Alterar idioma :
Onze pisos e a cave são servidos por um conjunto de elevadores num edifício da Sparkasse. Nem todos os pisos são acessíveis aos clientes. Isto é regulado por um sistema de controlo de acesso. Os sinais de bus necessários são transmitidos através de um cabo especial que, devido ao seu design, pode comprovadamente suportar a longo prazo a elevada tensão de tração causada pela aplicação livremente suspensa.
"A nossa pessoa de contacto sugeriu-nos que utilizássemos um cabo bus extremamente robusto para viagens longas e suspensas do ambiente industrial," recorda Krauß. "Na altura, porém, ainda estava em fase de testes. No entanto, decidimos utilizá-lo. E não nos arrependemos nem uma vez dessa decisão."
"Fabricamos cabos para quase todas as aplicações, utilizando uma grande variedade de materiais e processos," explica o Diretor de Produto da igus® Andreas Muckes. "Dependendo do projeto, isto é possível a partir de comprimentos de 500m." Uma grande variedade de cabos é testada no próprio laboratório da empresa, particularmente no que diz respeito à sua dinâmica em distâncias longas e curtas. Os raios e a torção também desempenham um papel importante. O foco está sempre no conceito de cabo correto para movimentos exigentes. Todos os anos são realizados mais de 2 mil milhões de ciclos de teste para investigação e desenvolvimento.
Os testes em laboratório provaram que o cabo especial no teste de tração teve um desempenho cerca de 15.000% melhor do que a norma exigida na correspondente DIN VDE 0298. Quando puxado com 2.919N, o cabo não se parte e a transmissão de dados mantém-se permanente. O cabo do sistema tem 74 m de comprimento.
Devido ao seu próprio peso, os cabos de bus normais não são permitidos, uma vez que só podem ser carregados até 15 N/mm² devido à falta de um elemento de suporte. Em suma, os factos mostram que o cabo de suspensão livre pode ter mais de 1 km de comprimento sem apresentar qualquer perda de desempenho. "Para nós, isto significa que, teoricamente, poderíamos alargar o edifício de forma significativa," diz o Diretor de Organização de Edifícios da Sparkasse. Para garantir a segurança e medir os dados, foi inicialmente instalado um cabo adicional no sistema de elevadores. Os elevadores funcionam com uma frequência muito elevada. Quase seis meses após a entrada em funcionamento do sistema, o elevador já tinha efectuado 56.970 viagens. Dois anos mais tarde, ultrapassará os 160.000 sem que sejam registadas quaisquer falhas. "O limite de aprovação não será certamente atingido - é mais provável que seja instalado um novo sistema de controlo de elevadores," diz com certeza o Consultor de Vendas da igus Eugen Kowalczyk. Os cabos chainflex® para aplicações industriais são concebidos para raios de curvatura muito pequenos, elevado número de ciclos, velocidades e acelerações, para além de condições ambientais exigentes.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h