Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Sistemas lineares higiénicos para embalar vegetais sem plásticos

Os sistemas lineares drylin permitem um funcionamento isento de lubrificação e o desenho compacto do sistema.

A ideia captura o zeitgeist: uma empresa de engenharia desenvolveu com sucesso uma máquina para embalar fruta e legumes sem película com uma visão clara do produto. A primeira instalação deste tipo está a ser utilizada por um produtor de vegetais na ilha de Reichenau, no Lago Constança. Também utiliza: guias lineares drylin

Perfil

  • O que era necessário: mesas lineares drylin SLW, com casquilhos lineares drylin e transmissão flexível
  • Requisitos: Para os inúmeros ajustes de formato, eram necessários sistemas automáticos simples que funcionassem sem lubrificantes e, na medida do possível, sem manutenção.
  • Indústria: Máquinas de embalagem
  • Sucesso para o cliente: As soluções drylin permitem o funcionamento isento de lubrificação do sistema. Contribuem para o desenho compacto e estreito da máquina. O sistema cumpre todos os requisitos e vai ao encontro das expectativas dos responsáveis e operadores das máquinas.
No vídeo: o processo de acondicionamento de frutas e legumes em caixas de cartão.

Problema

No futuro, a Reichenau-Gemüse, uma organização de produtores, embalará tomates e maçãs em embalagens de cartão sem qualquer película e, portanto, sem qualquer plástico. Uma ranhura em forma de S permite uma visão clara dos produtos (ver abaixo Fig. 1).
Esta inovação é possível graças ao trabalho de desenvolvimento da Engª. Michael Baur. A empresa tem como atividade os serviços de desenvolvimento para a construção de máquinas especiais.
O ponto de partida do desenvolvimento foi o desejo de um fabricante de cartão canelado, em dispensar as habituais embalagens e a utilização de película plástica. A empresa lançou um concurso de ideias, que Michael Baur venceu. Desafio: Envolvente sem folga e sem pressão sobre os produtos. Na etapa seguinte, Michael Baur e a sua equipa construíram um protótipo da máquina recém desenhada. Um dos desafios especiais era colar a embalagem impressa à parte superior depois de a encher manualmente com tomates em cacho: a colagem tinha de ser resistente. Durante o processo de colagem, contudo, não é possível folga e, claro, deve ser evitada a pressão sobre os tomates. Um desenho inteligente e detalhado foi a solução para este problema. Os pontos de colagem são aplicados numa estação de colagem a quente, mas outros processos como a selagem também são possíveis. Foi também integrada no sistema uma estação de impressão e aplicação de etiquetas. Ao desenvolver o protótipo, Michael Baur atribuiu grande importância à flexibilidade e facilidade de utilização. Isto pode ser visto imediatamente a partir dos numerosos ajustes de formato semi-automáticos (Fig. 2).

Solução

Para os inúmeros ajustes de formato (ver Fig. 3 abaixo), a Baur utiliza mesas lineares drylin SLW isentas de lubrificação (Fig. 4). Têm guias duplas, resistentes à torção, combinadas com um fuso trapezoidal. A carruagem desloca-se em guias lineares drylin com lubrificação incorporada - uma solução amplamente utilizada no processamento e embalamento de alimentos dado que não é necessária lubrificação externa e a contaminação é assim evitada. A Baur utiliza mesas lineares drylin SLW 1040 em diferentes comprimentos com manípulo, indicador de posição e fixação com fuso (Fig. 4). Permitem aos operadores reconfigurarem rapidamente o sistema de embalamento para outros tamanhos e formatos de embalagens.
O sistema completo tem uma conceção modular e pode funcionar num sistema interligado ou de forma independente. O desenho compacto e estreito inclui o acionamento sincronizado das unidades de dobragem e posicionamento para ambos os lados da caixa. Foi implementado com um veio flexível: isto é muito mais fácil do que um acoplamento elétrico. Todos os alimentadores movem-se em sincronia à velocidade da correia.
Tanto os responsáveis pelas decisões como os operadores das máquinas ficaram completamente satisfeitos com o funcionamento inicial do sistema na prática. Cumpre todos os requisitos relevantes.
E as embalagens sustentáveis não têm de se limitar aos produtos frescos. O sistema também pode ser utilizado para embalagens de moldes, lâmpadas incandescentes, etc., como uma alternativa sem plástico, amiga do ambiente e alternativa às embalagens de alumínio.

Máquina de embalar da Baur Fig. 1: Esta máquina de embalar dispensa completamente a película plástica.
Embalar produtos frescos Fig. 2: A máquina compacta embala produtos frescos tais como tomates em cacho, sem película, suavemente e com uma visão clara dos produtos.
drylin SLW para ajuste de formatos Fig. 3: A vasta gama de opções de ajuste de formato é um pré-requisito importante para uma utilização flexível do sistema.
drylin SLW para ajuste de formatos Fig. 4: As mesas lineares drylin SLW, isentas de lubrificação, são utilizadas para o ajuste de formato em vários eixos.