Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Certificação EAC

EAC (Conformidade Euro-asiática) é uma norma de teste que é vinculativa para componentes que serão exportados para a Rússia. A prova do cumprimento dos regulamentos de proteção contra incêndio para a Rússia, Cazaquistão e Bielorrússia (anteriormente abrangidos pelo CTP), está agora integrada nos certificados da EAC.
EAC
As certificações foram introduzidas após a adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2012. Substituem as chamadas certificações GOST. A certificação EAC é para produtos que podem ser comercializados livremente e prova que os produtos estão em conformidade com os requisitos técnicos da união alfandegária da Rússia, Bielorrússia e Cazaquistão. Sem esta verificação, as importações para a união alfandegária são proibidas. A EAC segue a norma russa relativa às máquinas TR-753, que antes tinha de ser tida em conta aquando da exportação para a zona económica euro-asiática. Antes de um processo de certificação, as empresas devem apresentar um pedido a um organismo de certificação acreditado na UEE (União Económica Euro-asiática). A aplicação inclui:
  • Descrição detalhada do produto,
  • Nome do produto,
  • Número da tarifa alfandegária,
  • Passaporte técnico,
  • Considerações de segurança,
  • Instruções de funcionamento,
  • Desenhos técnicos,
  • Ficha técnica,
  • Protocolos de teste,
  • Certificados já existentes: ISO, DIN, CE
O documento de certificação/aprovação de um produto deve estar geralmente disponível em russo e na língua local. Se os produtos tiverem certificação EAC, é possível agilizar o seu desalfandegamento, permitindo assim uma importação rápida e descomplicada para o país de destino da união aduaneira.

Novas acreditações EAC e CTP: mais do que meras sucessoras da certificação GOST

As normas de teste como as acreditações EAC (Conformidade Euro-asiática) e CTP destinam-se a assegurar que os componentes exportados para a Rússia cumprem normas de segurança oficialmente definidas, relativamente a todas as especialidades. O que muitas empresas não sabem, é que as autoridades na Rússia não reconhecem os certificados de conformidade CE emitidos na Alemanha.

Em vez disso, certificações como a EAC e CTP foram desenvolvidas e postas em prática depois da adesão da Rússia à Organização Mundial do Comércio (OMC) em 2012. No entanto, para minimizar os riscos para as empresas devido a danos de peças ou sistemas completos, a Rússia e a UE encontram-se a homogenizar os regulamentos. O objetivo é alcançar uma maior segurança jurídica para todas as partes envolvidas. Este manual técnico dá uma visão das regras e regulamentos atuais. Ilustra a relevância para empresas de engenharia mecânica e fornecedores de sistemas que já exportam para a Rússia ou estão a planear fazê-lo no futuro.
 
EAC

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h