Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Impressão 3D no espaço

Perfil

  • O que era necessário: componentes leves e isentos de manutenção para uma impressora 3D que pode imprimir peças sobressalentes, como antenas ou estruturas para painéis solares no espaço.
  • Requisitos: leves, à prova de falhas e também pudessem ser utilizados na ausência de gravidade
  • Material: mesas lineares drylin SAW, um eixo rotativo robolink com uma engrenagem sem-fim em polímero e um sistema de calhas articuladas
  • Indústria: Viagens espaciais
  • Sucesso para o cliente: com a ajuda da impressora 3D, o processo de fabrico foi testado com sucesso em voos parabólicos.

Impressora 3D AIMIS-FYT no espaço. Acionamento linear SAW As mesas lineares drylin SAW isentas de manutenção são o elemento central da impressora 3D.
Acionamento linear SAW
Caixa redutora robolink

Para permitir que a cabeça de impressão seja movimentada, é utilizado um eixo rotativo robolink D compacto com engrenagem sem-fim.

Caixa redutora da igus
Equipa AIMIS-FYT

A igus® apoia projetos de alunos com amostras grátis, patrocínios e consultas.

Peça a sua caixa de amostras personalizada agora

Problema

O processo atual de transporte de equipamentos para o espaço é bastante ineficiente e caro. Isto porque as partes estruturais são principalmente concebidas para suportar as cargas elevadas durante a fase de lançamento de uma nave espacial. Contudo, estas estruturas são sobredimensionadas para o período operacional subsequente. Devido aos custos elevados e espaço limitado num veículo de lançamento, são necessárias soluções alternativas. A equipa de estudantes AIMIS-FYT com sede em Munique quer resolver o problema e está a trabalhar num processo de impressão 3D para produção económica no espaço, como parte de seu projeto de curso de engenharia aeroespacial. Para tal, os alunos contam com resina fotoreativa e luz ultravioleta, que endurece a resina. Uma impressora 3D teve que ser projetada e construída para testes experimentais do processo em gravidade zero.

Solução

A empresa sediada em Munique utiliza a gravidade zero no espaço para o seu processo de impressão 3D. Em vez de imprimir camada por camada, as peças são criadas num estado de gravidade zero utilizando o movimento tridimensional da cabeça de impressão. A chamada produção in-situ garante uma enorme redução de peso e economia de material para os componentes. Para a tecnologia de acionamento da impressora 3D, os jovens engenheiros usaram três mesas lineares drylin SAW da gama 1040 e uma caixa redutora robolink da igus para o movimento da cabeça de impressão. As mesas lineares drylin SAW foram particularmente convincentes devido ao seu baixo peso e isenção de manutenção. Para garantir a rotação do filamento de impressão, foi instalado na impressora um eixo rotativo robolink D compacto com engrenagem sem-fim.  Para garantir que os cabos da impressora também estão protegidos com segurança, é utilizada uma easychain. "O configurador de calhas articuladas da igus ajudou-nos a escolher a calha articulada certa. Aqui, tivemos de inserir todos os parâmetros de nossa aplicação e recebemos diretamente uma visão geral prática de todas as calhas articuladas possíveis, assim como sua duração de vida na nossa aplicação. "

O "young engineers support" da igus promove projetos inovadores

Projetos como o AIMIS-FYT são apoiados pela igus como parte do programa "young engineers support" (yes). Com esta iniciativa universitária, a igus pretende apoiar alunos, estudantes e professores com amostras grátis, patrocínios e o desenvolvimento de projetos inovadores.