Alterar idioma :

O USB (Universal Serial Bus) é um sistema de barramento de série utilizado para ligar dispositivos externos a um computador. Introduzido em 1996, foi utilizado principalmente em computadores domésticos e pessoais. No entanto, atualmente, também é cada vez mais utilizado em aplicações industriais, tais como câmaras de visão. Desde a sua introdução, a multiplicidade de tipos de interface, que geralmente estavam todos equipados com conectores diferentes, foi substituída. Assim, o USB evoluiu para uma norma que tem também a vantagem de os dispositivos poderem ser ligados durante o funcionamento (hot plugging) e de os dispositivos ligados serem automaticamente reconhecidos.
Quando o USB 1.0 foi introduzido em 1996, o débito de dados era ainda bastante lento, com um máximo de 12 Mbit/s. 12 Mbit/s era ainda bastante lento. Em 2000, o USB 2.0 foi especificado com um débito de dados de 480 Mbps. Esta continua a ser a versão mais utilizada atualmente. O USB 3.1 Gen 2 introduzido em 2014 já tem uma taxa de transferência máxima de 10 Gbit/s, que foi aumentada para 20 Gbit/s com o USB 3.2 especificado em 2017.
Os dispositivos com uma ligação USB são utilizados principalmente na indústria, no domínio do processamento de imagens industriais. Naturalmente, também são concebíveis teclados USB e outros dispositivos externos para operar máquinas e sistemas. Outra área de aplicação é o controlo de câmaras de telemóveis durante a produção.
Os cabos USB estão normalmente disponíveis como cabos flexíveis para cargas baixas, como o cabo de ligação de um telemóvel. Estes são frequentemente fornecidos em comprimentos fixos, pelo que o utilizador apenas tem de selecionar o comprimento adequado.
No entanto, para aplicações na calha articulada, é necessário utilizar cabos USB com uma estrutura de cabos de alta qualidade que seja compatível com o movimento na calha articulada. Esta é a única forma de garantir uma transmissão de dados fiável durante anos. chainflex® Os cabos USB estabeleceram-se especialmente em sistemas de controlo de qualidade ótica.
O programa de cabos chainflex® da igus® oferece cabos USB 2.0 e USB 3.0 em vários modelos. Com o CFBUS.065 e o CFBUS.066, estão disponíveis 2 cabos USB 2.0 com diferentes secções transversais para o par de dados, de modo a permitir comprimentos de transmissão mais longos. Os cabos CFBUS.PVC.068 e CFBUS.PUR.068 podem ser utilizados para a norma USB 3.0.
Como todos os cabos chainflex®, os cabos USB estão sujeitos aos mesmos padrões de qualidade. Não importa se se trata de um cabo USB 2.0 ou USB 3.0. Por conseguinte, a garantia chainflex® também se aplica aqui durante 36 meses, com uma vida útil de até 10 milhões de pancadas duplas.
A questão do comprimento máximo de transmissão dos cabos USB é frequentemente subestimada. Geralmente, aconselha-se cautela neste caso, uma vez que o comprimento máximo do cabo pode depender muito do tipo de cabo. Um cabo para instalação fixa tem sempre uma atenuação mais baixa do que um cabo flexível, que é concebido para movimento permanente. Isto significa que o comprimento de transmissão é mais curto do que o de um cabo de instalação fixa.
Dependendo da família de cabos, os cabos de bus chainflex® são concebidos mecanicamente para percorrer distâncias de até 400 metros ou mais, mas a taxa de dados do sistema de bus diminui com o aumento do comprimento do cabo. Com o USB 2.0, a especificação permite um comprimento máximo de cabo de 5 m sem repetidores. Com o USB 3.0, esse comprimento é de apenas 3 metros. Especialmente com dispositivos USB que requerem a taxa de transferência de dados total, como câmaras HD, o comprimento do cabo pode tornar-se um problema. A atenuação do cabo em combinação com o comprimento do cabo reduz a velocidade de transmissão e pode levar a erros de transmissão. No caso de cabos USB altamente flexíveis para a calha articulada, no entanto, a nossa experiência mostra que o comprimento do cabo pode ser mais curto, se necessário. Dependendo da velocidade de transmissão requerida, apenas até 2,50 m pode ser possível para um cabo USB 3.0 móvel. No entanto, este comprimento também pode variar para cima e para baixo, consoante as condições ambientais e os requisitos da aplicação.

Os cabos USB chainflex® podem ser encomendados classicamente como vendidos ao metro em tambor ou anel de cabo a partir de 1m de comprimento de encomenda sem custos de corte e sobretaxas de quantidade mínima. Para além disso, a igus® também oferece estes cabos como pré-montados readycable®. Isto significa que cada cabo Ethernet chainflex® também pode ser encomendado como um cabo pronto a usar no comprimento desejado a partir de uma quantidade de um. Pode escolher entre diferentes cabos e conectores na loja online readycable®. Uma função de filtro ajuda-o a selecionar o tipo certo.

Inside sales
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h