Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

O que são os raios de curvatura e os raios de curvatura mínimos?

O raio de curvatura é o raio em que um cabo pode ser curvado sem se danificar (incluindo torção). Quanto menor seja o raio, maior a flexibilidade necessária do material. Uma pergunta frequente neste contexto é: quanto podemos dobrar um cabo sem o danificar ou prejudicar o seu funcionamento? A resposta depende principalmente de que tipo de cabo se trata. Existem diversos standards industriais, tais como IEEE 1185, ICEA S-75-381, ICEA S-66-524 ou ICEA S-68-516, que indicam raios de curvatura mínimos para muitos tipos de cabos diferentes.
 
Ao escolher cabos e calhas articuladas, tenha em atenção o raio de curvatura mínimo 

O raio de curvatura mínimo é o raio abaixo do qual não pode ser mais curvado. Em muitas instalações são utilizadas calhas porta-cabos articuladas, por isso, coloca-se a questão: como selecionamos o raio de curvatura de um cabo ou de uma calha articulada?

Ao selecionar um sistema de calha articulada, existem várias formas de prolongar a duração de vida dos cabos. Um dos fatores mais importantes é a seleção do raio de curvatura certo para a calha articulada. É importante que o raio (exceto, talvez, em aplicações com espaço limitado) seja superior ao raio de curvatura mínimo recomendado dos cabos. Um dos fatores chave para uma elevada duração de vida e fiabilidade operacional consiste em escolher o raio certo para a calha articulada. Todas as calhas porta-cabos apresentam vários raios de curvatura disponíveis e cada fabricante propõe  raios de curvatura mínimos . O raio escolhido para a calha articulada depende do cabo com o maior diâmetro.  
 

Regras e recomendações gerais para a seleção do raio

Não deve exceder o raio mínimo recomendado pelo fabricante – mas o raio máximo é o ideal. Basicamente, os cabos com especificações flexíveis que estão em movimento têm que estar suportados, para que os pontos de ligação não sejam sujeitos a esforços mecânicos e seja evitada uma curva muito apertada. Se tal for alcançado com uma laçada, o cabo deverá apresentar um raio de curvatura de, pelo menos, 10 vezes o diâmetro do cabo. Quanto maior for o raio, menos pressão é exercida nos condutores, garantindo uma maior duração de vida. É de salientar que o raio de curvatura mínimo baseia-se parcialmente numa gama de temperaturas para a curvatura. É necessário ter especial atenção se a temperatura ambiente atingir ou exceder esta temperatura para o cabo.
 
Isto aplica-se particularmente a aplicações criogénicas, nas quais cabos termoplásticos tendem a ficar rijos quando são expostos ao frio. Os cabos rígidos podem aumentar o raio da calha articulada e causar falhas mecânicas. Recomenda-se a utilização de um cabo com revestimento em PUR ou TPE com baixas temperaturas e/ou pedir recomendações ao fabricante quanto aos raios de curvatura. Em aplicações com espaço limitado, o raio da calha articulada tem que ser inferior ao raio de curvatura mínimo recomendado para o conjunto de cabos. Isto não é o ideal, mas se não puder ser evitado, devem ser utilizados cabos desenvolvidos especialmente para instalações com raio de curvatura reduzido. A gama chainflex da igus inclui cabos de comando, cabos de servomotor e cabos de potência assim como cabos para robôs, cabos de encoder, cabos bus e cabos de dados, que podem ser utilizados com segurança em ambientes exigentes e distinguem-se pela sua elevada duração de vida.

Raio de curvatura de cabos em calhas articuladas
Raios de curvatura em cabos inferiores a 4xd. Os utilizadores de calhas articuladas muito pequenas com raios de curvatura geralmente muito curtos deparavam-se muitas vezes, no passado, com a procura de cabos adequados para um elevado número de ciclos. Com raios de curvatura inferiores a 5xd, o cobre atinge rapidamente os seus limites físicos, o que exigia encontrar materiais condutores substitutos ou superstruturas condutoras muito diferentes. Aqui são utilizadas ligas. Embora tenham excelentes especificações mecânicas, em comparação com o cobre, apresentam uma condutividade reduzida. O diâmetro do condutor de uma liga é um pouco maior.

 

Cabos com raio de curvatura pequeno

As aplicações dinâmicas com raios de curvatura reduzidos podem fazer com que os condutores de cobre de cabos convencionais atinjam rapidamente os seus limites de esforço mecânico. Especialmente em áreas de aplicação que apresentam um espaço de instalação pequeno, mas exigem um elevado número de cursos, os cabos especiais da igus proporcionam uma maior segurança operacional.

Para além de um fio entrançado num desenho muito resistente à flexão, são utilizados materiais de revestimento muito robustos e resistentes ao desgaste, o que aumenta a flexibilidade do cabo. Graças aos muitos anos de experiências no seu próprio laboratório de testes, a igus também consegue garantir uma elevada duração de vida e fiabilidade de planeamento em calhas articuladas para os cabos chainflex com os raios de curvatura mais pequenos.

Onde são utilizados cabos com um raio de curvatura reduzido?

São diversas as áreas de aplicação de cabos com raios de curvatura reduzidos. Estes são particularmente necessários em aplicações nas quais têm de ser realizados movimentos flexíveis e dinâmicos no menor espaço de instalação possível. Por exemplo, são utilizados na indústria de semicondutores e montagem, na automação, bem como nos setores automóvel e bancário. Surgem novas possibilidades de aplicação em portas automáticas de veículos e comboios, assim como em máquinas de venda automática de alimentos e na indústria de embalagem.

Cabo em movimento
Gráfico de teste de cabos
Raio de curvatura de cabos em calhas articuladas

Raios de curvatura de cabos inferiores a 4xd

Os utilizadores de calhas articuladas muito pequenas com raios de curvatura geralmente muito estreitos deparavam-se muitas vezes, no passado, com a procura de um cabo adequado para números de cursos muito elevados. Com raios de curvatura inferiores a 5xd, o cobre atinge rapidamente os seus limites físicos, o que exigia a procura de materiais de condutores substitutos adequados ou superestruturas de condutores fundamentalmente diferentes. Aqui são utilizadas ligas. Embora tenham excelentes especificações mecânicas, em comparação com o cobre, apresentam uma condutividade reduzida. O diâmetro do condutor de liga é um pouco maior.

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h