Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

manus verde 2021 - caixote do lixo elétrico


Descrição da aplicação

Indústria: gestão de resíduos
requisitos do cliente: pontos oscilantes isentos de manutenção e à prova de falhas 
a solução da igus: casquilhos deslizantes iglidur G,  casquilhos de dupla flange iglidur M250
 
A empresa Finbin recebe o manus verde por utilizar casquilhos deslizantes e casquilhos de dupla flange iglidur em caixotes do lixo elétricos.

A empresa finlandesa Finbin está a desenvolver um caixote do lixo que compacta o lixo com a ajuda da energia solar. O sistema único reduz significativamente tanto os custos de funcionamento como a pegada ecológica. A tecnologia patenteada assegura que os resíduos são comprimidos numa proporção de 6.
 
Outra vantagem: o caixote do lixo inteligente notifica de forma autónoma o sistema de gestão de resíduos do seu nível de enchimento. O caixote do lixo funciona como uma unidade independente para uso público. Como tal, todos os componentes devem ser isentos de manutenção se possível. Nas hastes de fixação, os engenheiros utilizaram casquilhos deslizantes em polímero, e para a escotilha, pedais e hastes de transmissão, utilizaram casquilhos deslizantes em tribopolímero iglidur G. Os casquilhos são isentos de lubrificação e insensíveis ao pó e à sujidade.
Caixote do lixo elétrico com casquilhos deslizantes iglidur

Componentes isentos de manutenção

Para aumentar a sustentabilidade do novo tipo de contentores de lixo, os engenheiros utilizam componentes que não requerem qualquer manutenção. Afinal, cada operação de manutenção causa a emissão de CO2- apenas através da deslocação ao local. Encontrar tais componentes nem sempre foi fácil. Um exemplo: os casquilhos deslizantes para prensas e suportes mecânicos.

Os casquilhos clássicos em metal estavam fora de questão para esta aplicação. Porquê? Em primeiro lugar, porque haveria um risco de corrosão com a elevada humidade. Em segundo lugar, porque a lubrificação dos casquilhos metálicos pode originar vários problemas. Combinada com o pó e a sujidade e, com o tempo, tornar-se-ia uma pasta que reduz a capacidade de deslizamento do casquilho, tornando o sistema menos suave e, no pior dos casos, levando a falhas.

Para evitar estes problemas, os engenheiros propuseram-se a encontrar casquilhos deslizantes isentos de lubrificação, feitos de polímeros de elevada performance. "Analisámos extensivamente casquilhos de vários fabricantes", recorda Antti Kinnunen, Chefe de Marketing e Gestão de Produtos da Finbin. "Durabilidade e fiabilidade foram os principais critérios e a razão pela qual escolhemos os casquilhos deslizantes da igus."
 
Caixote do lixo elétrico com casquilhos deslizantes iglidur