Os novos cabos chainflex IO-Link asseguram uma comunicação fiável mesmo com torção13/05/2021

A igus lança os cabos IO-Link económicos para utilização em calhas articuladas e robôs

A tecnologia IO-Link permite que os utilizadores comuniquem de forma rápida e fácil com sensores e atuadores. Os cabos de IO-Link devem suportar elevada tensão em calhas articuladas e torção nos robôs. A igus desenvolveu dois novos cabos para este propósito. Eles convenceram com uma duração de vida testada de 22 milhões de ciclos no teste nº 4869. São, ao mesmo tempo, 32 por cento mais económicos do que as outras soluções atualmente disponíveis no mercado.

Quando os sensores ficam fora de controlo e os atuadores não funcionam, a frustração num gestor de produção torna-se elevada. A tecnologia IO-Link permite que os utilizadores monitorizem o estado dos sensores e que comuniquem com eles em qualquer altura. É o primeiro standard mundial (IEC 61131-9) para comunicação com sensores e atuadores. Assim, a igus desenvolveu dois novos cabos especialmente para o sistema IO-Link. “O desafio de construção do cabo, residia na resistência aos movimentos altamente dinâmicos com raios pequenos e na capacidade de torção que os cabos IO-Link deviam ser capazes de suportar, uma vez que são utilizados frequentemente em robôs”, explica Andreas Muckes, Gestor de produto cabos chainflex da igus GmbH. Os dois novos cabos INI da série CF77.UL.D foram projetados tanto para as mais elevadas exigências em calhas articuladas, como para a utilização com torção em +/-180 graus/m. Estão disponíveis com revestimento exterior em cinzento para aplicação geral e com revestimento exterior amarelo para funções de segurança. Os cabos têm um factor de curvatura de 6,8xd e são, por isso, também adequados para pequenos espaços de instalação. "Comparativamente a outros cabos IO-Link com pequenos raios de curvatura, os novos cabos chainflex são 32 por cento mais económicos e, por conseguinte, também interessantes em termos de custo", diz Muckes. A série alargada CF77.UL.D é aprovada pela UL e tem - como todos os cabos igus - uma garantia única de 36 meses em todos os chainflex. A promessa de garantia também foi testada pela UL e certificada com a " verificação UL B 129699".

Novos cabos IO-Link que suportam 22 milhões de ciclos
As inovações chainflex deram provas da sua longa duração de vida no laboratório de testes da empresa com 3.800 metros quadrados. Suportaram 22 milhões de ciclos com um raio de curvatura de 6.4 xd no teste 4869. Todos os cabos chainflex estão disponíveis sem custos de corte diretamente a partir de stock. Além disso, a igus também oferece os novos cabos já montados com conectores M12, M8 ou M5 como readycable e totalmente testados. Os cabos IO-Link e outras inovações do outono são apresentados pela igus no seu stand digital.