmetro de 330 mm com uma altura de 75 mm) alcançar velocidades mais altas. O robô Delta grande tem agora o dobro do alcance do robô pequeno (diâmetro de 660 mm a uma altura de 180 mm), permitindo aos clientes com um espaço de trabalho mais pequeno (diâmetro de 330 mm a uma altura de 75 mm) a flexibilidade de recolher e posicionar objetos a partir de locais mais distantes.
 
Um robô Delta pode ser utilizado para aplicações padrão com peças pequenas, como a recolha de uma correia transportadora ou mesa de acumulação para um destino estacionário, ou para pintura, pulverização e trabalhos repetitivos numa área pequena.

Qual é a carga útil de um robô Delta drylin?

O robô Delta da igus® pode elevar até 5 kg e pressionar até 100 N (10 kg).

Qual é o alcance de um robô Delta drylin?

O robô Delta drylin® pode alcançar um diâmetro de até 360 mm com uma altura de 75 mm.
A versão maior do robô Delta drylin® pode alcançar um diâmetro de até 660 mm com uma altura de 180 mm.

Que opcionais podem ser utilizados com o robô Delta drylin?

Com as opções utilizadas no robô Delta drylin®, as possibilidades são quase ilimitadas.
Estes incluem desde eletroímanes, ventosas e garras mecânicas até ferramentas de preensão impressas em 3D. Toda a energia e o ar comprimido podem ser guiados por um sistema de gestão de cabos até à placa terminal, que também podemos fornecer!
Em RBTX.de, o nosso mercado online para componentes robóticos, pode comprar diversos componentes aos nossos fornecedores parceiros.

Quão preciso é um robô Delta drylin?

A precisão do robô Delta drylin® é de +/- 0,5 mm.

Quantas recolhas por minuto consegue realizar um robô Delta drylin?

O robô Delta drylin® consegue realizar até 60 recolhas por minuto.

Caixa de transmissão drygear®

Que transmissões são possíveis?

Atualmente, a relação de transmissão é de 28:1

Que conjuntos de motor podem ser ligados?

Motores de passo NEMA 11 e 17

Que opcionais posso montar no robot delta?

A placa com flange é compatível com os operadores comuns. O padrão de furação com roscas M4 e M6 permite uma ligação flexível.  

O que acontece com o binário de falha?

A caixa redutora escorrega e nenhum dente parte. Tem de abrir a caixa redutora e realinhar o anel flexível, depois a caixa redutora irá funcionar novamente.

Engrenagem sem-fim drygear®

Que tamanhos de instalação estão disponíveis?

Estão atualmente disponíveis os tamanhos de instalação 20, 30 e 50 e mais estão a ser planeados.

Que tamanhos de instalação e relações estão disponíveis?

De momento, fornecemos os tamanhos de instalação 20, 30 e 50 e relações de 5:1 a 70:1.

Como configuro o motor certo?

Para o efeito, fornecemos instruções na nossa ficha técnica.

Estão disponíveis peças sobressalentes?

Sim, também pode encomendar-nos a roda helicoidal e o veio sem-fim separadamente.

Quando devo utilizar engrenagens sem-fim com PRT ou rolamentos de esferas?

PRT:
  • Capacidade de carga axial superior  
  • Para cargas de impacto
  • Utilização: aplicações horizontais com cargas de impacto, cargas elevadas ou excêntricas, eixos rotativos, mesas de indexação rotativas

Rolamentos de esferas:
  • Menos folga
  • Eficiência mais elevada
  • Utilização: aplicações verticais, caixas redutoras de robô

drygear® Apiro

Que modelos de caixa redutora estão disponíveis em stock na igus?

Atualmente, temos todos os modelos de caixa redutora em stock.

Que transmissões são possíveis?

Estão disponíveis em 4:1, 32:1 e 64:1.
3:1, 8:1 e 16:1 também estão opcionalmente disponíveis.

Quando deve ser utilizada cada transmissão?

4:1 para movimentos de rotação muito rápidos

32:1 para cargas elevadas

64:1 para posicionamento preciso e travagem automática

Que conjuntos de motor podem ser ligados?

Todos os motores DC drylin E, bem como motores de passo nos tamanhos de instalação NEMA 11, NEMA 17 e NEMA 23

Que diâmetros de saída estão disponíveis?

4-12 mm

Qual é o curso máximo e mínimo para o módulo linear?

Mín. 53 mm
Máx. 1042 mm

Também posso controlar a caixa redutora Apiro com o sistema de controlo para motores D1/D3?

Sim.

A caixa redutora Apiro é adequada para aplicações com salpicos de água e subaquáticas?

Temos um modelo especial para esta aplicação, que podemos fornecer a pedido.

Que binário posso transmitir?

4:1 com 2,5 Nm

32 com 1 Nm

64 com 1 Nm

Estão disponíveis peças sobressalentes?

Sim, também pode encomendar-nos a roda helicoidal e o veio sem-fim separadamente.

Para que aplicações podem ser utilizados os componentes do sistema de transmissão modular drygear Apiro?

O nosso sistema de transmissão modular drygear Apiro permite um número infinito de combinações possíveis para as mais variadas aplicações. Isto inclui

  • eixos rotativos,
  • Ajustes posicionais,
  • aplicações com empurradores
  • ou robôs cartesianos

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h