Com as calhas articuladas, os cabos e os casquilhos deslizantes da igus, pretendemos melhorar o desempenho técnico dos seuss equipamentos ou reduzir os custos. Idealmente, podemos melhorar a performance técnica e reduzir as suas despesas utilizando produtos da igus mais resistentes ao desgaste e com uma menor necessidade de substituição. Os sensores e sistemas isense permitem a manutenção preditiva das calhas articuladas, dos casquilhos deslizantes dry-tech e dos cabos chainflex.
As anomalias são detetadas antes de ocorrerem e os tempos de inatividade são evitados graças a uma intervenção atempada. As inspeções regulares de manutenção deixam de ser necessárias e os colaboradores podem aumentar a sua produtividade.
Sob a designação "isense", a igus disponibiliza diversos sensores que detetam o estado dos componentes da igus como cabos e calhas articuladas. Entre outros aspetos, medem o desgaste, alertam o utilizador ou desligam a máquina quando for necessária a reparação ou substituição de um componente. Através da ligação em rede com o módulo de comunicação icom, os dados são transmitidos para um sistema inteligente. O módulo pode ser ligado a todos os sensores isense da igus. Por exemplo, sensores que medem o atrito ou a intensidade do desgaste da ligação do pino/orifício da calha articulada, sensores que detetam a quebra e as forças de tração/compressão ou ainda sensores que monitorizam a qualidade do sinal dos cabos.
Assim que os valores medidos por um sensor tiverem sido transferidos para o módulo icom, têm de ser "interpretados" para que sejam geradas instruções sobre o que deve ser feito. Isto é possível através da ligação à "nuvem" da igus. Contudo, devido à importância crescente da segurança de TI, muitas empresas estão a desenvolver cada vez mais os seus próprios sistemas SCADA, motivo pelo qual a igus aperfeiçoou agora o seu módulo de dados, o icom.plus. Com o novo módulo, o cliente pode integrar os dados da forma mais adequada ao seu equipamento.
Com o novo módulo de comunicação icom. .plus, o cliente pode agora decidir de que modo deseja incorporar os dados obtidos pelos sensores. Quando desejar integrar ou ler os dados no seu sistema, pode fazê-lo offline no caso de ambientes restritos ou pode estabelecer uma ligação ao servidor da igus.
Existem diversas formas de saber qual o sistema mais adequado. Considerando a área de utilização, por exemplo as calhas articuladas, ou tentando perceber o que pretende obter com os sistemas. Os sistemas devem ser utilizados para a manutenção preditiva, sendo exibida a restante duração de vida ou emitido um alarme quando os componentes estão gastos ou apresentam uma anomalia?
Monitorização online e manutenção preditiva com o módulo icom, capacidade de aprendizagem da máquina e ligação em rede com a nuvem da igus e a IoT (Internet of Things).
Monitorização offline e manutenção preditiva das calhas articuladas, cabos e casquilhos. Com o novo módulo de comunicação icom. Com o icom.plus, a visualização da informação está integrada no sistema do próprio cliente.
No caso de uma anomalia existente ou iminente, os sistemas recomendam que pare a máquina para evitar danos em toda a aplicação.
Emissão de alarmes, dados da duração de vida e dados não processados do sensor para o sistema atual do cliente. Possível uso online e offline.
Está disponível uma vasta gama de produtos com plásticos inteligentes.
Preencha o formulário para que possamos criar um sistema adequado às suas necessidades especiais.
Um fornecedor austríaco de peças automóveis utiliza os plásticos inteligentes da igus para pórticos interiores que manuseiam os blocos do motor de forma automática.
Um grande fabricante de gruas alemão conta com o sistema isense online para garantir excelentes níveis de produção. O sensor EC.B de deteção de paragem, o sensor EC. P de monitorização da força de tração/compressão (push/pull) e o sensor CF.P da força de tração dos cabos chainflex são utilizados como sistemas de desativação.