Alterar idioma :

O plástico é um material muito discutido. Sabemos que os plásticos de elevada performance da igus podem contribuir para a proteção dos recursos e do ambiente, e temos feito deste aspeto o foco das nossas atividades empresariais. O nosso objetivo declarado é de nos tornarmos, o mais tardar até 2040, neutros em termos de CO₂ em toda a empresa nos três âmbitos.
Na sede da empresa em Colónia, já operamos a nossa produção e os escritórios de uma forma neutra em carbono, de acordo com o âmbito 1 e 2, utilizando eletricidade verde, gás verde e medidas de eficiência energética. Para atingir o objetivo abrangente em todo o grupo e para os três âmbitos, dividimo-lo em objetivos de curto, médio e longo prazo. Apresentamos estas e as nossas medidas já implementadas ou as planeadas para o ano atual em detalhe na seguinte página:
Nesta página, mostramos-lhe como os nossos motion plastics são sustentáveis – para isso, analisamos os plásticos dos nossos produtos em três fases. Também lhe apresentamos inovações de produtos especiais, projetos interessantes e o nosso caminho em relação à sustentabilidade:
Antes: Produção de plástico
Esforçamo-nos por conseguir melhorias contínuas na nossa gestão ambiental e energética. Ao fazê-lo, estamos empenhados numa estratégia empresarial sustentável no que diz respeito aos aspetos ecológicos, económicos e sociais. Resumimos estes aspetos na nossa política energética e ambiental.
27 milhões de toneladas de massas lubrificantes poluem o ambiente em todo o mundo todos os anos. Os nossos plásticos de elevada performance oferecem uma alternativa neste caso, uma vez que não necessitam de lubrificação. Torne as suas máquinas e sistemas isentos de lubrificação - ZERO Lubrificação!

O nosso programa de plantação de árvores começou em 2019 como prendas de Natal para os clientes e desde então cresceu para um grande número de projetos de reflorestação. Até à data, plantamos um total de 76280 árvores, não só na Alemanha, mas em todo o mundo. Das sementes às grandes árvores urbanas, plantamos e cuidamos de árvores e arbustos em pequenas e grandes campanhas. Ao criar novas áreas arborizadas, queremos ajudar a reduzir as emissões de CO2 para a atmosfera e atingir o nosso objetivo autodeclarado de neutralidade de CO2.

Sustentável, inovador e cativante: o novo parque de estacionamento da igus em Colónia chama a atenção com a sua fachada verde durante todo o ano. Numa área verde total de 1.015m², mais de 70 plantas por metro quadrado espalham uma atmosfera agradável e brilham em plena folhagem e com o esplendor da folhagem verde. A fachada verde foi concebida pela Sempergreen, líder mundial no mercado, e é um dos sistemas mais flexíveis do mercado, com inúmeros benefícios sustentáveis: retenção da água da chuva, aumento da biodiversidade através de um habitat potencial, redução da poluição sonora, aumento do bem-estar para clientes e colaboradores, bem como uma compensação prevista de CO2 de 3 toneladas por ano. Outro destaque: para além dos 484 lugares de estacionamento, o parque de estacionamento com vários andares também tem 83 lugares de estacionamento para bicicletas, um convite às pessoas a irem para o trabalho de bicicleta de uma forma sustentável.

Em dezembro de 2024, a igus aderiu à Declaração Climática de Colónia e, juntamente com os outros parceiros, pretende alcançar a neutralidade climática para a cidade de Colónia até 2035. Com este passo, confirmamos o nosso compromisso com as práticas empresariais sustentáveis e apoio a medidas de proteção climática urbana. Universal, neutro."
A sustentabilidade é um dos maiores desafios do nosso tempo, especialmente na indústria. Queremos resolver este problema com os nossos cabos chainflex. O que é que já estamos a fazer para tornar os cabos chainflex mais sustentáveis? Como é que podemos manter os nossos elevados standards de qualidade e reduzir a nossa pegada ecológica ao mesmo tempo? E será que o cliente também pode beneficiar disto?

A partir de 1 de janeiro de 2024, na igus Alemanha tornamos os nossos envios mais sustentáveis e introduzimos uma nova opção de envio: "UPS Carbon Neutral Shipping" (Envio neutro em termos de CO2 da UPS). Desde então, temos feito envios neutros em termos de CO2 com a UPS e as emissões de CO2 geradas durante o envio dos nossos produtos são compensadas. Isto é possível através de projetos globais reconhecidos para reduzir os gases com efeito de estufa, por exemplo, através da proteção da floresta tropical no Brasil, através do tratamento de águas residuais na Tailândia ou através da recuperação do metano nos Países Baixos.

Esquerda: lixo que apareceu nos aparelhos; direita: após a recolha
Todos os anos, 8 a 12 milhões de toneladas de plástico acabam nos oceanos, na sua maioria através dos rios. A Plastic Fischer começa aqui mesmo e recolhe os resíduos nos rios, o que é mais económico do que a pesca no mar. Como funciona o projeto? As pessoas no local tiram o lixo dos rios utilizando equipamentos e recebem em troca um rendimento regular. Os resíduos plástico recolhidos, que são normalmente categorizados como não recicláveis, são enviados para unidades de reciclagem térmica, onde são incinerados com valorização energética. A igus® financia a recolha de um total de 10 000 kg de resíduos de plástico. Isto proporcionou a pelo menos 34 pessoas em Kanpur e Mangalore (Índia) um rendimento regular durante a recolha, e em alguns dias, com ajudantes.

Todos os dias, uma tonelada de resíduos flutuam ao longo do rio Reno para o Mar do Norte. Uma quantidade elevadíssima. A associação K.R.A.K.E., com sede em Colónia, tem vindo a organizar campanhas de recolha de resíduos no Reno e nas suas imediações há anos. Deram um grande passo em frente em Setembro de 2022 com o coletor de lixo flutuante. A construção, modelada no modelo de Londres, é uma armadilha Passiva para a qual deriva o lixo flutuante. O polvo do lixo é esvaziado regularmente pelos sócios e o lixo é recolhido em terra. Em cooperação com a Universidade de Bona, estes resíduos são cientificamente analisados, de modo a realizar um estudo a longo prazo sobre os resíduos de plástico no rio Reno.

No passado, acontecera muitas vezes que as novas peças das nossas máquinas de injeção não acabassem nos recipientes de recolha, mas no chão - e, consequentemente, nos resíduos. A quantidade de resíduos acumulados devido ao grande número de produções e ao grande número de máquinas. Ao otimizar as nossas máquinas e o tapete transportador de várias formas, conseguimos reduzir a taxa de resíduos em 21% em 2021 (resíduos de produção + material processado). As falhas nas transições foram tapadas com películas magnéticas, as máquinas e as caixas de recolha foram equipadas com chapas metálicas e tampas, as correias transportadoras foram centradas e fixadas, escovas e placas guia no caminho correto, marcações no chão e cunhas asseguram o posicionamento correto.

O funcionamento de geradores a diesel em navios porta-contentores é um problema grave. As partículas, óxidos de azoto e enxofre, bem como as emissões de CO2, são libertadas para o ambiente em grandes quantidades. Com a unidade móvel iMSPO, criámos em 2022 a possibilidade de fornecer energia a partir de terra aos navios porta-contentores de forma fácil, rápida e, acima de tudo, flexível. Se esta solução também for "ecológica", o caminho para "portos com zero emissões" estará aberto.

Na brochura "O nosso caminho para a sustentabilidade", damos-lhe uma visão geral das nossas medidas e dos nossos progressos nos vários aspetos da sustentabilidade. Mostramos-lhe a que prestamos atenção ao desenvolver os nossos materiais e produtos, de modo a torná-los mais sustentáveis. Num grande estudo, quebramos os custos ocultos da lubrificação e mostramos-lhe o quanto pode poupar com os nossos produtos isentos de lubrificação. Também apresentamos dois projetos interessantes: Chainge, o nosso mercado para plásticos de engenharia reciclados, e RCYL, a nossa bicicleta de plástico.