Estou familiarizado com produtos da igus e conheço os diâmetros internos e externos, materiais, requisitos, etc. necessários.
Conheço as variáveis ambientais da minha aplicação e gostaria de calcular a duração de vida dos meus rolamentos de esferas.
Preciso de mais informações sobre os rolamentos de esferas xiros em polímero relativamente aos materiais, tipos e vantagens.
Preciso de uma peça especial individual, feita à medida, que se desvie da norma DIN para a minha aplicação.
Os rolamentos de esferas xiros em polímero estão em conformidade com a norma DIN 625. Não requerem lubrificação externa, são resistentes à corrosão (quando é usado vidro ou polímero) e funcionam de forma extremamente silenciosa. Isto torna-os uma alternativa económica aos rolamentos de esferas metálicos. Compostos por uma mistura de tribopolímeros, os componentes iglidur em plástico são leves, resistentes a químicos e não magnéticos. Isso permite uma utilização segura nas indústrias médica, de embalagens,alimentar, na tecnologia de acionamento entre outras. Considerando que o polímero para nossos rolamentos de esferas xiros consiste numa mistura de plásticos básicos, lubrificantes sólidos, fibras e filamentos, as esferas são feitas devidro, plástico ou aço inoxidável. As esferas são alojadas numa gaiola, em xirodur B180, poliamida (PA), polipropileno (PP) ou polieteretercetona (PEEK). Por favor, consulte nosso catálogo para saber mais combinações de materiais e especificações técnicas.
Os rolamentos de esferas pertencem à família das guias lineares de esferas. Ao moverem-se entre um anel interno e um anel externo, os rolamentos reduzem o atrito rotacional e absorvem as cargas radiais e axiais. Na maioria das aplicações, um anel é rígido e o outro é preso ao conjunto rotativo, como um cubo ou veio em aço. Quando um anel gira, as esferas, que são fixadas dentro de uma gaiola, também começam a girar. Como as esferas rolam, têm menor coeficiente de atrito do que duas superfícies planas que deslizam uma contra a outra. Devido à menor superfície de contacto entre as esferas e os anéis, os rolamentos de esferas tendem a ter uma capacidade de carga menor para seu tamanho do que outros tipos de rolamentos. Contudo, conseguem funcionar com um certo desalinhamento entre os anéis internos e externos. Os casquilhos autolubrificantes conseguem absorver cargas mais elevadas e são menos sensíveis a choques.
"Para nós, o fator decisivo aqui é o funcionamento suave dos rolamentos de esferas nos rolos-guia. No passado, utilizámos rolamentos metálicos. No entanto, o funcionamento não era suave o suficiente, o que por vezes fazia com que o rolo parasse completamente e a fita deslizasse sobre o mesmo. "
Sören Meissner | Engenheiro de projeto para Tecnologia de inspeção e etiquetagem na Krones AG
Quer seja na indústria de embalagens, indústria têxtil, para testes e protótipos ou garantia de qualidade: os rolamentos de esferas em polímero xiros já são utilizados com sucesso numa ampla variedade de indústrias e são especialmente populares onde as soluções convencionais de rolamentos de esferas de metal não são adequadas.
Ir para a visão geral da aplicação
A igus é um dos poucos fabricantes em todo o mundo que produz anéis de rolamentos de esferas em moldagem por injeção. Isto oferece aos utilizadores inúmeras vantagens:
Os nossos rolamentos de esferas são testados no maior laboratório de testes da indústria em qualquer lugar do mundo.
Pode descarregar o catálogo mais recente aqui.
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
24h