A resposta para a realização do novo mecanismo de preensão: uma nova pinça desenvolvida pela Krones, que se baseia, entre outras coisas, em materiais completamente novos. As pinças, por exemplo, são feitas do material RN367, que foi desenvolvido para os desafios especiais do manuseamento de garrafas (ver Fig. 1). O material não só minimiza o desgaste em contacto com o vidro. O design higiénico e os requisitos de limpeza química também foram tidos em conta durante o desenvolvimento. Isto mantém a carga germinativa nas pinças tão baixa quanto possível.
Os rolos de suporte na parte de trás das pinças e os casquilhos são feitos de iglidur® X, que também é adequado para a limpeza química, tem um baixo coeficiente de fricção e permite uma longa utilização sem manutenção (ver Figuras 2 e 3). Por último, mas não menos importante, as lâminas deslizantes drylin® R feitas do material iglidur® E7 são utilizadas para o movimento linear das pinças, que estão ligadas ao carrossel através de molas (ver imagem 4).
No entanto, as novas pinças têm ainda mais vantagens. Graças à solução universal e à durabilidade da solução, poupam-se peças de substituição e de troca e eliminam-se 2,5 toneladas de material.
E a reação do mercado acaba por falar por si: os pedidos de clientes para a Krones chegaram tão rapidamente que primeiro tiveram de ser abrandados.