Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-231 Porto

+351 226 109 000
+351 228 328 321

Manutenção preditiva com componentes inteligentes da igus®

Plásticos inteligentes como intervenientes ativos das fábricas inteligentes

Com as calhas articuladas, os cabos e os casquilhos deslizantes da igus, pretendemos melhorar o desempenho técnico dos seuss equipamentos ou reduzir os custos. Idealmente, podemos melhorar a performance técnica e reduzir as suas despesas utilizando produtos da igus mais resistentes ao desgaste e com uma menor necessidade de substituição. Os sensores e sistemas isense permitem a manutenção preditiva das calhas articuladas, dos casquilhos deslizantes dry-tech e dos cabos chainflex.
 
As anomalias são detetadas antes de ocorrerem e os tempos de inatividade são evitados graças a uma intervenção atempada. As inspeções regulares de manutenção deixam de ser necessárias e os colaboradores podem aumentar a sua produtividade.


Envie-nos agora a sua questão sobre o seu projeto inteligente

 
Manutenção preditiva (plásticos inteligentes)  

Como funciona a manutenção preditiva?

Sob a designação "isense", a igus disponibiliza diversos sensores que detetam o estado dos componentes da igus como cabos e calhas articuladas. Entre outros aspetos, medem o desgaste, alertam o utilizador ou desligam a máquina quando for necessária a reparação ou substituição de um componente. Através da ligação em rede com o módulo de comunicação icom, os dados são transmitidos para um sistema inteligente. O módulo pode ser ligado a todos os sensores isense da igus. Por exemplo, sensores que medem o atrito ou a intensidade do desgaste da ligação do pino/orifício da calha articulada, sensores que detetam a quebra e as forças de tração/compressão ou ainda sensores que monitorizam a qualidade do sinal dos cabos.

Assim que os valores medidos por um sensor tiverem sido transferidos para o módulo icom, têm de ser "interpretados" para que sejam geradas instruções sobre o que deve ser feito. Isto é possível através da ligação à "nuvem" da igus. Contudo, devido à importância crescente da segurança de TI, muitas empresas estão a desenvolver cada vez mais os seus próprios sistemas SCADA, motivo pelo qual a igus aperfeiçoou agora o seu módulo de dados, o icom.plus. Com o novo módulo, o cliente pode integrar os dados da forma mais adequada ao seu equipamento.

 

Módulo/sistema

Com o novo módulo de comunicação icom. .plus, o cliente pode agora decidir de que modo deseja incorporar os dados obtidos pelos sensores. Quando desejar integrar ou ler os dados no seu sistema, pode fazê-lo offline no caso de ambientes restritos ou pode estabelecer uma ligação ao servidor da igus.

Módulo icom.plus

Módulo icom.plus  
O módulo apresenta no monitor do equipamento o tempo inicialmente calculado
para um funcionamento sem problemas.

  • Módulo do sistema isense offline
  • Indicação da duração de vida no monitor do equipamento
  • Função de alarme em caso de problemas
  • Indicação, em tempo útil, da necessidade de manutenção
  • Compatível com os sensores: EC.W, EC.I, EC.PP

módulo icom

módulo icom  
Graças à ligação de rede, o módulo indica, em tempo real, a duração de um funcionamento sem problemas.

  • Módulo do sistema isense online
  • Descrição geral, contínua e em tempo real da duração de vida relativamente a todas as peças graças à capacidade de "aprendizagem da máquina"
  • Comparação com o servidor da igus através da IoT
  • Indicação da informação no painel online ou no PC
  • Definição dos limites e notificação de alarme se os limites forem excedidos
  • Notificação do alarme no painel, por e-mail e SMS
  • Compatível com os sensores: EC.M, EC.W, EC.I, EC.PP

Sensores isense para as seguintes áreas de produtos

A igus disponibiliza sensores para calhas articuladas, cabos chainflex e tecnologia de casquilhos

Sensores para calhas articuladas

Sensores para calhas articuladas  

Sensores para cabos

Sensores para cabos  

Sensores para tecnologia de casquilhos

Sensores para tecnologia de casquilhos  

Como sei qual é o sistema mais adequado?

Seleção do sensor

Existem diversas formas de saber qual o sistema mais adequado. Considerando a área de utilização, por exemplo as calhas articuladas, ou tentando perceber o que pretende obter com os sistemas. Os sistemas devem ser utilizados para a manutenção preditiva, sendo exibida a restante duração de vida ou emitido um alarme quando os componentes estão gastos ou apresentam uma anomalia?

A seleção do método de integração na sua própria infraestrutura e o modo como os sistemas estão ligados em rede com a mesma

isense online  
isense online
Solução abrangente graças ao modo online

Monitorização online e manutenção preditiva com o módulo icom, capacidade de aprendizagem da máquina e ligação em rede com a nuvem da igus e a IoT (Internet of Things).

isense offline  
isense offline
Quando existem requisitos de segurança elevados a nível informático

Monitorização offline e manutenção preditiva das calhas articuladas, cabos e casquilhos. Com o novo módulo de comunicação icom. Com o icom.plus, a visualização da informação está integrada no sistema do próprio cliente.  

Sistema isolado isense  
Sistema isolado isense
Evite falhas no equipamento em caso de ou após a ocorrência de anomalias

No caso de uma anomalia existente ou iminente, os sistemas recomendam que pare a máquina para evitar danos em toda a aplicação.

isense integrado  
isense integrado
Total integração no seu sistema

Emissão de alarmes, dados da duração de vida e dados não processados do sensor para o sistema atual do cliente. Possível uso online e offline.

Está disponível uma vasta gama de produtos com plásticos inteligentes.
Preencha o formulário para que possamos criar um sistema adequado às suas necessidades especiais.


Envie-nos agora a sua questão sobre o seu projeto inteligente

Os projetos com plásticos inteligentes mais fascinantes da igus

Fornecedor austríaco da indústria automóvel

Um fornecedor austríaco de peças automóveis utiliza os plásticos inteligentes da igus para pórticos interiores que manuseiam os blocos do motor de forma automática.

Ponte rolante

Um grande fabricante de gruas alemão conta com o sistema isense online para garantir excelentes níveis de produção. O sensor EC.B de deteção de paragem, o sensor EC. P de monitorização da força de tração/compressão (push/pull) e o sensor CF.P da força de tração dos cabos chainflex são utilizados como sistemas de desativação.

Plásticos inteligentes em pontes rolantes

Mais informações

Brochura  

Descarregue a brochura "plásticos inteligentes da igus" (PDF)

Laboratório de testes da igus  

Testados! No maior laboratório de testes da indústria