Contacto direto
igus® Lda.

Rua Eng. Ezequiel

Campos, 239

4100-232 Porto

+351 226 109 000

Imprensa

Tem alguma questão? Precisa de algum material específico? Disponibilizamos comunicados de imprensa atuais e imagens com qualidade de impressão para download.  
ContactoGostaria de pertencer à nossa lista de contactos de imprensa

Comunicados de imprensa por área

Empresa geral Automação de baixo custo
Cabos/Calhas porta-cabos articuladas manus® / vector®
Casquilhos autolubrificados/Chumaceiras esféricas/Guias lineares Todos
Nova guia igus para movimentos lineares e oscilantes21/01/2021

A guia linear drylin W com anel rotativo deslizante PRT permite ajustes lineares e de rotação O novo projeto de estudo da igus permite o deslocamento de forma linear e rotativa simultaneamente. Com a guia linear/oscilante drylin W, os apoios de braços, tabuleiros ou painéis de comando aplicados em assentos e poltronas, podem ser facilmente ajustados conforme a necessidade do utilizador. O que anteriormente tinha que ser montado separadamente pelo cliente está agora disponível como solução integrada pronta a utilizar. Além disso, os elementos deslizantes em polímeros isentos de lubrificação garantem movimentos silenciosos.

Eficazes na dissipação de cargas eletrostáticas: as esferas de transferência em polímero da igus garantem operações seguras na manipulação de componentes14/01/2021

Resultados convincentes do novo material xirodur para esferas de transferência em testes de condutividade estática É recorrente o uso de mesas de esferas para o transporte e manipulação de produtos sensíveis. Aqui são utilizadas esferas de transferência em polímero da igus, uma vez que estas conseguem movimentar cargas até 500 N de forma suave e em todas as direções, sem quaisquer lubrificantes. De modo a proteger tanto os produtos transportados como os operadores das descargas de eletricidade estática descontroladas, a igus desenvolveu agora o tribopolímero xirodur F182 para as suas esferas de transferência. O novo material tem elevada duração de vida e deu provas da sua condutividade eletrostática em diversos testes.

O alcance de um robô é rapidamente estendido com o 7º eixo da igus17/12/2020

Os UR (Universal Robots) e os robôs robolink alcançam um raio de ação 5 vezes superior graças a uma solução completamente nova A igus oferece agora um 7º eixo pronto a funcionar, para que os robôs se possam movimentar numa distância de vários metros. O novo sistema completo consiste num módulo acionado por correia dentada ZLW isento de manutenção, uma placa adaptadora, quadro elétrico, cabos e software integrado. Para uma fácil integração deste eixo nos robôs, a igus desenvolveu dois kits adaptadores para os robôs robolink e UR. Estes permitem uma automação rápida e, sobretudo, eficiente e low-cost.

Sistema de calhas articuladas com rolamentos para sistemas de rega muito eficientes10/12/2020

Novo carro de rega de precisão reduz o consumo de água e fertilizantes em 75%, a calha articulada numa guia faz o transporte das mangueiras para uma poupança adicional de energia O objetivo do carro de rega de precisão da Rathmakers Gartenbautechnik é utilizar os recursos hídricos de forma sensata, protegendo ao mesmo tempo os recursos de água subterrâneos. Com o novo sistema de rega automática, a água chega exatamente onde deve: diretamente às plantas. Para um guiamento seguro e compacto de mangueiras e cabos, existe agora o sistema de calhas articuladas da igus composto por uma calha articulada com rolamentos e uma guia.

Procuram-se aplicações únicas com casquilhos em polímero!03/12/2020

O concurso manus celebra o seu décimo aniversário e apresenta o seu primeiro prémio de sustentabilidade Um dispositivo de inspeção offshore, um catamarã flutuante e um sistema de assistência ao condutor para pessoas com mobilidade reduzida. O que têm em comum é a utilização extraordinária de polímeros de elevada performance na tecnologia de casquilhos, pela qual ganharam o prémio manus 2019. Uma iniciativa conjunta anunciada pela igus, empresa especializada em plásticos, e que a cada dois anos procura agora aplicações únicas com casquilhos deslizantes em plástico. O vencedor receberá um prémio monetário até 5000 euros. Para assinalar o décimo aniversário do concurso manus, o júri irá entregar um prémio de sustentabilidade.

Aconselhamento e consultoria personalizada através das "visitas virtuais"26/11/2020

igus: calhas articuladas da igus de rápida montagem, para guiar condutores que pesam toneladas19/11/2020

O sistema de calhas articuladas e-loop, confecionado e testado, aumenta a segurança e reduz o tempo de projeto e instalação Ele faz o guiamento dos cabos em segurança com um raio de curvatura definido e é muito resistente a choques e impactos: chama-se e-loop. O sistema de calha articulada é especificamente concebido para aplicações suspensas, como por exemplo, as máquinas de perfuração nas quais já substitui, em vários locais do mundo, os condutores em laçada. De modo a oferecer um sistema completo, pronto a ligar, a partir de um único fornecedor e que funciona com segurança, mesmo em cenários extremos de aplicação, como zonas de explosão, a igus oferece agora, estas calhas articuladas confecionadas com conectores e cabos especiais, como readychain, prontas a ligar e testadas.

3022 km pelo deserto! Com energia solar e casquilhos deslizantes leves da igus em carros de corrida solares12/11/2020

Com a ajuda dos motion plastics da igus, a equipa Sonnenwagen de Aachen alcançou o sexto lugar no World Solar Challenge O objetivo do World Solar Challenge era percorrer 3022 quilómetros do deserto australiano apenas com energia solar. Um dos participantes foi a equipa Sonnenwagen de Aachen. Para desenvolver o seu automóvel movido a energia solar, os alunos recorreram aos casquilhos deslizantes iglidur, que são leves, resistentes ao desgaste e isentos de lubrificação e fabricados com tribopolímeros de elevada duração da igus. Estes permitiram à equipa terminar a corrida de forma cómoda no sexto lugar.

Cabos híbridos da igus para uma nova geração de motores29/10/2020

Cabos com conectores readycable para calhas articuladas transmitem a potência e os dados com segurança num espaço de instalação reduzido Para fornecer potência e dados aos motores modernos, são necessários cabos elétricos adequados que funcionem fiavelmente, mesmo com elevadas acelerações e em cursos longos. A igus desenvolveu agora um cabo híbrido, especialmente concebido para a utilização com movimento, uma solução para acionamento dos novos motores da Bosch Rexroth. Este combina os cabos de potência e dados num só cabo, sendo, por isso, também ideal para espaços de instalação compactos. A igus fornece o cabo como um readycable totalmente confecionado, com precisão ao centímetro. Reduzir custos ao utilizador.

Cabos bus chainflex com aprovação UL de 300V para maior redução de custos29/10/2020

A tensão UL 10 vezes superior permite maior liberdade no projeto de seleção de uma calha articulada Com o aumento da tensão para 300V, pode agora instalar os cabos bus chainflex ao lado de cabos com tensões mais elevadas. Anteriormente, todos os cabos com diferentes classes de tensão tinham de ser colocados separadamente de acordo com as especificações da organização de testes, UL. Com a nova classe de tensão, melhorada e aprovada pela UL, o utilizador melhora tecnologicamente e reduz os custos e o tempo no projeto da calha articulada.

Guiar dados, potência e fluídos em espaços reduzidos com a igus22/10/2020

Com o sistema de fornecimento de energia inteligente micro flizz, os cabos e mangueiras são transportados de forma fiável a elevada velocidade O guiamento de dados e outros meios a velocidades elevadas nos espaços mais pequenos, constitui um grande desafio para muitas aplicações, como por exemplo, na logística. Com o micro flizz, a igus oferece um sistema de fornecimento de energia compacto para cursos até 100 metros. Composto por uma calha articulada, cabos chainflex flexíveis com raios de curvatura reduzidos e uma guia de alumínio. O micro flizz pode ser utilizado com o novo sistema inteligente CF.D, de modo a, monitorizar antecipadamente as características de transmissão de dados dos cabos e alertar atempadamente para uma falha.

36 meses de garantia para calhas articuladas15/10/2020

Com a ferramenta de cálculo de duração de vida das calhas articuladas, pode agora determinar o tempo de funcionamento garantido da sua calha articulada e obter um certificado Robustas, de baixo peso e com elevada duração de vida: estas são as qualidades das calhas articuladas da igus feitas em polímeros de elevada performance. Para garantir a segurança aos utilizadores, a igus oferece uma garantia de 36 meses nas suas calhas articuladas. Para os clientes é fácil e rápido obter o certificado. Para isso, abra a ferramenta online de cálculo de duração de vida das calhas articuladas e insira as características dinâmicas e as condições ambientais da sua aplicação. A ferramenta online determina a duração de vida garantida da calha articulada. Com apenas um clique, o cliente recebe o certificado por email.

Para garantir a isenção de partículas, o laboratório para salas limpas da igus é único para componentes de Classe ISO 108/10/2020

O novo laboratório de testes construído pelo Fraunhofer IPA acelera o desenvolvimento dos motion plastics, económicos e isentos de partículas No fabrico de semicondutores, as calhas articuladas e os cabos elétricos têm de cumprir os mais elevados standards relativamente à libertação de partículas. De modo a possibilitar o desenvolvimento mais rápido de novos motion plastics compatíveis com salas limpas, a igus concebeu e implementou um laboratório para salas limpas personalizado com um sistema de sala limpa Classe ISO 1, em Colónia, em conjunto com o instituto Fraunhofer IPA, parceiro no desenvolvimento e certificação. Com o novo laboratório, a empresa especializada em plásticos, pode realizar testes para clientes e desenvolver novos produtos antecipadamente, sob condições realistas, num prazo muito curto.

Sistema de controlo para robôs da igus: simulação gratuita e controlo económico de robôs01/10/2020

Rápida introdução à automação low-cost com um gémeo digital num intuitivo sistema de controlo para robôs Para programar facilmente robôs, a igus desenvolveu um software de controlo para as suas soluções de automação low-cost. O sistema de controlo para robôs da igus está disponível online gratuitamente e proporciona ao utilizador uma fácil introdução à automação. Podem ser programadas e controladas diferentes cinemáticas de robôs. Um gémeo digital simula os movimentos. Desta forma, o utilizador pode programar uma solução adequada antes de a adquirir. O hardware do robô, por exemplo, um sistema de módulos lineares multiaxiais com sistema de controlo, é fornecido pela igus a partir de apenas 5000 euros.