Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

O cliente define o que é perfeito.  A compreensão dos requisitos do cliente evita o excesso de intervenções da engenharia

O excesso de intervenções da engenharia refere-se a produtos com funções que custam tempo e dinheiro, mas que não oferecem valor acrescentado ao utilizador. O termo "apenas as intervenções necessárias" também é muitas vezes utilizado. Um exemplo de destaque: o Juicero Press – um dispositivo que espreme fruta e legumes em sumo. O dispositivo foi lançado no mercado por 400 USD em 2016. Só então ficou claro que os fans do sumo podiam espremer os pacotes com as mãos com a mesma rapidez. Assim, a Juicero suspendeu a sua comercialização. Com este exemplo fica claro que um produto que é perfeito do ponto de vista do criador, não é necessariamente adequado para os clientes. Ele também pode ser um perfeito desperdício.
 
Gostaria de saber mais sobre o excesso de intervenções da engenharia e as possíveis soluções da igus? Descarregue o manual técnico gratuito aqui.
Excesso de intervenções da engenharia ou simplesmente correto? No final, o cliente decide.

Porque é que as empresas fazem demasiadas intervenções de engenharia

Melhores funcionalidades, mais normas, modularidade e uma redução do custo total a um preço justo: este é um breve e preciso resumo do que as empresas de todas as indústrias esperam dos seus fornecedores de máquinas e instalações e o que estes, por sua vez, esperam dos seus produtos ou peças. A consequência: as tensões entre a engenharia e o controlo estão a crescer. Não foi apenas recentemente que o departamento de compras foi encarregue de manter baixos os custos de aquisição das peças e componentes externos. O que muitos responsáveis pela tomada de decisões não sabem - apesar do diálogo estreito com o departamento de compras - é que a escolha dos fornecedores tem uma influência decisiva nos custos. Estudos [1] mostram que os clientes costumam gerar custos adicionais ao tomarem decisões baseadas nos custos entre dois fornecedores.
Contudo, há também um fenómeno por parte do cliente que tem um impacto negativo nos custos e que pode prejudicar as boas relações comerciais entre o fornecedor de serviços e o cliente que cresceram ao longo do tempo: o excesso de intervenções de engenharia. Este manual técnico aborda o que está por detrás deste fenómeno, onde se encontram as causas possíveis e que soluções estão disponíveis.
 

Armadilha nos custos: planeamento para além do especificado

No início do desenvolvimento de um produto, muitas empresas não consideram o excesso de intervenções de engenharia como uma razão do aumento dos custos. Isto também pode ser explicado pela variedade de ligações - um diálogo técnico entre os engenheiros do cliente e os engenheiros de projeto do fornecedor não é, de forma alguma, um processo simples. Isto tem consequências, porque não existe uma coisa como o processo de desenvolvimento do produto. As empresas pensam em flexibilidade e agilidade. Por exemplo, os engenheiros de projeto orientam-se pelo que é ensinado nos estudos de engenharia mecânica. [2]. Este é o processo de desenvolvimento de produtos baseado, entre outros, nas normas da Sociedade Científica Alemã para o Desenvolvimento de Produtos (WiGeP) e está dividido, mais ou menos, nas seguintes fases:
  • Planeamento de produtos (avaliação de necessidades, criação de ideias, estudo de viabilidade)
  • Desenvolvimento do produto (dimensionamento, conceção)
  • Produção (planeamento da produção, fabrico, montagem, colocação em funcionamento)
     
É também notável que o processo de desenvolvimento do produto raramente é considerado como parte do ciclo de vida do produto. A consequência é que a operação, manutenção e, por último mas não menos importante, a eliminação ou reciclagem do produto não são suficientemente consideradas. Isto também encoraja o excesso de intervenções de engenharia. Um exemplo prático [3] ilustra as consequências: um engenheiro teve de otimizar um conceito de produção. Foi num processo totalmente automatizado no qual as esponjas de filtração eram inseridas no produto final numa estação. Este processo não requeria uma força particularmente elevada - um processo clássico de "pick&place". Contudo, segundo o engenheiro, a estrutura da base, a garra e as colunas que suportam os eixos pneumáticos, foram concebidas como se a esponja tivesse de ser comprimida com 10.000 Newton. De acordo com o técnico, um desenho da máquina mais leve e mais económico teria sido suficiente para as necessidades do cliente. As consequências foram custos adicionais dos materiais e da construção. O valor acrescentado foi zero.
 

Sem diálogo, as ideias construtivas podem ser muitas sem uma solução positiva

Pode assumir-se que o dilema poderia ter sido evitado através de uma melhor comunicação. Afinal, se um produto desenvolvido cumpre realmente todas as especificações do cliente, só pode ser avaliado após a venda e com uma avaliação dos números de vendas e das margens. Embora as ferramentas de software, análises e suposições forneçam apoio na fase de planeamento, não há certezas antes da colocação em funcionamento e do sucesso na produção.
Esta é uma linha ténue para as empresas: não devem desenvolver produtos que vão para além das necessidades dos seus clientes, nem devem deixar de querer melhorar as suas tecnologias.
Sabe-se agora que é necessário um conhecimento rigoroso dos requisitos do cliente para evitar o excesso de engenharia. Apenas a identificação dos interesses do cliente protege do investimento de tempo e material em desenvolvimentos errados. As ferramentas de simulação ou as chamadas análises conjuntas podem ajudar.
 

Tendência: registo de inquéritos dos requisitos dos clientes

Os casos de estudo [4] clarificação: um sistema inteligente de avaliação dos requisitos dos clientes é indispensável para contrariar a pressão constante dos custos [5]. Com base nisto, a igus®, especialista em motion plastics® realizou uma análise interna nos seus mercados alvo com o objetivo de desenvolver produtos que se aproximem cada vez mais das exigências dos clientes e evitar o excesso de engenharia. O benefício para a indústria é que ou os custos são reduzidos ou existe mais tecnologia disponível para o mesmo montante investido. Ao ajustar os parâmetros e o conhecimento das necessidades do cliente e dos requisitos regulamentares, o custo total do equipamento para o cliente final é reduzido, na melhor das hipóteses.
O inquérito realizado por toda a indústria, conduzido pelos gestores de desenvolvimento comercial e de produto da especialista em motion plastics®, destaca os fatores que são mais importantes para os clientes quando compram componentes e máquinas:
  • A resistência do produto e a consequente elevada duração de vida
  • Redução do espaço de instalação dos componentes na máquina
  • Reduzir o nível de ruído nas fábricas ou na produção
  • Reduzir o peso do produto
  • Reduzir o tempo necessário para a instalação do sistema
  • Minimizar os trabalhos/intervalos de manutenção dos componentes/partes das máquinas
  • Reduzir o custo total do equipamento (aquisição, operação, manutenção, eliminação)
 

Resultados surpreendentes e variedade entre os setores

É verdade que os responsáveis técnicos em todos os sectores atribuem grande importância à resistência e durabilidade. Contudo, os engenheiros inquiridos na área das máquinas de construção, ferroviária ou offshore não estavam particularmente interessados no  espaço de instalação necessário  de um componente, o que só é plausível tendo em conta a dimensão das suas instalações.
Quando se trata de ruído, os engenheiros de equipamentos médicos, da indústria automóvel ou aeroespacial em particular, atribuem importância à perfeição, enquanto que para os demais inquiridos isso desempenha um papel bastante menos importante. As indústrias onde o ruído é irrelevante utilizam componentes standard estabelecidos com uma boa relação qualidade-preço.
É semelhante com a questão do peso: embora desempenhe um papel central para os projetistas na indústria aeroespacial, é um factor secundário para os engenheiros de outras indústrias. Também aqui, o cliente final pode reduzir os custos de aquisição e a igus® pode contrariar conscientemente o excesso de engenharia. É espantoso que para quase metade das empresas do total das 25 indústrias inquiridas, a questão do tempo de instalação seja menos importante e os intervalos de manutenção desempenhem também um papel bastante menor.


Conclusão

O tema do excesso de engenharia chegou à indústria. Instrumentos como a análise conjunta, apoiam tanto os clientes como os prestadores de serviços a caminhar na linha ténue entre a perfeição técnica e a produção económica. As empresas e fornecedores industriais só podem sobreviver na concorrência global, cada vez mais dura, se se concentrarem nas suas principais competências. Isto inclui também a procura ativa e a prevenção da sobre-engenharia.
Mas não em todo o lado: nos equipamentos médicos, por exemplo, muitos produtos e sistemas tecnológicos são utilizados diretamente sobre ou em humanos. A perfeição, atenção aos detalhes e um pouco mais de segurança são uma prioridade. Aqui, os peritos da indústria apreciam certamente a sobre-engenharia. [6]
 

[1] https://www.maschinenmarkt.vogel.de/sparen-im-einkauf-verursacht-erhebliche-mehrkosten-a-864291/
[2] Werner Skolaut (Hrsg.), Maschinenbau, Springer Verlag
[3] https://www.wirtschaftswissen.de/einkauf-produktion-und-logistik/produktionsplanung/qualitaetsmanagement-produktion/schluss-mit-overengineering-warum-sie-stets-auf-adaequate-technologien-und-prozesse-setzen-sollten/
[4] https://www.tcw.de/news/optimierung-der-produktspezifikation-mittels-der-conjoint-analyse-980
[5] https://www.pwc.de/de/pressemitteilungen/2020/deutscher-maschinenbau-ist-und-bleibt-auch-2020-im-krisenmodus.html
[6] https://www.ingenieur.de/karriere/arbeitsleben/arbeitssicherheit/over-engineering-fuer-vorteil/

Na segunda parte pode ler como a igus implementa os resultados no terreno. Descarregue aqui o Manual técnico sobre como evitar o excesso das intervenções de engenharia.


 
 
Descarregue aqui o documento técnico gratuitamente

A qualidade de um produto mede-se pelas avaliações dos clientes.


 
▼Redução dos custos

Mais estabilidade, as mesmas dimensões, preço 30% mais baixo.

A série E2.1 é a sucessora da gama de calhas articuladas E2/000 com excelência comprovada. Todas as calhas articuladas E2/000 podem ser abertas ao longo do seu raio exterior e interior. Há aplicações em que a abertura e o fecho da calha articulada não é necessária, permitindo assim uma redução do custo. A série E2.1 inclui calhas que podem ser abertas a partir do raio exterior ou interior e calhas que não abrem. É possível reduzir bastante os custos com as mesmas dimensões.
 

 
▼Redução dos custos

Pague 40% menos por calhas articuladas com as mesmas dimensões virtualmente.

A série E4.1 é a gama de calhas articuladas mais robusta e de maiores dimensões da igus. Destaca-se pelas suas várias características de design inteligentes, cujo principal objetivo é garantir um elevado grau de robustez estrutural e modularidade. A E4.1L (L significa lean) possui várias destas vantagens, mas esta série também foi concebida para ser mais leve e mais fácil de instalar sem um aumento do preço.
 

 
▼Redução dos custos

Poupe até 50% em componentes de robô económicos.

Para uma fixação fiável da calha articulada ou da mangueira de proteção ao robô, pode agora utilizar várias abraçadeiras da gama de componentes robóticos da igus. Podem ser utilizados terminais de fixação maciços em polímero iglidur para poupar muito dinheiro de forma rápida.
 

Poupe dinheiro graças à guia resistente a químicos

 
▼Redução dos custos

58% de redução de custo através da utilização de uma guia em polímero resistente a ácidos em vez do aço inoxidável

Os sistemas de guiamento metálicos apresentam pontos fracos já bem conhecidos: corrosão, montagem complexa, elevado peso e custo.  O material da guia guidelite plus EG assegura uma elevada resistência química, sendo ideal para a utilização em galvanizações e produção de fertilizantes. Devido ao seu design modular e leve, a montagem é significativamente simplificada.
 


 
▼Redução dos custos

Poupe 64,7% nos cabos de comando dispensando o PUR e utilizando o CF130.UL.D

Através da verificação de preços chainflex, encontrará rapidamente o cabo certo para a sua aplicação. Todas as especificações elétricas em 7 qualidades de cabo. A escolha é sua: um preço baixo ou um cabo para elevada exigência técnica. Esta ampla gama de cabos permite-lhe reduzir significativamente os custos em qualquer tipo de cabo; um exemplo é a poupança de 64,7% em cabos de comando utilizando o económico CF130.UL.D em vez do cabo em PUR (CF77.UL.D). 
 

Sistemas confecionados prontos a instalar

 
▼Redução dos custos

Poupe com sistemas prontos a instalar: elimine custos de armazenamento de cabos, calhas articuladas e conetores

Os nossos envios rápidos eliminam a necessidade de armazenamento de cabos altamente flexíveis, conetores associados e outros acessórios. A igus fornece sistemas readychain confecionados e compatíveis com quaisquer aplicações; na fase final, podem ser instalados no local.
O sistema readychain oferece-lhe uma solução de sistema em que todos os componentes utilizados são compatíveis entre si. Cada sistema é testado nos nossos bancos de ensaio.
 

 
▼Redução dos custos

O sistema readychain reduz o número de fornecedores e encomendas em 75%

Pode encomendar sistemas completos da igus com uma referência apenas e poupar tempo valioso na montagem.
 
Uma encomenda, uma fatura, uma entrega, um parceiro. Em vez de adquirir um grande número de peças individuais a partir de vários fornecedores, pode obter tudo o que precisa a partir de uma só fonte. Fornecemos os componentes ideais aos preços mais baixos e apoiamos o seu projeto do início ao fim.
 
Produção personalizada ou em série
 
Reduza os custos com os smart plastics
 

 
▼Redução dos custos

Poupe com soluções para monitorização do estado e manutenção preditiva

Manutenção inteligente na era da Indústria 4.0: com os smart plastics da igus, pode aumentar a sua confiança nas máquinas e planear os trabalhos de manutenção de forma precisa, reduzindo os custos.
 

 
▼Redução dos custos

Reduzir a força de acionamento - poupar energia

Os sistemas da calhas articuladas não transportam apenas potência, dados e fluidos para máquinas e equipamentos. Têm também uma influência nos seus custos energéticos. Qual a força de tração, ou seja, força de acionamento necessária, a uma dada velocidade, para mover uma calha articulada? Calhas articuladas mais pequenas e mais leves com idêntica robustez ou calhas articuladas com rolamentos podem marcar a diferença.
 
Redução dos custos graças às eficientes calhas articuladas
 
Reduza os custos com um serviço de instalação certificado
 

 
▼Redução dos custos

Paragens das máquinas – dinheiro desperdiçado

O funcionamento das máquinas tem de ser fiável e sem problemas. Os únicos requisitos são calhas articuladas e cabos fiáveis. Os serviços de instalação da igus evitam paragens nas máquinas.
 
Melhore a tecnologia e reduza os custos com os sistemas de calhas articuladas