Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Cabos USB para velocidades mais elevadas

Transporte fiável de dados com cabos USB

USB (Universal Serial Bus) é um sistema de bus serial utilizado para ligar dispositivos externos a um computador. Tendo sido lançado em 1996, era utilizado principalmente em computadores domésticos e pessoais. Entretanto, é cada vez mais utilizado em aplicações industriais, como câmaras de visão. Desde a sua introdução, foi substituída uma variedade de tipos de interfaces, que eram normalmente fornecidas com diferentes conectores. O USB estabeleceu-se, assim, como um standard, com a vantagem de que os dispositivos podem ser ligados durante o funcionamento (hot plugging) e os dispositivos ligados são detetados automaticamente.
 
Quando o USB 1.0 apareceu, em 1996, o débito de dados era ainda bastante lento, com um máx. de 12 Mbps. Em 2000, o USB 2.0 foi especificado com um débito de dados de 480 Mbps. Esta continua a ser a versão mais amplamente utilizada atualmente. O USB 3.1 Gen 2 lançado em 2014 já apresentava uma taxa de transferência máxima de 10 Gbps, que aumentou para 20 Gbps com o USB 3.2 especificado em 2017.

Áreas de aplicação de cabos USB

Os dispositivos com ligação USB são utilizados na indústria, especialmente no processamento de imagens industrial. Naturalmente, são também possíveis teclados USB e outros dispositivos externos para operar máquinas e sistemas. Uma outra aplicação é a inspeção das câmaras dos telemóveis durante a produção.
 
Os cabos USB estão geralmente disponíveis como cabos flexíveis para movimentos reduzidos, como os cabos de ligação dos telemóveis. Estes são normalmente confecionados em comprimentos fixos, por isso, o utilizador apenas tem de selecionar o comprimento adequado.
 
Contudo, para aplicações em calhas articuladas, é necessário utilizar cabos USB de alta qualidade com estruturas de alta qualidade, adequadas aos movimentos nas calhas articuladas. Apenas assim se pode garantir uma transmissão de dados segura ao longo de vários anos. Os cabos chainflex USB estabeleceram-se particularmente em sistemas óticos de controlo de qualidade.
 

Cabos para aplicações USB da igus

A gama de cabos chainflex da igus oferece cabos USB 2.0 e USB 3.0 em diferentes tipos. Com o CFBUS.065 e o CFBUS.066, tem 2 cabos USB 2.0 com diferentes secções dos pares de dados, para permitir diferentes distâncias de transmissão. O CFBUS.PVC.068 e o CFBUS.PUR.068 podem ser utilizados com o standard USB 3.0.
 
Tal como todos os cabos chainflex, os cabos USB estão sujeitos aos mesmos standards de qualidade. Quer se trate de um cabo USB 2.0 ou USB 3.0. Por isso, a garantia chainflex é válida por 36 meses, para uma duração de vida até 10 milhões de ciclos.

Distâncias de transmissão

O tema da distância de transmissão máxima dos cabos USB é muitas vezes subestimado. No geral, é necessário ter isto em atenção, uma vez que o comprimento máximo do cabo pode variar muito consoante o tipo de cabo. Um cabo para instalação fixa apresenta sempre um amortecimento menor do que os cabos flexíveis, que são desenvolvidos para movimento permanente. Consequentemente, a distância de transmissão é menor do que a de um cabo para instalação fixa.
 
Dependendo da gama, os cabos bus chainflex são mecanicamente desenvolvidos para cursos até 400 m ou mais, mas o débito de dados do sistema de bus diminui à medida que o comprimento do cabo aumenta. Com o USB 2.0, é possível um comprimento de cabo máximo de 5 m sem repetidor, consoante a especificação. Com o USB 3.0, apenas são possíveis 3 m. Especialmente nos dispositivos USB que requerem a taxa de transferência de dados total, como as câmaras HD, o comprimento do cabo pode constituir um problema. Devido à atenuação do cabo em combinação com o seu comprimento, a velocidade de transmissão diminui e podem ocorrer erros de transmissão. No entanto, com cabos USB muito flexíveis para calhas articuladas, a nossa experiência revela que o comprimento de cabo pode ser menor. Dependendo da velocidade de transmissão necessária, podem apenas ser possíveis comprimentos até 2,50 m nos cabos USB 3.0 com movimento. No entanto, este comprimento pode ser maior ou menor, consoante as condições ambientais e os requisitos de aplicação.

Vendidos ao metro ou confecionados

Os cabos chainflex USB podem ser encomendados ao metro em bobine, por norma, ou enrolados, a partir de 1 m, sem custos de corte nem sobretaxas de quantidade mínima. Além disso, a igus também fornece estes cabos como readycable confecionados. Portanto, qualquer cabo chainflex Ethernet pode ser encomendado no comprimento desejado, a partir de uma unidade, e também como cabo confecionado. A loja online readycable tem uma vasta seleção de cabos e conectores. Um filtro ajuda na seleção do tipo de cabo.
Desenrolador de cabos USB

Aconselhamento personalizado

Terei todo o gosto em esclarecer as suas questões

Envio e consulta

Pessoalmente:

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat

Online:

24h