Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Poupar combustível e CO2 numa máquina que renova os pneus dos automóveis

As calhas articuladas e os cabos chainflex garantem um excelente desempenho.

green vector award
Vencedor do vector verde 2024: Sabia que o consumo de combustível aumenta até 0,5 l/100 km quando o piso dos pneus dos automóveis se desgasta? Reesculturá-los atempadamente é uma opção rentável e amigo do ambiente. No entanto, como o processo é fisicamente muito extenuante, a Bear-Machines GmbH de Heek desenvolveu uma máquina. Para aumentar a sua fiabilidade e desempenho, os engenheiros confiam nos cabos do motor chainflex e nas calhas articuladas em polímero de alto desempenho. 

Profile

  • O que era necessário: Calhas articuladas da série E2/000 and chainflex motor cables (CF280.UL.H301.07.04.D).
  • Requisitos: A máquina requer cabos flexíveis com raios de curvatura apertados para os motores, bem como um sistema de orientação de cabos fiável e compacto para cabos e mangueiras. 
  • Indústria: Indústria automóvel
  • Sucesso para o concorrente: A Bear-Machines GmbH conseguiu reduzir os custos e, ao mesmo tempo, melhorar significativamente o desempenho da máquina graças à boa relação preço/desempenho.

Problema

Estudos efetuados pela Michelin e pela Continental demonstram que o reesculturado de um pneu pode poupar até 0,5 litros de combustível por cada 100 km!
Esta poupança é particularmente percetível nos camiões. Se um camião com semirreboque consome, em média, 30 litros por 100 km, poupa 3 litros com 6 pneus reesculturados nos eixos de arrasto. Além disso, podem ser evitadas até 650 kg de emissões de CO2 por pneu. O aumento da vida útil dos pneus leva a potenciais poupanças de matérias-primas na sua produção. O único problema é que a remoção manual de pneus é fisicamente exigente e requer concentração máxima. Por isso, a Bear-Machines GmbH, de Heek, está a desenvolver uma máquina semi-automática para realizar este trabalho. Durante o projeto da máquina, a empresa enfrentou o desafio de encontrar cabos flexíveis e dobráveis para os motores, bem como um sistema de orientação que ocupasse pouco espaço. Os cabos convencionais revelaram-se inadequados e não cumpriam os requisitos necessários.

Solução

Os engenheiros, por sua vez, utilizaram os cabos de motor robustos da igus: robust and fl cabos de motor da gama chainflex(CF280.UL.H301.07.04.D). Os cabos movem-se em calhas compactas em polímeros de alto desempenho da série E2/000.
De acordo com os concorrentes, a solução cumpre perfeitamente os requisitos para movimentos oscilantes e em conformidade com os raios de curvatura. Segundo eles, esta solução permitiu economizar custos e melhorar significativamente o desempenho do sistema. A empresa conseguiu poupar tempo de desenvolvimento graças às ferramentas de configuração online intuitivas. Por último, mas não menos importante, as propriedades mecânicas da solução da igus contribuíram para a operação particularmente económica da máquina. Ela consome apenas um mínimo de 800 watts de energia em operação total, o que enfatiza ainda mais sua eficiência e respeito pelo meio ambiente.

"O Sr. Endries da igus apoiou-nos e esteve sempre disponível para ajudar e aconselhar. Todas as questões técnicas foram esclarecidas de forma rápida e competente, o que levou a uma colaboração tranquila e bem-sucedida."
Bear-Machines GmbH 
Energy chains
Bear-Machines GmbH
Energy chains