Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000

Rolamentos de esferas em polímero xiros®

Loja

Estou familiarizado com produtos da igus e conheço os diâmetros internos e externos, materiais, requisitos, etc. necessários.

Loja online

Ferramentas online

Conheço as variáveis ambientais da minha aplicação e gostaria de calcular a duração de vida dos meus rolamentos de esferas.

Fácil configuração online

Mais sobre os produtos xiros

Preciso de mais informações sobre os rolamentos de esferas xiros em polímero relativamente aos materiais, tipos e vantagens.

Mais informações

Peças especiais

Preciso de uma peça especial individual, feita à medida, que se desvie da norma DIN para a minha aplicação.  

Faça agora uma consulta para peças especiais

A alternativa aos rolamentos metálicos

Os rolamentos de esferas xiros em polímero estão em conformidade com a norma DIN 625. Não requerem lubrificação externa, são resistentes à corrosão (quando é usado vidro ou polímero) e funcionam de forma extremamente silenciosa. Isto torna-os uma alternativa económica aos rolamentos de esferas metálicos. Compostos por uma mistura de tribopolímeros, os componentes iglidur em plástico são leves, resistentes a químicos e não magnéticos. Isso permite uma utilização segura nas indústrias médica, de embalagens,alimentar, na tecnologia de acionamento entre outras.  Considerando que o polímero para nossos rolamentos de esferas xiros consiste numa mistura de plásticos básicos, lubrificantes sólidos, fibras e filamentos, as esferas são feitas devidro, plástico ou aço inoxidável. As esferas são alojadas numa gaiola, em xirodur B180, poliamida (PA), polipropileno (PP) ou polieteretercetona (PEEK). Por favor, consulte nosso catálogo para saber mais combinações de materiais e especificações técnicas.

Visão geral dos rolamentos de esferas em polímero xiros®

FAQ


O que é exatamente um rolamento de esferas?

Os rolamentos de esferas pertencem à família das guias lineares de esferas. Ao moverem-se entre um anel interno e um anel externo, os rolamentos reduzem o atrito rotacional e absorvem as cargas radiais e axiais. Na maioria das aplicações, um anel é rígido e o outro é preso ao conjunto rotativo, como um cubo ou veio em aço. Quando um anel gira, as esferas, que são fixadas dentro de uma gaiola, também começam a girar. Como as esferas rolam, têm menor coeficiente de atrito do que duas superfícies planas que deslizam uma contra a outra. Devido à menor superfície de contacto entre as esferas e os anéis, os rolamentos de esferas tendem a ter uma capacidade de carga menor para seu tamanho do que outros tipos de rolamentos. Contudo, conseguem funcionar com um certo desalinhamento entre os anéis internos e externos.  Os casquilhos autolubrificantes conseguem absorver cargas mais elevadas e são menos sensíveis a choques.


Vantagens dos nossos rolamentos em polímero

  • Isenção de lubrificação e de manutenção
  • Elevada resistência a ambientes agressivos
  • Sem metal (devido ao uso de esferas de vidro e plástico), portanto não magnéticos
  • Para temperaturas até +150°C (dependendo do material)
  • Elevada resistência a ambientes agressivos , adequados para lavagens
  • Leves
  • Isoladores elétricos (ou em conformidade com ESD)
  • Material em conformidade com a FDA (dependendo do material)
  • Duração de vida previsível


Em todo o mundo, os clientes já contam com os rolamentos de esferas em polímero xiros


 
CW Cleaning Solutions GmbH | Novetrium GmbHErwin Koppe - Keramische Heizgeräte GmbH | Airex Co. Ltd. | ISAS GmbH | Ishida Europe


"O funcionamento suave é fundamental"

Sören Meissner, Engenheiro de projeto na Krones AG

"Para nós, o fator decisivo aqui é o funcionamento suave dos rolamentos de esferas nos rolos-guia. No passado, utilizámos rolamentos metálicos. No entanto, o funcionamento não era suave o suficiente, o que por vezes fazia com que o rolo parasse completamente e a fita deslizasse sobre o mesmo. "
 
Sören Meissner | Engenheiro de projeto para Tecnologia de inspeção e etiquetagem na  Krones AG

Mais aplicações de clientes

Visão rápida das aplicações com rolamentos de esferas em polímero xiros®

Quer seja na indústria de embalagens, indústria têxtil, para testes e protótipos ou garantia de qualidade: os rolamentos de esferas em polímero xiros já são utilizados com sucesso numa ampla variedade de indústrias e são especialmente populares onde as soluções convencionais de rolamentos de esferas de metal não são adequadas.
 
Ir para a visão geral da aplicação


Requisitos de medição e recomendações de instalação

A igus é um dos poucos fabricantes em todo o mundo que produz anéis de rolamentos de esferas em moldagem por injeção. Isto oferece aos utilizadores inúmeras vantagens:

  • Elevada resistência ao desgaste devido ao formato quando está sob elevada tensão
  • Distribuição homogénea do material
  • Produção económica, reduzindo os preços de venda
  • Simplificação da instalação dos rolamentos de esferas
Devido a este processo de produção, aplicam-se regras diferentes à medição, bem como à instalação, em comparação com rolamentos de esferas de metal ou cerâmica. O anel externo dos rolamentos de esferas em polímero têm uma forma cónica. Isso simplifica a instalação num alojamento adequado (com o lado estreito primeiro). Após a montagem à pressão num alojamento maquinado com tolerância H7, a folga é reduzida. Como tal, os rolamentos de esferas devem ser medidos em toda a largura; começando num ângulo de 90° do ponto de injeção.

Tolerâncias e recomendações de instalação para rolamentos de esferas xiros® em polímero

Testados!

Os nossos rolamentos de esferas são testados no maior laboratório de testes da indústria em qualquer lugar do mundo.

Catálogo xiros

Pode descarregar o catálogo mais recente aqui.