Todos estes factores tendem a ser contrários às guias de esferas recirculantes. Por esta razão, os projectistas do gabinete de engenharia procuraram uma solução alternativa. Eles decidiram a favor do mancal plano de plástico drylin® T da igus®. Neste rolamento, um carro com elementos deslizantes feitos de polímero de alto desempenho resistente à abrasão "iglidur® J" move-se num perfil de guia feito de alumínio anodizado. Este é um par de deslizamento perfeito, uma vez que é cerca de três vezes mais resistente à abrasão do que os parceiros de deslizamento feitos de aço.
Boas propriedades de deslizamento
Graças às suas excelentes propriedades de deslizamento, o sistema também funciona silenciosamente. Além disso, é insensível à corrosão e à sujidade. O chamado funcionamento a seco "" é decisivo para esta especificação. Uma vez que as chumaceiras drylin® T não necessitam de lubrificação, os elementos deslizantes actuam como limpadores e afastam simplesmente as aparas e o pó da barra deslizante. O facto de serem alcançadas tão boas propriedades de deslizamento deve-se ao polímero de alto desempenho iglidur® J. Os lubrificantes são permanentemente "incorporados" a este material altamente resistente à abrasão desenvolvido pela igus®. A guia linear drylin® T é utilizada com sucesso atualmente, particularmente em ambientes sujos. Em máquinas para trabalhar madeira, por exemplo, no processamento de papel e têxtil e em máquinas de embalagem. A guia linear também resiste em ambientes onde água, álcalis ou ácidos atacam a maioria dos sistemas de guias esféricas.
Sem sinais de desgaste
Isto não é uma questão natural, porque a máquina está sujeita a cargas pesadas. As unidades de guia têm de efetuar cerca de 300.000 cursos por ano - com vibrações, cargas mecânicas pesadas e num ambiente contaminado com aparas de alumínio e pó. Um pouco de desgaste seria compreensível, mas os guias drylin®continuam a funcionar sem folga nos rolamentos, mesmo após três anos e 900.000 cursos.