Alterar idioma :
Sem ela, voar seria muito menos cómodo: a ponte de embarque de passageiros (também conhecida por passadeira ou ponte de embarque de passageiros) permite um embarque protegido e nivelado nos aviões em milhares de aeroportos em todo o mundo. Nos primórdios da aviação, o embarque era ainda mais fácil. Os pequenos aviões a hélice tinham pequenos degraus incorporados que podiam ser simplesmente baixados. Ainda hoje, os aviões mais pequenos utilizam geralmente escadas incorporadas, uma vez que, de outra forma, o declive da ponte de embarque de passageiros seria demasiado acentuado.
Como é que seria sem a ponte de embarque de passageiros? Os aviões comerciais modernos têm alturas de embarque até 4 metros acima do solo. Nos jactos gigantes, como o Airbus A380, os passageiros têm mesmo de embarcar em dois níveis. Seriam necessárias escadas muito altas. E as famílias com crianças, os idosos e os doentes teriam muito mais dificuldade em embarcar. Para não falar da proteção contra o vento e as intempéries.

O princípio da ponte de embarque de passageiros é simples: regra geral, uma parte do sistema está firmemente ancorada ao edifício do aeroporto. Outra parte é montada de forma flexível, de modo a poder ser acoplada a diferentes tipos de aeronaves. Por exemplo, é necessário compensar as diferenças de altura da porta do avião, bem como os diferentes comprimentos e larguras dos aviões. Para este efeito, um corredor é geralmente composto por vários tubos que podem ser telescópicos para dentro e para fora e uma ou mais unidades de elevação. Este corredor telescópico é a variante mais flexível do corredor de passageiros. Os modelos menos flexíveis são muitas vezes adequados apenas para determinados tipos de aeronaves, o que limita a flexibilidade dos operadores aeroportuários.
A ponte de embarque de passageiros é movimentada com a ajuda de motores eléctricos. Estes necessitam de cabos de alimentação e de dados para o sistema de controlo. Os movimentos dos elementos individuais não são muito rápidos. No entanto, os cabos devem ser protegidos contra danos. Uma vez que estão normalmente localizados no exterior do corredor, também têm de resistir ao vento e às intempéries.
Como os tempos de inatividade das aeronaves estão se tornando cada vez mais curtos e as pontes de embarque de passageiros precisam funcionar de forma confiável, o movimento mecânico deve funcionar sem problemas. Se uma ponte de embarque de passageiros ficar parada, isso pode significar uma perda financeira imediata para o operador do aeroporto, a companhia aérea e também para os passageiros, que querem voar confortavelmente, com segurança e no horário.
A alta fiabilidade dos produtos da igus® fala a favor da sua utilização na ponte de embarque de passageiros. Os movimentos dos cabos no corredor podem ser guiados com segurança com os nossos sistemas e-chain. Os movimentos são maioritariamente movimentos horizontais nos túneis telescópicos e movimentos verticais nas unidades de elevação. A e-chain® tem uma longa vida útil, pelo que se pode esperar uma longa vida útil. Podem ser instaladas de forma a poupar espaço, para que não fiquem cabos pendurados e o aspeto visual não seja afetado. Toda a energia necessária pode ser fornecida com a e-chain®, por exemplo, cabos de alimentação e controlo, hidráulicos, pneumáticos, etc.
1 sistemas de correntes eléctricas de movimento rotativo comosolução de raio de curvatura invertido 2 sistemas de correntes eléctricas de movimento de elevação - tipo
de instalação tipo de instalação " zig-zag "
electrónicas de elevação - tipode instalação " suspenso " 4 Sistemas de correntes electrónicas de movimento horizontal
- tipo de instalação tipo de instalação sem suporte ou deslizante 5 Proteção de cabos em vários eixos Os sistemas e-chain guiam e protegem em aplicações móveis, tridimensionais
Os sistemas e-chain reduzem os comprimentos de cabo necessários em mais de 50 % (com alimentação média) e evitam cargas mecânicas externas no cabo, tais como oscilações descontroladas, balanços, encravamentos, etc. A baixa necessidade de manutenção reduz os tempos de paragem. Os sistemas e-chain funcionam idealmente em conjunto com o cabo chainflex® da igus®. Assim como o e-chain®, eles podem resistir ao calor, sol, chuva e neve.
calha articulada

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h