Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Exemplo 1: testado, testado, testado! Configuração dos cabos de servomotor

Constituição dos cabos de servomotor O objetivo do teste é determinar as vantagens do revestimento interior dos cabos de servomotor com malha em comparação com os cabos com malha e tecido com elementos de enchimento. No caso dos cabos flexíveis com malha, a malha é geralmente separada da estrutura do cabo interno resistente à tração. Por um lado, isto é feito para obter um entrançado mais regular e, por outro lado, evita-se a fricção entre o revestimento dos condutores contra a malha devido à separação física entre eles. Isto pode ser atingido com um revestimento interior ou um tecido que é enrolado em torno da estrutura do cabo interno resistente à tração. O revestimento interior é mais sofisticado e, por isso mesmo, mais caro de produzir. Seguindo o processo de entrançado, o cabo interno resistente à tração deve ser colocado na extrusora onde lhe é aplicado o revestimento interior. Em contraste com este método, o tecido pode ser aplicado durante o processo de entrançar e, por esse motivo, não necessita de um processo de fabrico específico.
Amostra B de fabrico em tecido e elemento de enchimento 4x10+(2x1.0) C
Amostra A com revestimento interior igus® chainflex® CF27.100.10.02.01.D

Comparação da solução da igus® com revestimento interior extrudido à pressão com a versão com um enchimento têxtil

Aqui, os cabos de servomotor são cabos extraflexíveis com malha totalmente em cobre e com um par de condutores de sinais isolados. Este tipo de cabo foi selecionado devido à questão da malha perder a forma pelas diferentes secções dos condutores, uma vez que este é um fator significativo e os vários comportamentos de flexão nos métodos de produção são, por isso, enfatizados.

Amostra A: CF27.100.10.02.01.D (4x10 mm2 + (2x1,0 mm2) da igus® GmbH

Amostra B: experimental (4x10 mm2 + (2x1,0 mm2)

Ambos os cabos têm as mesmas secções dos condutores e materiais de isolamento. O cabo A tem um revestimento interior extrudido à pressão e o cabo B é enrolado em tecido e elementos de enchimento.
O formato experimental (amostra B) já apresenta o efeito "saca-rolhas" ao fim de 145 000 ciclos. No caso dos cabos, o efeito "saca-rolhas" refere-se à deformação permanente em espiral, conforme se pode ver na seguinte imagem da amostra B.

Avaliação

Apesar de o raio de curvatura ser extremamente baixo 4,76, não se detetaram sinais de desgaste na amostra A (CF27.100.10.02.01.D), mesmo após 5 milhões de ciclos. Por outro lado, a amostra B com elementos de enchimento e tecido cedeu ao efeito "saca-rolhas" apenas após realizados 145 000 ciclos. De acordo com os testes, vale a pena o custo adicional para se ter um cabo com revestimento interior extrudido à pressão.
Amostra A: CF27.100.10.02.01.D
Amostra B: produção experimental

Mais informações