Alterar idioma :
Os clientes da Four Stars Engineering Systems GmbH exigem soluções económicas para automatizar os sistemas de teste de placas de circuito impresso. Com a ajuda de um braço articulado de baixo custo, Bernhard Driller e Seth Sheades podem oferecer exatamente isso aos seus clientes: O RoboStar - uma máquina para testes eléctricos automatizados de placas de circuitos impressos que rejeita diretamente as placas defeituosas.
Bernhard Driller é Diretor Executivo da Four Stars Engineering Systems GmbH, especializada no desenvolvimento de soluções para a produção de PCB. Com o RoboStar, a sua empresa oferece uma solução de robótica de baixo custo que permite uma inspeção de qualidade rentável e totalmente automatizada de placas de circuitos impressos. Nesta entrevista, ele fala sobre as razões que o levaram a utilizar a robótica de baixo custo e as vantagens da automatização.
Encontrou alguma dificuldade durante a implementação com a ajuda do robolink®? Em caso afirmativo, quais foram? Somos uma empresa que se dedica principalmente ao teste elétrico de placas de circuito impresso. A robótica era nova para nós e, por isso, o projeto envolvia muitas tarefas novas com uma série de dificuldades que tinham de ser resolvidas. Os componentes do robolink® foram, de facto, os que causaram menos problemas.
O que vos agradou particularmente na implementação com o robolink®? Graças à nossa própria experiência, somos capazes de fornecer todo o controlo de movimento de um sistema multi-eixo e estendê-lo a uma aplicação de robô. As interfaces mecânicas das articulações do robolink® permitiram uma integração simples e rápida com os nossos accionamentos.
Combinaram o braço do robô com os vossos próprios componentes? Se sim, porquê? Um objetivo importante era que a nossa automação fosse capaz de lidar com PCBs com uma grande variedade de formatos sem que um operador tivesse de fazer quaisquer ajustes mecânicos quando mudasse de formato. Isto levou inicialmente à decisão geral de que apenas uma solução robotizada era uma opção. Além disso, foi desenvolvida uma ventosa universal, independente do formato, que é fabricada utilizando o processo de sinterização a laser 3D e que pode ser facilmente ligada ao robot.
De que forma beneficia atualmente da automatização? Com a automatização, dispomos de um produto inovador que permitirá à nossa empresa crescer numa nova área nos próximos anos. Os nossos clientes beneficiam da utilização da automatização nos testes de placas de circuitos eléctricos através de uma maior eficácia e, em particular, através de uma maior segurança ao eliminar o erro humano.

Product manager dry-tech
Escrever e-mailPessoalmente:
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h - via telefone ou chat
Online:
24h