Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Exemplo 11: testado! Completamente torcido.

Os cabos chainflex® para sistemas de calhas articuladas são concebidos para aplicações em movimentos lineares e a sua eficiência foi comprovada milhões de vezes.
 
As aplicações industriais e a necessidade de sequências de movimento tornam-se cada vez mais complexas, de modo que os cabos especiais são cada vez mais solicitados para movimentos de torção. A duração de vida das mais diferentes construções são difíceis de calcular para aplicações com torção, em que não há dimensões fixas definidas, tais como raios, cursos ou semelhante. Os cabos com malha, pelo contrário, são problemáticos em aplicações com torção. As malhas com entrançado compacto são geralmente entrançadas na direção oposta. Assim, a questão sobre se um cabo suporta movimentos de torção ou não depende muito da aplicação e tipo de instalação.
 
Os cabos sem malha, particularmente toda a gama de cabos chainflex® com entrançado em grupos podem ser usados em muitas aplicações com torção.
Em movimentos de torção, a estrutura das fibras da malha, permitem somente o enrolamento até um limite num sentido e no outro. Dada a disposição em espiral e o entrançado em cada direção de enrolamento, a dilatação da estrutura dos fios daí resultante resulta rapidamente numa rutura.

Procedimento de teste:

O novo cabo CF ROBOT foi testado no laboratório da igus® mediante um procedimento especialmente desenvolvido para testes de torção. O ângulo de torção é de ± 270° com um comprimento de cabo total de aprox. 2,5 m (testado em diferentes versões da triflex® R). Do teste fazem parte os seguintes cabos:
Laboratório de testes da igus®: os cabos são testado em movimentos de ± 270°.
As amostras do cabo CF310 com malha entrançada e do CF ROBOT foram sujeitas a 250 000 movimentos com um ângulo de torção de ± 270°.
Os estudos (rutura dos cabos) são feitos ao longo de três pontos do comprimento. Na amostra da figura 1, são visíveis os danos na malha na terça parte superior do cabo destruído.
As amostras em estudo (figura 2) do CF ROBOT (até agora as amostras foram testadas a 250 000, 1,5 milhões e 3 milhões de movimentos) não apresentam danos na zona do condutor ou da malha quando sujeitas a mais de 3,0 milhões de movimentos de torção de ± 270°.
Os estudos detalhados (figura 3) da malha, das fibras de amortecimento, da película de PTFE e do cabo permitem concluir a ausência de danos de desgaste. O teste continua a ser feito para determinar a duração de vida do cabo.

Mais informações sobre os cabos chainflex®