Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Single Pair Ethernet (SPE) – agora também para calhas articuladas com 36 meses de garantia


A tecnologia Single Pair Ethernet (SPE) é a chave para a automação industrial inteligente, Internet industrial das coisas (IIoT). Pela primeira vez, permite a comunicação Ethernet uniforme, com baixo custo e ocupação de espaço, até ao último metro, desde a cloud, via o quadro de comando até à máquina.  


Single Pair Ethernet: o que é a Single Pair Ethernet e como funciona?

A chave para a automação industrial, a Internet Industrial das Coisas (IIoT)

O conceito de Fábrica Inteligente representa uma multiplicidade de desafios que as empresas enfrentam atualmente. Os maiores desafios da quarta revolução industrial são quase sempre descritos por temas como a standardização, a fiabilidade de sistemas (de TI) complexos e o aumento na complexidade dos sistemas. Isto torna-se mais claro, por exemplo, se olharmos para a pirâmide estabelecida da automação. A comunicação e a troca de dados estão limitados – raramente são usados cabos bus Ethernet que sejam adequados para os dispositivos de campo finais. O espaço de instalação nos sensores ou no equipamento de controlo é demasiado reduzido. Os parâmetros ambientais, que tanto os cabos Ethernet móveis como os estáticos têm que cumprir durante a utilização contínua em campo são demasiado exigentes. Tudo isso pode mudar agora: o Single Pair Ethernet (SPE), um protocolo de transmissão e bus Ethernet, está atualmente a abrir um caminho no panorama industrial, sendo vantajoso não só devido às suas dimensões reduzidas, como também às suas excelentes propriedades de transmissão. Tal aplica-se tanto a aplicações estáticas, como nas aplicações altamente dinâmicas das calhas articuladas.

A Single Pair Ethernet descreve tecnicamente a transmissão de Ethernet (1000Base-T1) através de apenas dois pares de fios de cobre e permite a transmissão de dados via Ethernet e o fornecimento de energia em simultâneo (PoDL). Este salto tecnológico leva a uma redução do diâmetro em aprox. 25% em comparação com um cabo Ethernet comum. Este documento técnico dá uma visão geral do estado atual de desenvolvimento do SPE e mostra as oportunidades que a nova tecnologia de transmissão cria para a indústria, ao reduzir significativamente o espaço de instalação, bem como o peso associado:
 

Quem está a impulsionar a nova tecnologia SPE?

A rede industrial de associados SPE

Single Pair Ethernet é a fundação da infraestrutura que possibilita a IoT e a Indústria 4.0. De forma a promover a tecnologia Single Pair Ethernet para rapidamente a fazer crescer no mercado IoT, a igus está a participar na rede de parceiros industriais SPE juntamente com a HARTING ou a TE Connectivity.  
 
Para estabelecer um ecossistema fiável de normas e protocolos de transmissão SPE no futuro, os cabos e conectores são desenvolvidos em conjunto, publicados e adotados na IEEE 802.3 e IEC SC46C.  
 
Deste modo, o novo cabo pode ser produzido em parceria com a interface de conectores T1. Como resultado, a blindagem de elevada duração, permite a transferência fiável, garantindo elevada proteção eletromagnética (EMC). A combinação do cabo chainflex com o conector é extremamente robusta: a igus utiliza um revestimento em PUR altamente resistente ao desgaste e ao corte, e o conector possui fixações metálicas robustas com uma fêmea PCB.
 

De onde provém a procura por esta nova tecnologia Ethernet?

Origens...

Atualmente, a Ethernet é frequentemente usada e implementada como um sistema bus ao longo do edifício (1), ao nível do controlo (2) e até ao controlo das máquinas (3). Sistemas fundamentais até ao nível de entrada, como sensores I/O (4), dispositivos de medição e atuadores, são normalmente ligados com cabos simples ou cabos de bus de campo. Consequentemente, um uso inteligente num sistema bus integrado com base numa única tecnologia não é viável.
 
Esta situação tem de mudar para salvaguardar interfaces e sistemas de acoplamento e, em simultâneo, aumentar a análise de dados relevantes para as máquinas. Isto requer um sistema Ethernet que combine integralmente o mundo Ethernet com as pequenas dimensões dos cabos IO. Esta necessidade foi a origem da Single Pair Ethernet.  
 
Pode encontrar mais informações básicas na entrevista dos editores da IEE (em alemão): https://www.all-electronics.de/die-steckerfrage-entscheiden-die-anwender-niemand-anderes/

... e especificações da SPE

Nos cabos bus Ethernet clássicos, existem normalmente quatro pares de condutores. Com a SPE, é possível implementar uma transmissão de dados segura no espaço mais pequeno possível, como ao nível de campo. A SPE pode ser integrada nas tecnologias bus existentes nas empresas, sendo a opção de transmissão mais inovadora atualmente disponível.  
 
Numa fabrica ligada em rede, os tempos de acesso num processo de produção podem ser reduzidos ainda mais, mesmo com dados distribuídos, e os dados podem ser transferidos ainda mais rapidamente. A combinação do bus SPE e da face do conector reduz os custos, aumentando em simultâneo o nível técnico, e assegura uma operação abrangente de longo prazo pela compatibilidade de encaixe. Isto é realçado pelo design dos componentes de cablagem:
 
  • Resistência acústica de 100 Ω
  • Largura de banda de 600 MHz
  • Parâmetros claramente definidos, como a atenuação, perda de retorno e atenuação diafónica externa
  • Blindagem total para assegurar a qualidade da transmissão sob condições de compatibilidade eletromagnética extremas
  • Conectores de encaixe de dois polos em design pequeno, no grau de proteção IP20 e IP65/67

Como pode a SPE ser usada agora?

Duração de vida longa garantida por testes exaustivos

O significativo aumento da taxa de transmissão, com a redução simultânea do diâmetro, permitirá também, no futuro, a ligação económica de sensores com elevados volumes de dados. Não é necessário renunciar à qualidade no processo. O CFBUS.PUR.042, resistente a óleos e retardante de chama, foi intensivamente testado no laboratório de testes da igus com 3800 m2. Assim como para todas as outras gamas de cabos chainflex, o cliente também recebe uma garantia de 10 milhões de ciclos ou 36 meses para os cabos Single Pair Ethernet.
 
A SPE é, assim, uma alternativa real a outros sistemas bus em aplicações com raios de curvatura ou espaços de instalação pequenos, tais como aplicações com câmaras industriais ou sensores de monitorização ou posicionamento.  Estes sistemas de câmeras de visão servem principalmente como sistemas de deteção de posicionamento.  Até ao momento, este tipo de sensores tinha de ser ligado através de interfaces de bus com cabos Ethernet de 4 ou 8 fios. Com o SPE, cada sensor pode ser integrado diretamente no subordinado nível de controlo.
Teste exaustivo do fino cabo SPE no laboratório de testes da igus

Por que motivo os nossos clientes nos recomendam!

Exemplos de aplicação de cabos chainflex® na prática


Outros produtos de motion plastics:

Cabos bus

Cabos bus chainflex

Gama de cabos completa, como USB, Profibus, CC-Link, etc., para utilização em calhas articuladas.
 
Garantia

Garantia chainflex

36 meses de garantia chainflex. Encontre aqui detalhes sobre a garantia chainflex única.
 
readycable®

Cabos confecionados

Desenvolvidos para a utilização em calhas articuladas. Vários tipos de cabos com diferentes aprovações e certificados de conformidade: 
 
Calhas articuladas

Calhas articuladas

Calhas articuladas com elevada duração de vida: guiamento seguro de cabos graças a anos de experiência do fabricante de calhas articuladas igus: 
 


Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h