Alterar idioma :

Single Pair Ethernet (SPE) é a chave para a automação industrial inteligente, a Internet Industrial das Coisas (IIoT). Pela primeira vez, isto permite uma comunicação Ethernet normalizada, económica e com economia de espaço, incluindo o "último metro" da nuvem através do armário de distribuição para a máquina.

A chave da automatização industrial, a Internet Industrial das Coisas (IIoT)
A fábrica inteligente já não é um termo genérico, mas um sinónimo de uma multiplicidade de desafios que as empresas enfrentam atualmente. Temas como a normalização, a fiabilidade de sistemas (TI) complexos e o controlo da complexidade crescente são quase unanimemente citados como os maiores desafios da quarta revolução industrial. Isto torna-se claro, por exemplo, quando se olha para a pirâmide de automação estabelecida. A comunicação e a troca de dados são limitadas - em casos raros, os barramentos Ethernet existentes são adequados para utilização até aos dispositivos de campo. O espaço de instalação nos sensores ou actuadores é demasiado pequeno. Os parâmetros ambientais que os cabos Ethernet móveis e estáticos têm de cumprir durante a utilização contínua no campo são demasiado exigentes.
Tudo isso pode mudar agora: com o Single Pair Ethernet (SPE), um protocolo de barramento e transmissão Ethernet está a encontrar o seu caminho no cenário industrial, que não só impressiona pelas suas pequenas dimensões, mas também pelas suas excelentes propriedades de transmissão. Tanto em repouso como em aplicações altamente dinâmicas, como numa calha articulada.
Tecnicamente, a Single Pair Ethernet descreve a transmissão de Ethernet (1000Base-T1) através de apenas dois fios de cobre e permite a alimentação simultânea de energia (PoDL), para além da transmissão de dados via Ethernet. Este salto tecnológico conduz a uma redução do diâmetro de cerca de 25% em relação a um cabo Ethernet convencional. Este manual técnico fornece uma visão geral do atual estado de desenvolvimento do SPE e mostra as oportunidades que a nova tecnologia de transmissão abre para a indústria, graças à poupança significativa de espaço de instalação e à redução de peso associada:

A Rede de Parceiros Industriais SPE
A Single Pair Ethernet é a base da infraestrutura que torna possível a IIoT e a Indústria 4.0. Para promover a tecnologia Single Pair Ethernet para o mercado IIoT em rápido crescimento, a igus está a participar nas Redes de Parceiros Industriais SPE com outros parceiros fortes, como a HARTING e a TE Connectivity.
Para o estabelecimento fiável de todo o futuro ecossistema SPE, as normas para protocolos de transmissão, cablagem e componentes de dispositivos estão também a ser desenvolvidas e adoptadas em conjunto e publicadas na IEEE 802.3 e na IEC SC46C.
Como resultado, o novo cabo também foi concebido para se adaptar perfeitamente à interface do conetor T1 em parceria. Isto significa que a blindagem duradoura é transferida de forma fiável para o conetor, garantindo assim uma compatibilidade electromagnética óptima. A combinação do cabo chainflex e do conetor SPE é extremamente robusta: a igus utiliza um revestimento PUR altamente resistente à abrasão e ao entalhe e o conetor possui mecanismos de bloqueio metálicos robustos com um soquete PCB.
Elevada vida útil garantida através de testes exaustivos
O aumento significativo da taxa de transmissão e a redução simultânea do diâmetro permitirão a ligação económica de sensores com elevados volumes de dados no futuro. O utilizador não tem de comprometer a qualidade. O CFBUS.PUR.042, resistente a óleo e retardador de chamas, foi extensivamente testado no laboratório de testes da igus com 3.800 metros quadrados. Tal como acontece com toda a gama de cabos chainflex, o cliente também recebe uma garantia de 4 anos no cabo Ethernet de par único.
O SPE é, portanto, uma alternativa real a outros sistemas de barramento em aplicações com pequenos raios de curvatura e pequenos espaços de instalação, por exemplo, aplicações de câmaras industriais ou sensores de posicionamento e monitorização. Estes sistemas de visão por câmara são utilizados principalmente como sistemas de deteção e posicionamento. Anteriormente, estes sensores tinham de ser ligados no terreno através de interfaces de bus com cabos Ethernet de 4 ou 8 fios. Com o SPE, cada sensor pode ser integrado diretamente no sistema de controlo de nível superior.
chainflex® exemplos de aplicação no terreno

cabos de bus chainflex
Gama completa de produtos de cabos, tais como USB, Profibus, CC-Link, ... para utilização em calhas articuladas.

garantia chainflex
chainflex funciona - 4 anos de garantia. Saiba tudo sobre a garantia exclusiva chainflex aqui.

Cabos com arnês
Para utilização em calhas articuladas. Vários tipos de cabos com diferentes aprovações e conformidades

Calhas articuladas
Calhas articuladas duráveis: guiando cabos com segurança graças aos anos de experiência do fabricante de calhas articuladas igus

Inside sales
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h