Selecione o local de entrega

A seleção do país/região pode influenciar vários fatores, tais como preço, opções de envio e disponibilidade de produtos.
Contacto direto
igus® Lda.

R Engº Ezequiel Campos, 239

4100-232 Porto

226 109 000*
PT(PT)

Descascador de impacto para cereais

Os casquilhos em polímero permitem ajustes higiénicos e duradouros nos descascadores de impacto

O pó abrasivo e as cascas de grãos são uma carga extrema para os componentes dos descascadores de impacto na indústria alimentar. As guias lineares de esferas sensíveis em metal devem, portanto, ser lubrificadas e mantidas regularmente nestas circunstâncias. De forma a reduzir o tempo de paragem, minimizar os custos operacionais e também melhorar a tecnologia, os engenheiros de projeto da Streckel & Schrader especializados no processamento de cereais voltaram-se, portanto, para os nossos casquilhos deslizantes. Isto porque são feitos de tribo-polímeros e são autolubrificados e isentos de manutenção graças aos lubrificantes sólidos incorporados.

Perfil

  • O que era necessário: chumaceira de flange drylin® R; porca de flange dryspin®
  • Requisitos: Os casquilhos estão expostos a  pó abrasivo e sujidade, e o cliente procurava uma solução isenta de lubrificação e manutenção
  • Indústria: Alimentar
  • Sucesso para o cliente: As guias lineares de esferas, de manutenção intensiva, podem ser evitadas utilizando soluções drylin®; o novo material iglidur A160 é altamente resistente aos meios, cumpre os rigorosos requisitos da FDA para higiene e segurança e é limpo; os custos de operação para o cliente são mínimos
Descascador de impacto da Streckel & Schrader O descascador de impacto da Streckel & Schrader assegura um grau máximo de pelagem com o mínimo de quebra, graças a uma engrenagem especial.

Problema

As máquinas para grãos são a especialidade da Streckel & Schrader. Desde a sua fundação, a empresa tem-se concentrado na criação e desenvolvimento contínuo de processos para o processamento de grãos e leguminosas. Um dos novos desenvolvimentos é o descascador de impacto GG1. É utilizado na indústria alimentar para descascar aveia, espelta, sementes de girassol e produtos semelhantes a cereais.
O descascador de impacto GG1 utiliza o método de impactação. Neste processo, a casca do produto é solta pelo impacto contra um corpo de impactação. A máquina utiliza um anel de impacto cilíndrico sobre o qual o grão bate no ângulo otimizado e descola-se suavemente do núcleo. Para assegurar que a quantidade do produto é distribuída homogeneamente, é utilizado um sistema integrado de doseamento de quantidade ajustável. As zonas de desgaste em forma de anel ocorrem devido ao impacto do produto no anel de descasque. De forma a distribuir este desgaste uniformemente e aumentar a duração de vida das peças resistentes ao desgaste, os projetistas optaram por um sistema de controlo automático.
Grandes quantidades de pó abrasivo e consequente desgaste são desafios especiais para todos os componentes do descascador, incluindo os casquilhos. Isto porque o pó e a sujidade aderem aos casquilhos, o que na prática pode levar a um funcionamento deficiente, irregular e a danos e bloqueios dos casquilhos. As guias de rolamentos de esferas utilizadas inicialmente tiveram de ser regularmente limpas e lubrificadas com um óleo lubrificante aprovado para a indústria alimentar e mantido para assegurar um funcionamento fiável e suave. Assim, era necessária uma solução nova e, acima de tudo, isenta de manutenção.

Solução

Ao procurar uma solução alternativa, os designers depararam-se com os nossos casquilhos deslizantes em plástico. São utilizados um total de quatro casquilhos com flange drylin® R no novo descascador centrífugo, em dois veios de aço drylin®. Assim, pela primeira vez no moinho de descascar, poderia ser evitada a utilização de uma guia com rolamentos de esferas. As guias têm um casquilho em tribopolímero iglidur® A160. O material é altamente resistente aos fluidos e cumpre os requisitos rigorosos da FDA em termos de higiene e segurança na indústria alimentar. Devido à sua cor azul, o material é também visualmente detetável. Os canais integrados no casquilho asseguram um efeito de auto-limpeza. A sujidade e o pó não podem aderir ao casquilho. O casquilho suave e flexível também permite maiores tolerâncias de fabrico. Ao utilizar polímeros base, fibras de reforço e lubrificantes sólidos, os elementos deslizantes iglidur não só são isentos de lubrificação, como também excecionalmente resistentes ao desgaste.
Mesmo durante a operação, as soluções no descascador centrífugo apresentaram uma melhoria significativa em relação às guias de esferas recirculantes, pois os casquilhos plásticos possuem uma maior área de contato e o material iglidur® também absorve as vibrações. Para que o anel de impacto seja ajustável em altura, não são utilizados apenas os casquilhos nos veios. Uma porca de flange dryspin® no tribopolímero iglidur R assegura, adicionalmente, um ajuste silencioso e amortecedor de vibrações num fuso trapezoidal. O iglidur R tem um coeficiente de atrito muito baixo em funcionamento a seco, boa resistência ao desgaste e é muito económico. O funcionamento silencioso é muito importante, uma vez que as ressonâncias podem ser transmitidas para o alojamento e afetar a eletrónica. Além disso, um ajuste preciso assegura um desgaste uniforme do anel descascador.

"Do ponto de vista da manutenção e dos custos, a nova solução é significativamente mais simples e mais económica do que as soluções anteriores."
 
Tobias Streckel, CEO da Streckel & Schrader
Chumaceiras de flange drylin R com iglidur As chumaceiras de flange drylin R com elementos deslizantes feitos do material azul iglidur A160, compatível com a FDA, permitem que o anel de impacto se mova para cima e para baixo.
Porca de flange no tribopolímero iglidur Uma porca de flange no tribopolímero iglidur R num fuso trapezoidal permite um ajuste suave e amortecedor de vibrações.

Componentes substituídos rapidamente

Uma vez gasto o anel descascador, este pode ser facilmente substituído sem ferramentas, reduzindo o tempo de paragem da máquina. As placas de desgaste, bem como os casquilhos, podem ser facilmente substituídos em poucas etapas após um elevado grau de utilização do descascador de impacto. "Do ponto de vista da manutenção e dos custos, a nova solução é significativamente mais simples e mais económica do que as soluções anteriores, diz Streckel entusiasticamente. Até agora, 25 descascadores de impacto GG1 são utilizados em quatro continentes. A empresa também quer contar com os tribopolímeros para futuros projetos, de forma a poupar na manutenção e também nos custos.
Casquilhos deslizantes em tribopolímeros iglidur O anel de impacto é ajustado verticalmente através de dois veios e um fuso. Os tribopolímeros iglidur são utilizados nos casquilhos.