A DIN Tools é uma empresa sediada em Heist-op-den-Berg, perto de Antuérpia, na Bélgica, especializada no desenvolvimento de automação e robôs de soldadura. Um robô de soldadura encomendado à DIN Tools pela Smulders - uma empresa de construção francesa - foi concebido para produzir cordões de soldadura circulares e ininterruptos. O protótipo será mais tarde capaz de soldar 2.400 bocais por dia e, assim, por exemplo, produzir transições entre fundações e torres de turbinas eólicas em turbinas eólicas offshore de forma segura e melhor do que qualquer ser humano.
Visualmente, o robô de soldadura assemelha-se a um martelo pneumático. Um funcionário posiciona o robot e inicia o processo de soldadura. O robot faz agora uma volta de 360 graus com uma sobreposição adicional de 6 graus e solda o bocal à fundação. Mesmo que o processo de soldadura seja efectuado centenas de vezes por dia, supera até os trabalhadores experientes em termos de qualidade e continuidade e é, por isso, mais importante do que nunca, especialmente em tempos de escassez de mão de obra qualificada.
Ao construir o robô de soldadura, Bart Lourdaux, o Inhaver da DIN Tools, e o seu colega, o gestor de projeto Kevin Wijns, foram particularmente confrontados com o problema da passagem dos cabos. A equipa teve de encontrar uma forma de encaminhar com segurança os cabos e mangueiras para a energia e o fio de soldadura. E de forma a poderem suportar rotações de, pelo menos, 360 graus sem roçarem umas nas outras e sem se desgastarem ou prenderem umas nas outras, prejudicando assim a qualidade da soldadura. As altas temperaturas durante a soldadura e o contacto com faíscas quentes também não devem causar problemas.
Para além da passagem dos cabos, um segundo desafio foi a suspensão e a orientação da cabeça de soldadura. A exigência do cliente era poder ajustar a cabeça com precisão milimétrica através de dois eixos.