Os proprietários de automóveis sabem qual é o problema se o automóvel estiver sujo. A sujidade adere e dá mau aspeto. Não há como evitar a lavagem do veículo. É aqui que entram em cena os sistemas de lavagem de automóveis. Estes existem para limpar veículos como camiões, automóveis, autocarros e mesmo comboios. Por norma, distingue-se entre a lavagem automática, lavagem self-service e pórticos de lavagem. Na lavagem automática, o automóvel passa por várias etapas de limpeza através de correia transportadora. Os clientes não têm de sair do automóvel. Por outro lado, existem sistemas de lavagem nos quais o automóvel é lavado manualmente. Aqui, os veículos são limpos com aparelhos de limpeza a alta pressão e escovas de espuma. A terceira forma de lavagem de automóveis consiste nos pórticos de lavagem. O automóvel fica parado após entrar no sistema de lavagem. O processo de limpeza inicia-se e as escovas executam a limpeza de forma totalmente automática. De forma a satisfazer as exigências crescentes dos modernos sistemas de lavagem, a igus, empresa especializada em motion plastics, ajuda-o a aumentar a duração de vida dos seus sistemas com plásticos de alto desempenho autolubrificados e isentos de manutenção, reduzindo os custos em simultâneo.
Este sistema de lavagem utiliza robôs industriais para a limpeza de camiões ao ar livre. As condições ambientais mais adversas, como pó de minério, calor e humidade, representam desafios para os componentes instalados. As calhas articuladas resistem a estas influências e funcionam sem falhas.
Numa estação de ensaboamento de pneus, eram usados até à data casquilhos metálicos, que causavam regularmente falhas no sistema. Agora, estes casquilhos foram substituídos por casquilhos de plástico produzidos a partir de varão semi-acabado da igus. Isto permite poupar custos no valor de vários milhares de euros por ano.
Neste sistema de lavagem é limpa a carroçaria dos automóveis. Dois bicos rotativos limpam os veículos com jatos a alta pressão, tendo de ser resistentes à sujidade e à água. Os casquilhos metálicos foram substituídos por casquilhos deslizantes iglidur, que reduzem as falhas operacionais causadas pela falta de lubrificantes.
Com este sistema moderno, deixa de ser necessária a lavagem manual de comboios. Um processo automatizado trata da lavagem e subsequente secagem, do início ao fim. Devido ao reduzido espaço de instalação, são utilizados para os movimentos calhas articuladas e cabos chainflex.
Para o ajuste de uma porta de proteção de um sistema de lavagem de automóveis, era necessário um sistema de guiamento fiável que requeresse uma força de acionamento reduzida. O sistema de guia linear drylin W incorpora agora um componente económico e isento de manutenção.