Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.

Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Imprensa

Tem alguma questão? Precisa de algum material específico? Disponibilizamos comunicados de imprensa atuais e imagens com qualidade de impressão para download.  
ContactoGostaria de pertencer à nossa lista de contactos de imprensa

Comunicados de imprensa por área

Resistentes ao vento, às ondas e ao tempo: cabos elétricos com certificação DNV GL para calhas articuladas17/10/2019

Mais de 370 cabos chainflex da igus para transporte de potência e dados fiável e com elevada duração de vida em alto mar

Plataformas petrolíferas, centrais de produção de energia elétrica, centrais eólicas, portos ou pórticos: estas aplicações apresentam requisitos muito especiais no fornecimento fiável de potência e de dados. A igus é o único fabricante que desenvolve, testa e certifica cabos em conformidade com a DNV GL para calhas articuladas no setor marítimo. Atualmente, estão disponíveis mais de 370 cabos de comando, de servomotor, de potência e de robô, assim como cabos de bus, de dados, de encoder e fibras óticas para alimentação fiável de aplicações na indústria marítima.


Desde há muitos anos, que os oceanos fazem parte da economia global, através do transporte de mercadorias por todo o mundo, até aos parques eólicos offshore. As aplicações em alto mar enfrentam desafios semelhantes aos das aplicações em terra. Por exemplo, nos últimos anos, os custos associados à exploração e ao transporte de matérias-primas pelo mar, aumentaram significativamente, pelo que a automação, que atualmente é utilizada em terra, também está a assumir importância em alto mar. Os cabos chainflex da igus permitem às empresas garantir um fornecimento de potência e dados fiável, reduzindo de forma significativa os custos. Tudo começa com o planeamento da instalação utilizando cabos certificados, segue com a montagem de forma simples e o processo termina com o funcionamento sem problemas e isento de manutenção em condições extremas.

Resistentes a óleos, ao sol e à água do mar
As empresas da indústria offshore e os seus fornecedores que projetam expandir as suas tecnologias renováveis ou preparar as suas frotas mercantes para o futuro, contam agora com mais de 370 cabos com certificação DNV GL da igus. Estes são concebidos para uma utilização altamente dinâmica em calhas articuladas, para um funcionamento seguro no mar. Paralelamente à DNV GL, a igus desenvolveu standards e métodos de teste totalmente novos para cabos utilizados em aplicações dinâmicas nas calhas articuladas. Para além dos diversos procedimentos de teste em conformidade com a DNV GL, os cabos foram também testados sob condições reais no laboratório de testes da igus, com uma área de 3800 metros quadrados. Desta forma, estes apresentam uma garantia única até 10 milhões de ciclos em calhas articuladas, são resistentes a temperaturas até -40 °C e aos raios UV. Para além de serem resistentes à água do mar, os cabos também funcionam de forma fiável em contacto com óleos. Os cabos são resistentes de acordo com a norma MUD NEK 606, o que possibilita o bombeamento em plataformas de perfuração isento de manutenção e garante também a segurança dos operadores. Especialmente desenvolvidos para aplicações em movimento nas calhas articuladas, os cabos funcionam de forma fiável, independentemente do comprimento do curso ou do peso adicional.

Os cabos chainflex mantêm as instalações marítimas em movimento, de forma fiável
Com os cabos chainflex, os construtores de instalações têm a máxima liberdade no projeto de calhas articuladas e cabos elétricos, uma vez que quase não existem limites nas áreas de aplicação – quer sejam subaquáticas ou à superfície, sob exposição solar permanente ou com frio prolongado. A utilização de cabos chainflex aprovados significa um funcionamento em segurança e fiável das instalações offshore, para todos os responsáveis pelo bom funcionamento de estaleiros navais, fornecedores de equipamentos e fabricantes.