Alterar idioma :
Os materiais iglidur® são desenvolvidos pela igus, compostos por polímeros de elevada performance que se caracterizam pelas suas propriedades especiais: A sua composição especial torna-os extremamente resistentes ao desgaste, robustos e autolubrificados. A sua duração de vida pode ser determinada com precisão. Além disso, cada material iglidur® tem especificações e resistências personalizadas que o tornam adequado para aplicações especiais.
Todos os materiais iglidur® são compostos por três componentes: polímeros de base, fibras e lubrificantes maciços. Como não é possível que um material universal cumpra todas as tarefas igualmente bem, existem diferentes materiais iglidur®. Cada um tem uma proporção diferente dos três componentes e uma área de aplicação distinta.

Polímeros base com fibras e lubrificantes maciços, ampliados 200 vezes, coloridos
Os lubrificantes maciços são incorporados em milhões de câmaras minúsculas no material maciço, geralmente reforçado com fibras. O material liberta pequenas quantidades de lubrificantes maciços a partir destas câmaras. Isto é suficiente para lubrificar suficientemente a área circundante.
Também ajudam a reduzir o coeficiente de atrito dos materiais iglidur. Não são indispensáveis para a função do casquilho, mas complementam a ação do mesmo. Como são parte integrante dos casquilhos, não podem ser pressionados para fora.
Graças ao efeito autolubrificante, a manutenção dos materiais iglidur pode ser minimizada. A relubrificação regular não é necessária devido aos lubrificantes maciços incorporados e a sujidade ou o pó não se acumulam. Isto também contribui para a sustentabilidade.

Os materiais iglidur foram testados milhares de vezes em ensaios práticos e comprovados milhões de vezes em aplicações. Os dados dos testes são incorporados nas ferramentas online gratuitas da igus, que podem ser usadas para prever com precisão a duração de vida, por ex., casquilhos deslizantes, varões e placas iglidur e anéis rotativos deslizantes feitos de materiais iglidur.
Este material é fácil de processar e maquinar, razão pela qual é tão versátil. O plástico POM é também resistente ao desgaste e comparativamente económico. No entanto, atinge rapidamente os seus limites a altas temperaturas e cargas. O POM também tende a emitir pequenas quantidades de formaldeído, razão pela qual o material não deve ser utilizado, por exemplo, no interior de veículos. Contudo, é utilizado, por ex., em batedeiras ou linhas de embalamento.
O PA66 também é versátil e económico, mas, em contraste com o POM, é também significativamente mais resistente e um pouco mais resistente à temperatura. Contudo, este material não é fácil de maquinar. O PA66 é mais resistente ao desgaste do que o POM, tem bom comportamento de atrito e elevada resistência mecânica. Por isso, é frequentemente utilizado para pontos de casquilho sujeitos a cargas mais elevadas. A adição de enchimentos e materiais de reforço resulta em muitas especificações e aplicações diferentes.
PEEK é frequentemente utilizado para casquilhos deslizantes e pode ser descrito como um material de alta qualidade. Pode ser utilizado a temperaturas acima de 200°C, é resistente a químicos e apresenta uma boa resistência e boas propriedades tribológicas. Contudo, o PEEK é comparativamente mais caro e pode custar 20 vezes mais do que o POM ou o PA66. O PEEK é frequentemente utilizado onde outros plásticos não conseguem suportar e os casquilhos metálicos só podem ser utilizados com lubrificação ou protegidos contra corrosão com custos elevados.

Parâmetros do teste:
Os resultados do teste mostram que vários polímeros base apresentam durações de vida muito diferentes. O iglidur atinge um valor comparativamente elevado como um composto baseado num dos polímeros base testados.

Materiais dos casquilhos deslizantes postos à prova: iglidur versus plásticos convencionais
O manual técnico aborda, entre outros, os seguintes temas:

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h