Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Exemplo 9: imagens velozes

Imagens velozes em aplicações industriais: USB, FireWire

Com o aumento da resolução e das taxas de amostragem de sistemas modernos de visualização digital cresce também inevitavelmente a quantidade de dados a transferir.
Especialmente aqui foram assumidos sistemas bus rápidos pela indústria que encontram aplicação na área do consumidor para quantidades pequenas de dados. Aqui os representantes típicos são os sistemas bus, por exemplo FireWire (1394a e 1394b), USB (2.0), assim como Gigabit Ethernet ou CameraLink.
 
Todos os sistemas bus necessitam de cabos especiais que são oferecidos particularmente na área do consumidor por inúmeros fabricantes a preços impensáveis. Muitos destes cabos confecionados são desenvolvidos e fabricados apenas para aplicações estáticas ou para pequenos esforços mecânicos.
 
São inevitáveis perdas de produção onerosas, se tais cabos forem usados em aplicações industriais com todos os parâmetros, tais como substâncias químicas, forças eletromagnética e mecânica.
 
Estas perdas são perdas "autênticas", como a rutura do condutor ou curto-circuito dos fios. Pode-se observar também perdas pela alteração das propriedades capacitivas com uma redução das eventuais taxas de transmisão e isolamento do isolamento.
No caso de cabos de fibra ótica, a utilização de materiais de qualidade inferior e com uma constituição mecânica débil pode provocar a deterioração dos materiais e a redução da taxa de transmissão de dados.
 
É possível reparar falhas nos cabos bus apenas com equipamento dispendioso e com enorme investimento de tempo. Dependendo da localização do dano, podem surgir erros esporadicamente durante a operação que não podem ser encontrados com o equipamento parado.
As boas experiências em milhares de aplicações com sistemas bus clássicos, por ex. Profibus, Interbus, DeviceNet, etc. e a necessidade de muitos clientes de cabos equivalentes também para os sistemas bus de elevada velocidade acima mencionada permitiram à igus® desenvolver a sua própria série de cabos, com os seguintes tipos de cabos, entre outros:
O foco principal do desenvolvimento concentrou-se em conceções de cabo estáveis a nível mecânico para garantir as propriedades capacitivas, indutivas e óticas com um número elevado de ciclos.
Também na estrutura mecânica da malhas foi tida em consideração uma longa duração de vida aquando da seleção de material e dos processos especiais de fabrico.
Em ambiente industrial, não são só as características mecânicas e elétricas que desempenham um papel importante, mas também a resistência a uma vasta gama de fluidos, como óleos, óleos de refrigeração ou semelhantes. O revestimento exterior em TPE reconhecido tem a sua durabilidade comprovada em milhares de aplicações com outros cabos igus®.
Na igus® todos os cabos estão sujeitos a um teste extensivo no nosso laboratório. Uma vez que não existem procedimentos conclusivos para estes ensaios, os engenheiros da igus® escolhem um método pragmático.
 
Diversas câmaras industriais operam com um motor linear rápido a uma velocidade de 2 m/s, uma aceleração de 5 m/s2e um curso de 600 mm, enquanto os cabos bus se movem constantemente em calhas articuladas.
 
1

Cordão entrançado resistente à tração

2

Reforço em fibras e enchimento de gel

3

Revestimento PUR extrudido à pressão e reforço com fibras

Secção do cabo de fibra ótica chainflex® da igus®

Procedimento de teste:

Cabo CFBUS.055 FireWire (1394a) com 10 m

testado numa calha articulada da série B10.015.125 com mais de 6 milhões de movimentos para uma câmara FireWire 1394a.

Cabo CFBUS.066 (USB 2.0) com 10 m

testado numa calha articulada da série B10.015.100 com mais de 3,5 milhões de movimentos para uma câmara USB 2.0.

Cabo CFLG.2HG.MF. com 10 m 50/125

testado numa calha articulada da série B10.015.075 com mais de 3 milhões de movimentos com uma câmara FireWire 1394b de saída ótica.
Apesar do comprimento dos cabos, particularmente em USB e FireWire, não foi detetado qualquer dano na qualidade da imagem após este número de ciclos. Este teste não científico mas orientado para a prática demonstra a aplicabilidade industrial destes cabos bus de elevada velocidade.
Este teste não está completo, continua a ser realizado.

Mais informações sobre os cabos chainflex®