Novos sistemas dryve para controlo de motores em mesas lineares da igus08/04/2020

Sistemas de controlo igus dryve D1 e D3 para motores aplicados em mesas lineares

Para além das suas mesas lineares drylin E com motores DC, a igus desenvolveu agora um sistema de controlo económico e de fácil utilização, o dryve D3, que controla mesas lineares sem qualquer software ou PC. Além disso, a igus também aperfeiçoou o seu sistema de controlo dryve D1 para motores DC, EC/BLDC e de passo. O sistema de controlo para motores, em cursos mais complexos, pode ser operado intuitivamente através de um browser e modificado em tempo real.

Na gama de produtos drylin, a igus disponibiliza há vários anos mesas lineares isentas de lubrificação com motores DC e de passo. A gama "drylin E" contém eixos motorizados prontos a instalar e disponíveis em diferentes tamanhos, sob a forma de eixos individuais ou como estruturas de pórtico, que poderão ser utilizadas, por exemplo, para ajustes de formato e altura ou em aplicações "pick and place". Com o dryve D3, a igus oferece um sistema de controlo para movimentos simples e, com o dryve D1, um sistema de controlo para tarefas mais complexas. Isto permite a automação de uma grande variedade de tarefas sem programação. D3 dryve: configuração rápida, automação direta
O novo sistema de controlo D3 é adequado para todos os motores DC standard. Basta ligar à fonte de alimentação de 24 volts e parametrizar o modo de operação, os limites de posicionamento, a aceleração e o motor, através do interruptor DiP. A velocidade pode ser ajustada através de um controlador rotativo, assim como a corrente que também pode ser alterada rapidamente. Desta forma, o sistema de controlo pode ser colocado em funcionamento em apenas alguns passos. No ecrã LED é possível verificar o estado atual do sistema de controlo através de diferentes cores. Outra vantagem do D3 dryve é o seu preço acessível de 120 euros, assim, até pequenas e médias empresas sem competências de programação podem utilizar módulos lineares motorizados para a automação dos seus sistemas. O novo sistema de controlo dryve D3 é utilizado no fabrico de mobiliário, por exemplo, para a extensão de bancadas de cozinha ou mesmo para fechar janelas. Para tarefas mais complexas, como o controlo de robôs lineares, os utilizadores podem contar com o intuitivo sistema de controlo dryve D1 para motores EC/BLDC, DC e de passo. D1 dryve: nova interface intuitiva para um sistema de controlo complexo
O sistema de controlo dryve D1 foi apresentado pela igus na SPS IPC Drives com uma nova interface intuitiva, que permite ao utilizador operar facilmente o sistema de controlo de motores através de um browser num PC, smartphone ou tablet. "É possível colocar um eixo linear motorizado em funcionamento com o novo sistema de controlo dryve D1 em apenas alguns minutos", explica Rene Erdmann, Diretor do departamento de tecnologia de acionamento eléctrico drylin E na igus. "Posteriormente, é possível alterar os valores ou adicionar etapas intermédias facilmente através do browser." Para além da rápida programação e da facilidade de utilização, a vantagem especial do D1 dryve é a sua capacidade de ligação em rede. O sistema de controlo foi concebido para ocupar o menor espaço possível e pode ser montado facilmente em quadros de comando com guia DIN. De seguida, este pode ser ligado através de um router WLAN e o sistema pode ser controlado através de um dispositivo sem fios. Graças ao servidor web integrado, não é necessário nenhum software adicional nas unidades de comando, nem suportes de armazenamento adicionais. Isto significa que os utilizadores não têm de fazer instalações, nem suportar custos adicionais. Para proporcionar a potenciais clientes a oportunidade de testarem e confirmarem a facilidade de programação do sistema de controlo dryve D1, a igus disponibiliza aos clientes uma simulação online em www.igus.pt/dryve. e no canal do YouTube Canal informativo igus, que disponibiliza vídeos da instalação e parametrização do dryve D1 e D3. Ambos os sistemas de controlo estão disponíveis em stock em 24 horas.