A Munsch plastic-Schweißtechnik GmbH é sinónimo de qualidade e fiabilidade na construção de tanques e aterros sanitários. O manuseamento simples e o design sofisticado fazem das extrusoras de soldadura manual da empresa uma ferramenta profissional e descomplicada para a soldadura de termoplásticos. A qualidade é a principal prioridade no desenvolvimento, produção e teste dos produtos. Por exemplo, todos os aparelhos têm de funcionar também em condições climatéricas difíceis.
No âmbito da sua formação na Munsch, dois escriturários industriais, quatro operadores de máquinas de corte, um desenhador técnico e um mecânico industrial formaram uma equipa de projeto. O objetivo era conceber um dispositivo de ensaio de flexão que permitisse testar a qualidade de um cordão de soldadura em plástico, em conformidade com a norma DVS 2203-5. Trata-se de um ensaio destrutivo, cujos resultados de medição devem ser registados ou documentados. Ao soldar uma grande variedade de plásticos, o dispositivo de dobragem deve testar a qualidade de diferentes cordões de soldadura, tais como cordões de soldadura de extrusão ou de topo, e registar os dados.
Os principais critérios para o processo de medição atual são a precisão de posicionamento e a folga zero do dispositivo de teste. Além disso, os tópicos de lubrificação e funcionamento sem manutenção, robustez e longa vida útil de toda a máquina, que será utilizada principalmente em estaleiros de construção, são particularmente importantes.